Segundo final de semana do Enel Festival de Inverno Rio traz novidades: além das estreias de Caetano Veloso e Paulinho da Viola, Miguelzinho do Cavaco e o trio Refúgio dos Amores Improváveis fazem pocket shows na Marina da Glória

A oitava edição do Enel Festival de Inverno Rio segue neste final de semana com atrações inéditas. Nos dias 1, 2 e 3 de agosto, sobem ao palco da Marina da Glória artistas ilustres e consagrados da música brasileira, que estreiam no evento com apresentações para aquecer os corações e emocionar.

Na sexta, dia 1, Liniker, Ferrugem e Pedro Sampaio são as estrelas que compõem o line-up do festival.  A cantora apresentará o show da badalada turnê Caju, com as canções ‘Tudo’, ‘Veludo Marrom’, ‘Mayounga’, ‘Papo de Edredom’, ‘Popstar’ e ‘Febre’. Já Ferrugem preparou um show “para a galera curtir de verdade”. Entre os clássicos que marcam seus dez anos de carreira estão ‘Pra você acreditar’, ‘Pirata e Tesouro’, ‘Até que enfim’ e ‘Me bloqueia’. E Pedro Sampaio promete transformar o evento em uma pista eletrizante, com ‘Dançarina’, ‘Cavalinho’ e ‘Bota um Funk’, além de versões ‘com a sua cara’ para clássicos do pagode, axé e até É o Tchan.

No sábado, dia 2, Paulinho da Viola, Teresa Cristina e a bateria da Portela, Vanessa da Mata e os Garotin prometem momentos inesquecíveis e calorosos – cada um com seu estilo -, reunindo sucessos do samba, pop e black music. Além deles, Miguelzinho do Cavaco, músico brasileiro de 14 anos conhecido por suas habilidades no cavaquinho, fará um pocket show, marcando a sua estreia no festival.

Paulinho da Viola apresenta o show Quando o Samba Chama, com grandes sucessos como ‘Foi um rio que passou em minha vida’, ‘Argumento’, ‘Onde a dor não tem razão’ e ‘Pecado Capital’, entre outros. Teresa Cristina estreia no festival com show inédito: Jessé – As Canções de Zeca Pagodinho, no qual interpreta composições do sambista como ‘Voo da Paz’, ‘Pisa Como Eu Pisei’ e ‘Vem Pra Ser Meu Refrão’ ‘Lente de Contato’ e ‘Testemunha Ocular’. Aliás, o álbum em homenagem a Zeca chega em breve, como forma de reverenciar o lado compositor do artista. Vanessa da Mata apresenta o show do seu disco mais recente: Vem Doce, no qual revisita sua trajetória pessoal e artística. Inspirados nos antigos bailes black, os Garotin farão o show Os Garotin de São Gonçalo, primeiro álbum do trio que navega por ritmos como Soul Music, MPB e R&B, com as canções ‘Garota’, ‘Curva Escura’, ‘Calor do Momento’ e ‘Estranha Vontade Louca’.

No domingo, dia 3, comandam a noite Caetano Veloso, Alcione e a bateria da Mangueira, e Frejat, encantando o público de diferentes gerações que estarão presentes na Marina da Glória. O trio Refúgio dos Amores Improváveis também se apresenta, com projeto autoral que reúne canções inéditas – algumas já conhecidas na internet. Estreando no evento, Caetano Veloso apresenta o show criado para os festivais dos quais participa este ano. No repertório estão mais de 20 canções como as clássicas ‘Gente’, ‘Vaca Profana’, ‘Sozinho’, ‘Você não me ensinou a te esquecer’, ‘Alegria, Alegria’, ‘Linha do Equador’, ‘Não enche’, ‘Desde que o samba é samba’, ‘Reconvexo’ e ‘Odara’.

Já Alcione, que levará ao festival o show do álbum que leva o seu nome, elegeu alguns sucessos para embalar os fãs, como ‘A loba’, ‘Estranha loucura’, ‘Você me vira a cabeça’, e novidades como ‘Não mexe comigo’, ‘Marra de Feroz’ e a regravação de ’Evidências’. E Frejat  fará um show repleto de sucessos para dançar e cantar junto com os hits ‘Por você’, ‘Amor Meu Grande Amor’, e ‘Amor pra Recomeçar’, parcerias com Cazuza, como ‘Exagerado’, ‘Bete Balanço’, ‘Maior Abandonado’, e ‘Pro Dia Nascer Feliz’.

“São oito anos acreditando e apostando no potencial do inverno carioca!  Abrimos a primeira semana já com recorde de público e mostrando por que o festival é tão esperado a cada ano. Agora vamos encerrar com nomes que a gente sempre quis muito trazer para o evento, como os mestres Paulinho da Viola e Caetano Veloso, entre outros nomes incríveis da MPB e do pop. Vai ser especial!”, afirma Peck Mecenas, diretor da PECK e idealizador do festival.

