Seminário debate estruturação e futuro do setor de games no Rio

Foto (seminário passado): João Pedro Lobão

O 2º Seminário “Games: um RIO de Oportunidades” será realizado na próxima sexta-feira, 23 de maio, no Rio de Janeiro, reunindo autoridades, especialistas, desenvolvedores e representantes de instituições públicas e privadas para discutir os rumos da indústria de jogos eletrônicos no país. Organizado pela Associação de Criadores de Jogos do Rio de Janeiro (ACJOGOS-RJ) e pelo Sebrae/RJ, o evento acontece na sede do Sebrae, no Centro do Rio, a partir das 9h30.

A programação será aberta pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com a presença de representantes da ACJOGOS-RJ e do Sebrae/RJ. Em seguida, será apresentado o programa SEBRAE GAMES, iniciativa conduzida pelo Sebrae/RJ que chega à sua quarta edição como parte de um esforço nacional para fortalecer o setor de jogos eletrônicos como vetor de inovação, geração de renda e qualificação profissional.

“O Rio de Janeiro é uma potência no setor de jogos. Precisamos dialogar para criar políticas públicas capazes de atender a esse movimento que cresce a cada dia e tem forte impacto na economia, na geração de emprego e renda, na cultura, na educação, na ciência e tecnologia, entre outras áreas estratégicas no desenvolvimento social”, destacou Márcio Filho, presidente da ACJOGOS-RJ e um dos organizadores do evento.

Ao longo do dia, o seminário contará com speed pitches de desenvolvedores que foram beneficiados por políticas públicas, seguidos por dois painéis principais. O primeiro, intitulado “Políticas Públicas para o setor de jogos nacional: desafios para a soberania com criatividade”, contará com a participação de Juana Nunes (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação), Celso Pansera (FINEP), Paulo Alcoforado (ANCINE) e Reimont Otoni (Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados).

O segundo painel, “Os efeitos da LPG e a continuidade de políticas públicas para o setor de jogos”, reunirá Jandira Feghali (Deputada Federal e relatora da Política Nacional Aldir Blanc), Taíla Borges (Superintendente de Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ), Maurício Hirata Filho (diretor de investimentos da RioFilme) e Leonardo Giordano (secretário municipal das Culturas de Niterói).

Durante o encontro, será também apresentado o Post Mortem da Lei Paulo Gustavo voltado ao setor de games do estado do Rio de Janeiro. A proposta é reunir beneficiários dos editais estaduais e municipais para compartilhar experiências, desafios enfrentados na execução dos projetos e destacar a importância do investimento público no desenvolvimento da cadeia produtiva dos games.

O seminário acontece em um momento de crescimento expressivo do setor no Brasil. Nos últimos anos, a indústria de jogos eletrônicos cresceu 73,9%, consolidando-se como um dos segmentos mais dinâmicos da economia criativa. No estado do Rio de Janeiro, a ACJOGOS-RJ representa mais de 80 estúdios, reunindo cerca de 4 mil trabalhadores diretos e indiretos, além de articular um ecossistema formado por universidades, empreendedores independentes e investidores.

Serviço
Evento: 2º Seminário “Games: um RIO de Oportunidades”
Data: 23 de maio de 2025 (sexta-feira)
Horário: A partir das 9h30
Local: Sede do Sebrae/RJ – Avenida Marechal Câmara, 171, 9º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Entrada gratuita – Inscrições pelo link: Sympla

Related posts

Festival A GIRA movimenta a Pequena África com diversas apresentações no MUHCAB

Escola de Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro começa 2026 com oficinas gratuitas em cinco núcleos

Curso gratuito seleciona gestores brasileiros para ampliar a inclusão efetiva de PCDs no mercado de trabalho