Silvia Castro leva contação de histórias, teatro e música para crianças neste domingo, na Tijuca

Silvia Castro dedica-se a 28 a atividades culturais e é autora de 3 livros infantojuvenis (Foto: Divulgação)

Neste domingo, dia 3 de março, o Centro de Música Carioca Artur da Távola, localizado na Tijuca, recebe o espetáculo infantil “Contos e Cantos: Uma Festa Brasileira”, às 16h. A diretora e roteirista Silvia Castro reuniu narrativas do folclore, como “A Lenda da Vitória Régia”, “Histórias de Onças e Outros Bichos” e “O Tambor”, esta última de origem africana – com o objetivo de ampliar o conhecimento da cultura popular entre as crianças. O espetáculo é embalado por canções do Cancioneiro Popular, interpretadas por Wada Soares no violão. A atriz convidada Nityãnanda assume as personagens das histórias, como a indígena Naiá, em “A Lenda da Vitória Régia”. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.

“A atividade de contação de histórias é um exercício de representatividade da cultura popular cuja essência está na oralidade. Mais do que nunca é preciso valorizar o legado afetivo e imaterial, através da Literatura Oral, que fortalece a cultura através das vozes que ecoam das narrativas para os ouvintes. É um momento único, de troca e de reverência aos nossos ancestrais”, afirma Silvia Castro.

O roteiro elaborado por Silvia traduz a pesquisa de histórias e canções em seus mais de 28 anos dedicados a atividades culturais. Além de contadora de histórias, a diretora atua como autora de livros infantis e realizadora de projetos na Rede SESC, em bibliotecas públicas e em escolas, fazendo da educação um dos pilares de sua vida. Para ela, o evento será uma grande festa com destaque para o legado cultural de nosso país, que resiste através das vozes que ultrapassam o tempo. Além da contação de histórias, haverá uma homenagem para Rosângela de Carvalho Fughetta, poeta e autora de músicas infantis, com a interpretação da canção Aeróbica Tropical, escrita por Rosângela e muito conhecida nas escolas. O evento conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro.

SERVIÇO:
Dia: 3 de março, domingo, às 16h
Local: Centro da Música Carioca Artur da Távola (Conde de Bonfim, 824 – Tijuca )
Ingressos: R$15 (meia), R$30 (inteira). Disponíveis na bilheteria do teatro.
Contato: silviacastro66@hotmail.com Classificação Livre

FICHA TÉCNICA:

  • Texto e Direção: Silvia Castro
  • Mediação de Histórias: Silvia Castro
  • Artistas Convidados:
  • Nityãnanda – atriz, bailarina e cantora
  • Wada Soares – músico

Silvia Castro

Silvia Castro é atriz, contadora de histórias, educadora e escritora. Formada em Letras pela UERJ, com curso de extensão “Entre Corporalidades, Escritas e Cibercultura: Seis Dimensões para o Ensino de História da África”, também pela UERJ e pós-graduada em Literatura Infantojuvenil, pela UCAM. Atua há mais de 28 anos na área da literatura e recebeu menção honrosa na Câmara dos deputados da Cidade do RJ quando Supervisora Pedagógica do projeto educativo no Centro Cultural Banco do Brasil. Esteve em Cuba, México, Colômbia e Alemanha representando o Brasil como narradora de contos. Publicou, em 2019, seu primeiro livro “Histórias de Harmatã”, pela Editora Kimera e, em 2021, lançou pela Editora Ogro, “A Sereia de Copacabana”, que ganhou uma versão em alemão, participando da Feira de Livros de Frankfurt, no ano de 2023. Publicou, em 2023, o livro “Confusões no Museu”. Seu projeto “Ipirungaua – No Princípio” foi premiado pela Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, em 2020, e seu projeto “Sala de Leitura de Portas Abertas” recebeu o selo da cátedra da UNESCO. Silvia também realiza projetos na Rede SESC, em bibliotecas públicas e em escolas. Recebeu o prêmio BAOBÁ. Acredita no poder transformador das palavras.

Related posts

Tragédia em Gramado: Queda de avião mata família de empresário e fere 17

Bar dos Pescadores, em Búzios, é o refúgio gastronômico perfeito para curtir o verão 

Inteligência Artificial: principais tendências e impacto no mercado de trabalho em 2024