Os livros ocupam novamente a praça Santos Dumont dia 19 de outubro, domingo. Tudo por conta do OCUPA PRAÇA, que tem como proposta usar o logradouro como ponto de encontro para eventos culturais em torno da literatura. O projeto acontece pela segunda vez dentro da Faz Girar Market, famosa feira de sustentabilidade, neste domingo, 19 de outubro, de 15h às 17h, na Praça Santos Dumont, com entrada franca.
Idealizado pela historiadora Luciene Carris e pela jornalista Christina Martins, OCUPA PRAÇA quer reunir gente que ouvir e contar histórias. O evento conta ainda com troca de livros (infantis e adultos) e conversa com escritores sobre obras publicadas sobre a cidade, mediados pela dupla organizadora.
Entre os convidados desta segunda edição, estão João Carlos Nara Jr., historiador, e Fernanda Duarte, arquiteta e guia de turismo. Ele atua como Assessor de Patrimônio Cultural e Superintendente Administrativo do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, é sócio do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro e do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPN) e dedica sua produção à escravidão atlântica e à freguesia de Santa Rita. É autor, entre outros, de “O cais e o cemitério: da vinda da corte ao Rio de Janeiro até as primeiras restrições ao tráfico”, “A morte no Valongo: história e memória dos africanos no Rio de Janeiro” e “Silêncios que gritam: testemunhos da escravidão africana no Rio de Janeiro”, entre outros.
Já Fernanda é pesquisadora e divulgadora da história e da cultura do Rio Antigo. Desde 2020, desenvolve conteúdos que aproximam o público da memória carioca; em 2021 criou o Encontro Literário, experiência que utiliza contos de Machado de Assis como fio condutor para passeios a pé pelo Centro, convidando moradores e visitantes a reconhecerem sua própria identidade nas ruas históricas da cidade.
As praças são, naturalmente, pontos de encontro e de convivência e recreação, tanto para crianças quanto para adultos, de diferentes grupos sociais. No Rio de Janeiro, elas ainda representam um espaço público que, ao longo da história, exerce a função de integrar e socializar a comunidade no seu entorno. E o que não falta na cidade são praças que promovem acolhimento. A Santos Dumont, na Gávea, não foge à regra e recebe vários eventos. As rodas de choro aparecem vez ou outra aos sábados, enquanto a feira de antiguidades marca presença, religiosamente aos domingos. A Faz Girar e a Junta Local acontecem mensalmente, com data divulgada nos perfis do Instagram.
OCUPA PRAÇA
O projeto uniu a força de duas cariocas apaixonadas pela cidade e por suas praças: Luciene Carris e Chris Martins. A historiadora escreveu, em 2021, “Histórias do Jardim Botânico – Um recanto proletário na zona sul carioca (1884-1962)”. O livro deu origem a este resgate histórico da região e ela gostou do resultado e seguiu por outras mídias. Criou o podcast Sarau da Casa Azul e depois o canal do YouTube Entreconexões. Agora, Luciene foi para o Instagram, onde apresenta, em parceria com o videomaker Lucas Mendes, “Um Jardim de Histórias”, onde revela as origens de alguns lugares da região. Agora ela quer ocupar as praças.
– Como moradora do Horto, historiadora e andarilha pelas ruas do bairro, naturalmente percebo que a praça é um espaço múltiplo, para diversas atividades socioculturais, como rodas de conversas sobre a história do bairro, do Rio de Janeiro e me surpreendo quando vejo várias obras literárias que relatam esses encontros, que poucos conhecem. – afirma.
Já Chris Martins é uma velha conhecida das praças. Editora do JB em Folhas, portal de notícias do Humaitá à Gávea, ela vem ocupando há mais de 20 anos a Praça Pio XI. Ela já fez cinema e brechó na pracinha, mas seu forte são os eventos voltados para o público infantil, como o Bloco da Pracinha e o Amigos da Praça, evento que promove troca de livros para crianças e atividades culturais.
– Ocupar é uma palavra preciosa e importante nesses tempos de violência. A gente precisa ocupar as praças com cultura e convidar a vizinhança a cuidar desses espaços públicos que são nossas primeiras referências de sociabilização. Esse projeto é para o carioca chegar e contar sua história. Acho que vai ser um domingo bem divertido e interessante. – acredita a jornalista.
SERVIÇO
OCUPA PRAÇA – Troca de livros e roda de conversa sobre livros, com a participação do historiador João Carlos Nara Jr., e da arquiteta Fernanda Duarte, com mediação da historiadora Luciene Carris.
Data: 19/10/2025 – domingo – 15h às 17h
Local: Praça Santos Dumont – Gávea (dentro da programação do Faz Girar Market e Junta Local)
Entrada franca