Senhora dos Restos: Rita Grego realiza leitura dramatizada no Museu da República

No próximo sábado (10), às 17 horas, o Museu da República, no Centro do Rio de Janeiro, recebe a leitura dramatizada de Senhora dos Restos, uma realização da Cia de Artes EM Criação, de autoria de Euler Lopes e interpretação de Rita Grego, com uma roda de conversa após a apresentação que contará com a presença da Dra. Carla Beatriz e de Carmen Eça, para debater a invisibilidade feminina nas ruas.
 
A leitura aborda a sobrevivência de uma mulher que vive com restos de um mercado e é conhecida por toda cidade como a Senhora dos Restos. A leitura atravessa sua história pessoal, marcada por anos em situação de rua, e a personagem denuncia o descaso da sociedade e dos governantes com essas pessoas que seguem na invisibilidade sem qualquer tipo de políticas públicas que venham auxiliar a reinserção social. 
 
A leitura ainda enfatiza os enfrentamentos da população feminina de rua a partir de um recorte de gênero. Um levantamento feito pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, da Universidade Federal de Minas Gerais (OBPopRua/POLOS-UFMG), revelou que 300.868 pessoas vivem atualmente em situação de rua em todo o Brasil. Desse total, 15% são mulheres, mas são 40% das vítimas de violações de direitos humanos.
 
“A mulher em situação de rua precisa ser acolhida com mais responsabilidade pelos órgãos públicos. Ela sofre, pelo menos, duas vezes mais: por ser mulher e por estar em situação de rua. Elas são as maiores vítimas da sociedade”, afirma Lopes. 
 
SERVIÇOS
Leitura dramatizada Senhora dos Restos
10 de agosto, às 17 horas
Museu da República – R. do Catete, 153 – Catete, Rio de Janeiro
Entrada gratuita

Related posts

Trilhas do Halloween leva clássicos do terror e da fantasia ao Teatro Sabesp Frei Caneca

Espetáculo ‘Iter’, de Braga, abre programação de dança da Mostra Portugal Contemporâneo no Brasil no Theatro Municipal de Niterói

AZIRA’I, solo da premiada artista indígena Zahy Tentehar, chega ao Rio de Janeiro para nova temporada no Teatro Ipanema