Sesc Rio leva participantes a imersão cultural e ambiental no Quilombo do Feital, em Magé

por Graça Duarte

O programa Palavra Líquida do Sesc Rio promoveu neste sábado (30) uma Aula Passeio até o Quilombo do Feital, em Magé, reunindo visitantes para um dia inteiro de atividades culturais, educativas e de contato com o ecossistema local.

Ao chegarem ao Quilombo do Feital, os participantes foram recepcionados pela Griot Sra. Almirena, sua filha Wal Quilombola e toda a família que trabalha no Quilombo são pescadores e catadores, com um café da manhã preparado pelos moradores.

O quilombo guarda uma vasta história do Brasil escravagista, conhecido como o caminho do novo ouro e do desembarque de escravos. O reconhecimento como Comunidade remanescente de Quilombo chegou em 2018, com a conquista do Certificado da Fundação Cultural Palmares. O nome Feital é herança do nome da fazenda e seu fundador Manuel Ferreira Feital.

A programação incluiu uma caminhada pela terra para conhecimento da mata farta e verde, até o manguezal da Fazenda, conduzida por moradores locais que atuam como condutores e catadores de caranguejo. No percurso, houve uma parada para visita ao biodigestor comunitário, equipamento importante para o tratamento de resíduos e práticas de sustentabilidade no Quilombo.

No almoço, servido pela comunidade com cardápio com a utilização temperos e preparo com ingredientes cultivados no próprio quilombo.

A programação cultural contou com vivências conduzidas pela Griot, incluindo narrativa da história do Quilombo do Feital e a demonstração da “Taboa”, técnica tradicional para confecção de cestos, bolsas, chapéus e esteiras a partir das palhas retiradas no local. A atividade evidencia saberes tradicionais que garantem renda e sustento às famílias quilombolas. Houve ainda tempo livre para aquisição de produtos e artesanatos produzidos pela comunidade.

O encontro reforça a importância de iniciativas que aproximam o público de comunidades tradicionais, promovendo troca cultural, valorização de saberes ancestrais e responsabilidade ambiental, ao mesmo tempo em que geram oportunidades econômicas
locais.
A iniciativa contou com acompanhamento da equipe do Senac Rio e do guia de turismo receptivo Fernando Cesar.

Tudo registrado pelo fotógrafo Sylvio Loureiro e de Graça Duarte.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend