Antes do Ano que Vem

Sensibilidade, amor e esperança

por Waleria de Carvalho

Antes do Ano que vem, monólogo de Mariana Xavier, escrita por Gustavo Pinheiro, com direção de Ana Paula Bouzas e Lázaro Ramos, é antes de tudo uma peça sobre o amor, das mais variadas formas: o amor pelo marido, pelos filhos, pelos tios e, principalmente, por quem nem se conhece e está do outro lado da linha pedindo ajuda. Na Central de Apoio aos Desesperados, por conta de um problema da psicóloga, a faxineira Dizuíte acaba por atender os inúmeros telefonemas de pessoas que pensam em tirar a vida justamente às vésperas do Ano Bom. Dizuíte poderia ser tantas Glórias, Paulas, Raimundos, Marias e outras tantas mulheres brasileiras que lutam dia após dia com dignidade para criar suas famílias.

Na trama, além da faxineira Dizuíte, Mariana Xavier interpreta mais seis personagens, que vão se costurando com a agora “conselheira” Dizuíte. E se ela não tem a expertise de quem lida com saúde mental, é phd na sabedoria daqueles que têm uma vida difícil mas feliz ao lado da família e driblam todas as agruras para que o mundo fique mais colorido.  

A forma como Mariana conduz cada personagem é bem peculiar e ela se transforma no palco quando faz a faxineira,  a psicóloga, uma adolescente, uma influencer que ficou sem ninguém na festa, uma operadora de telemarketing e a socialite falida e a tia. Todas  as  mulheres, pelos mais diversos motivos,   com o propósito de passar dessa para melhor. A fala, o respeito, o amor e o incentivo fazem com que elas desistam da atitude impensada e sigam em frente.

Apesar de  tratar de um tema denso, a peça traz leveza e  levou o público do Teatro Adolfo Bloch, na Glória, no Rio de Janeiro, aos risos e a se emocionar. Lembrei muito de uma tia muito amada que já partiu e meus olhos chegaram a lacrimejar. O cenário é super  delicado e criativo com vários fones (que muita criança nem sabe do que se trata) e vem de encontro a Central de Apoio aos Desesperados.

Não deve ser fácil ficar quase uma hora e meia trocando de trejeitos, de nuances, de voz, mas Mariana compõe bem e  faz com maestria a mudança de personagens. A a peça dá uma aula de otimismo para aqueles que estão deprimidos precisando de algo a mais para superar suas dificuldades.  A temporada de Antes do Ano que Vem encerra no Teatro Adolfo Bloch, na Glória,  neste domingo (25 de fevereiro), mas em breve Mariana Xavier estará em outros palcos para a alegria do público que se encanta.

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via