SESC Pompeia traz exposição de Ana Mendieta: “Silhueta em Fogo” e “Terra Abrecaminhos”

Ana Mendieta © The Estate of Ana Mendieta Collection, LLC. Courtesy Galerie Lelong & Co. Licensed by Artist Rights Society, New York / AUTVIS

O projeto, com curadoria geral de Daniela Labra, curadoria adjunta de Hilda de Paulo e assistência de Maíra de Freitas, resulta na primeira exposição abrangente de filmes, escultura e fotografias realizada na América Latina de Ana Mendieta (Havana, 1948 – Nova York, 1985), Silhueta em Fogoe na coletiva Terra Abrecaminhos, com 30 artistas contemporâneas de gerações diferentes, em diálogo com a obra da artista.

Leia também > SESC Paulista traz a exposição “Tornar-se ORLAN”

Mendieta foi para aos Estados Unidos em 1961 e em 1980 visitou Cuba pela primeira vez, indo sete vezes à terra natal de sua família até 1983, como única artista autorizada a fazer exposições na ilha, apesar do passaporte e nacionalidade norte-americanos. “Ana é considerada um nome fundamental na arte contemporânea do final do século XX por seu trabalho vital, transcultural, visceral, performático, atemporal, intrinsicamente político”, destaca Labra.

Ana Mendieta: Silhueta em Fogo traz um recorte da produção multimídia da artista com obras concebidas entre 1972 e 1983. A exposição histórica, conforme a curadora, evidencia o pioneirismo de Mendieta em investigar a arte relacionando corpo, feminilidade arquetípica, ancestralidade, cura, ecologia e performatividade. Segundo Labra ainda, a sua poética visual se materializa em diferentes suportes estéticos sendo original e contundente; a artista experimentou diferentes temas em linguagens como Super-8, fotografia, esculturas em areia, madeira e pedras, desenhos, intervenções na natureza e ações em espaços quase domésticos. “Obras, como a série Untitled (Facial hair transplant) de 1972/1997, mostram Ana Mendieta em situações que brincam com questões de gênero e documentação, enquanto outras registram suas intervenções corporais na terra, também filmadas”, conclui a curadora.

A mostra reúne obras icônicas, especialmente filmes realizados entre 1973-1981 e fotografias de caráter performativo, além de uma proposição escultórica. São apresentados 21 filmes em Super 8, 16 mm e Betacam restaurados e digitalizados, incluindo uma cópia inédita de Black Angel, com lançamento mundial na exposição. Também se apresentam 13 conjuntos de fotografias que mostram a evolução de suas pesquisas desde a fase inicial na Universidade de Iowa às imagens em preto e branco de grandes formatos, e a silhueta de velas incandescentes Ñañigo Burial.

SERVIÇO:

Exposições: Ana Mendieta: Silhueta em Fogo e Terra Abrecaminhos

Visitação até 21 de janeiro de 2024.

Terça a sábado, das 10h às 21h

Domingo e feriados, das 10h às 18h

Grátis. Livre

Sesc Pompeia – Rua Clélia, 93 – Pompeia – São Paulo/SP

Sem estacionamento.Para informações sobre outras programações, acesse o portal: sescsp.org.br/pompeia

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

Related posts

Jessica von Lehsten Goes realiza primeira mostra individual na Galeria Cândido Mendes, em Ipanema, com abertura dia 04 de dezembro (quinta-feira)

Bangu Shopping promove Encontro de Carros Antigos no dia 30 de novembro

Hospital que inspirou Cazuza a compor “Codinome beija-flor” ganha escultura interativa em homenagem aos 40 anos da canção