O Enel Festival de Inverno Rio agora faz parte do Calendário Oficial da Cidade do Rio de Janeiro. A Lei nº 8.907, publicada no Diário Oficial, reconheceu o Festival de Inverno Rio, produzido pela PECK, por sua importância cultural, turística e econômica para o município. E mais: este ano, o festival ganha pela primeira vez a assinatura de uma empresa do setor de energia elétrica e passa a se chamar Enel Festival de Inverno Rio.

Nesta quarta, dia 30, começa a ser vendido o quinto lote de ingressos para o festival, pelo site festivaldeinvernorio.com.br. Valores a partir de R$180 (5º lote – pista meia entrada). Clientes ELO têm 15% de desconto e há opção de ingresso social doando um agasalho ou cobertor em bom estado para a Campanha do Agasalho.

O Enel Festival de Inverno Rio é patrocinado pela Enel Brasil, Repsol Sinopec, Amstel, Estácio – Instituto Yduqs, Elo, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa via Lei Estadual de Incentivo à Cultura e pelo Ministério da Cultura via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto conta ainda com apoios da Venancio, Windsor Hotéis, Jean Paul Gaultier e Rio Galeão /Air Canadá, e apoios institucionais da Visit Rio e Prefeitura do Rio / Riotur.

Criado em 2017 pela PECK para movimentar a cena cultural do Rio de Janeiro na baixa temporada, o projeto consolidou-se como um dos principais eventos do gênero no Brasil, com a presença de mais de meio milhão de pessoas em edições anteriores. Pioneiro na adoção de práticas ecológicas, o evento cumpre atualmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  Em todas as etapas de produção do festival são realizadas iniciativas com o propósito de reduzir o impacto ambiental, mitigar os efeitos das mudanças climáticas como, por exemplo, a neutralização de 110% das emissões de CO2, a utilização de copos retornáveis, coleta seletiva e gestão de resíduos, entre outras ações.

Detentora do “Prêmio Parceiros da Inclusão”, organizado pela Rio Inclui, a PECK é pioneira na promoção da acessibilidade em grandes eventos. O Enel Festival de Inverno Rio, além de contratar colaboradores PCD para atuarem no projeto, oferece ao público área PCD localizada num ponto privilegiado da plateia, monitores especializados, banheiros acessíveis, tradução em libras nos shows, cardápios em braille, audiodescrição, espaço Sensory Friendly com atendimento terapêutico, rampas de acesso.

PECK

A excelência dos eventos da PECK, produtora carioca que chega aos 25 anos em 2025,  tornou a empresa fundada por Péricles Mecenas uma das mais queridas pelas grandes marcas que investem e incentivam a Cultura no Brasil. O Enel Festival de Inverno do Rio, com oito edições de sucesso, o Rock Brasil 40 anos e o 90´s Festival são exemplos de projetos que ganharam o coração do público com uma extensa programação cultural, e também, criaram um disputado espaço de Live Marketing para patrocinadores e parceiros. O Festival Clássicos do Brasil, criado em 2023, acaba de estrear no Nordeste com uma temporada no Recife. Atuando no Rio, onde está sediada, São Paulo, Espírito Santo e Pernambuco, a PECK  hoje é mais que uma produtora de shows e festivais; é uma empresa de criação de experiências por meio da música, com uma agência própria – comandada pela publicitária Andrea Mecenas – funcionando internamente junto à produção e dedicada ao seu calendário de eventos. O resultado é a excelência tanto no retorno ao patrocinador e parceiros quanto na experiência inesquecível para o público. Labels de sucesso como Claro Verão Rio, Claro Verão Búzios, Claro Diversão no Parque e Vivo na Praia também são produzidos pela PECK.

Serviço:

Enel Festival de Inverno Rio 2025
Dias 01, 02, 03 de agosto de 2025
Local: Marina da Glória
Av. Infante Dom Henrique, s/n – Glória, Rio de Janeiro

Ingressos disponíveis no site: festivaldeinvernorio.com.br
Valores a partir de R$180 (5º lote – pista meia entrada)
Clientes ELO tem 15% de desconto na compra.
Mais informações no site festivaldeinvernorio.com.br

Line up – Enel Festival de Inverno Rio 2025

01 de agosto

  • 19h – DJ Tamy
  • 21h – Ferrugem
  • 23h – Pedro Sampaio
  • 01h – Liniker

02 de agosto

  • 17h – DJ Michel
  • 19h – Os Garotin
  • 20h30 – Vanessa da Mata
  • 22h – Miguelzinho do Cavaco
  • 23h – Paulinho da Viola
  • 01h – Teresa Cristina + participação da Portela

03 de agosto

  • 15h – DJ Tamenpi
  • 16h30 – Alcione + participação da Mangueira
  • 18h – Refúgio dos Amores Improváveis
  • 19h – Frejat
  • 21h – Caetano Veloso

Related posts

Simone traz nova turnê ao Qualistage

Tom Jobim será homenageado por Marcos Ariel em show em Ipanema

Paulo Ricardo comemora 40 anos de carreira com grande show no Qualistage