Selfit Academias adota o Protocolo Violeta para garantir segurança às mulheres

Em 2023, o Brasil registrou um crime de estupro a cada 6 minutos, com um aumento de 6,5% em relação a 2022 e um crescimento de 91,5% nos últimos 12 anos, segundo o 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Nesse cenário, a Cidade do Recife deu um passo importante no enfrentamento à violência sexual, com a regulamentação do Protocolo Violeta. A medida visa prevenir a importunação sexual e garantir o acolhimento imediato das vítimas de violência nos espaços públicos e privados, como academias e bares. A cidade é pioneira na implementação dessa política pública, que está sendo adotada pela Selfit Academias em todas as suas unidades no Brasil.

Embora o Protocolo Violeta seja uma regulamentação do Recife, a Selfit Academias tem o compromisso de garantir a segurança e o bem-estar de seus alunos em todas as unidades do Brasil. A rede adota ações contínuas para criar ambientes seguros e acolhedores, com foco especial na proteção das mulheres. Isso inclui treinamentos constantes para as equipes, assegurando que todos saibam como lidar com situações de violência e importunação sexual, garantindo que as vítimas sejam tratadas com respeito e acolhimento.

Bianca D’Elia, coordenadora técnica da Selfit, destaca: “A implementação do Protocolo Violeta no Recife é um passo importante no combate à violência, mas nosso compromisso vai além da regulamentação local. Em todas as nossas unidades, buscamos garantir que nossas alunas se sintam seguras e acolhidas. Estamos investindo constantemente na capacitação de nossa equipe para saber como agir adequadamente em casos de importunação sexual e assegurar que todas as vítimas sejam tratadas com o respeito e acolhimento que merecem”, afirma a coordenadora.

Conforme a regulamentação recifense, os estabelecimentos precisam adotar medidas específicas, como treinamentos para os funcionários sobre como agir em casos de importunação sexual, além de capacitação sobre igualdade de gênero e respeito à diversidade. Também devem garantir o distanciamento entre a vítima e o agressor, removendo o agressor do local, se necessário. Os registros de câmeras de segurança serão armazenados por no mínimo 180 dias, e cartazes informando sobre o Protocolo Violeta e formas de pedir ajuda são afixados. “Essas ações são fundamentais para garantir um ambiente seguro e acolhedor para nossas alunas. Estamos comprometidos com o bem-estar de todas e acreditamos que essas medidas são essenciais para um ambiente mais respeitoso e seguro”, finaliza Bianca D’Elia.

Selfit Academias:

Em 2012, os fundadores inauguraram em Salvador (BA), a primeira unidade do que se tornaria a Selfit Academias – uma das maiores redes da América Latina. Em 2015, já com cinco unidades, a empresa se associou ao fundo H.I.G. Capital, elevando o negócio a uma nova escala e acelerando o seu crescimento. A Selfit é uma rede de academias que dobra de tamanho a cada ano. Está presente em quase todos os estados do Brasil, incluindo academias em implantação que totalizam 156 unidades. O principal propósito da marca é estar conectada à jornada de vida de cada pessoa. O objetivo da empresa é despertar em todos a paixão pelo movimento, respeitando as metas individuais. A Selfit Academias possui um time com sinergia, obstinado em entregar resultados com esmero e atenção aos detalhes, assegurando as melhores experiências em seus empreendimentos.

Em julho de 2021, a Selfit realizou um aporte na startup Weburn, considerada a “Netflix” da vida saudável. O aplicativo já oferecia treinos, dicas de alimentação e videoaulas, agora investe em uma linha própria de produtos nutricionais. A Weburn começou sua história em 2017, com o objetivo de levar uma melhor qualidade de vida para o maior número de pessoas através de conteúdos fitness, saúde e bem-estar. Atualmente, a startup conta com mais de 500 mil usuários. No segundo semestre de 2024, a Selfit conquistou o selo Great Place to Work, chancela também conhecida como GPTW. A certificação, considerada uma das principais referências mundiais em cultura organizacional, oferece a possibilidade de os colaboradores das empresas avaliarem a companhia por meio de pesquisas de diagnóstico.

Mais informações: www.selfitacademias.com.br

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio