Semana da Juçara: evento celebra a colheita do fruto da palmeira-juçara na Fazenda Bananal

Colheita - Divulgação Juçaí

Paraty será palco da Semana da Juçara, um evento imersivo que celebra a colheita desta espécie-chave para o equilíbrio da Mata Atlântica. Realizado em parceria pela Fazenda Bananal, Livraria das Marés, Pousada Literária, Quintal das Letras e a Juçaí orgânico – açaí feito 100% com o fruto da palmeira-juçara – o evento que acontecerá até 11 de junho, promete ser uma experiência enriquecedora para todos os participantes.

Durante toda a semana, a Fazenda Bananal e a Livraria das Marés abrirão suas portas para receber palestras de pesquisadores e profissionais que trabalham com a juçara. O público terá a oportunidade de aprender sobre a importância da juçara na conservação ambiental, na cultura e economia local, e o potencial alimentício do Juçaí.

O evento, que tem o objetivo de disseminar conhecimento e explorar os benefícios da palmeira-juçara, contará com diversas atividades, como oficinas práticas de plantio, contação de história, rodas de conversa, exposições fotográficas e experiências gastronômicas. Os participantes terão a chance de degustar e desfrutar das iguarias criadas com Juçaí, descobrindo assim suas inúmeras possibilidades culinárias e seus benefícios.

A marca Juçaí nasceu em 2015, com o propósito de conservação do bioma da Mata Atlântica, através da proteção da palmeira, que tem uma função-chave para o equilíbrio do ecossistema. No processo de fabricação do Juçaí, a colheita é feita direto da juçara silvestre, de um jeito totalmente sustentável: 33% dos frutos são deixados para garantir a alimentação da fauna. A empresa lidera a criação de uma cadeia de valor que, ao gerar relevância econômica à árvore em pé, com o beneficiamento do seu fruto, protege a biodiversidade das florestas e proporciona uma fonte de renda para as comunidades locais.

Related posts

Lançamento de “Mulheres nas Finanças, Volume 2” em setembro, em São Paulo

ONG Favela Mundo celebra aniversário de 15 anos com diversas atividades culturais e mutirão de vagas para cursos gratuitos

Arte pública ocupa escolas do Rio e de Niterói com oficinas culturais