Simone Mazzer leva o show do álbum “Deixa ela falar” para o palco do Arena Dicró

Apresentação encerra a circulação contemplada pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura do Rio de Janeiro - Música e teatro se misturam em espetáculo-manifesto sobre a violência de padrões estéticos impostos pela sociedade

Simone Mazzer
Simone Mazzer - Foto: Gabriela Perez

A cantora e atriz Simone Mazzer encerra a circulação contemplada pelo edital Viva o Talento, da Prefeitura do Rio, com o impactante show do álbum “Deixa ela falar”, lançado em 2023. O público carioca terá uma nova oportunidade de assistir ao espetáculo que arrancou inúmeros elogios em sua temporada de estreia. Será no dia 10 de agosto, sábado, às 19h, na Arena Dicró, na Penha. Ingressos gratuitos. Fotos de divulgação. 

A artista criou um verdadeiro manifesto músico-teatral sobre a violência dos padrões estéticos seguidos pela sociedade. “Concebi esse trabalho com muito cuidado, e com o objetivo não só de fazer um desabafo, mas sobretudo de provocar uma reflexão sobre a maneira violenta como corpos fora do padrão, como o meu, são percebidos e aceitos pela sociedade. Estou feliz que agora o público poderá ter acesso ao show de graça”, comenta Mazzer que, em junho, se apresentou no Centro de Referência da Música Carioca e, em julho, no Teatro Gonzaguinha. 

Mazzer, inclusive, acaba de voltar de Portugal, onde o show foi um dos mais elogiados do line-up do Mimo Festival, em Amarante: no dia seguinte as pessoas a paravam nas ruas para parabenizá-la. O mesmo ocorreu em Coimbra, onde ela se apresentou no Teatro Acadêmico Gil Vicente, o maior da cidade, aplaudida várias vezes em cena aberta. E não pára por aí, em outubro ela leva “Deixa Ela Falar” para quatro cidades do México, começando por uma apresentação no Cervantino, o principal festival de teatro do país, na cidade histórica de Guanajuato. Olé! 

Nas palavras do jornalista Leonardo Lichote, convidado a escrever o release de estreia da turnê, “o espetáculo da cantora e atriz londrinense, oferecem um vislumbre da delicadeza e da violência que o atravessarão ao longo de mais de uma hora. Delicadeza manifesta em beleza e dor. Violência manifesta em ex força e alegria. Tudo com o corpo — os afetos que partem dele, os sentidos que se realizam nele, os olhares que recaem sobre ele — em primeiro plano, numa construção feita de palavra, atuação, sonoridade, figurino, cenografia. (…)  Um caminho que parte da delicadeza, da penumbra, dos tons contidos rumo à violência, à festa, à exuberância”. 

Dirigido por Patricia Selonk e Márcio Abreu (parceiros de teatro da artista), Mazzer apresenta o repertório do disco, com canções de artistas como Eduardo Dussek & Luiz Carlos Góes, Duda Brack & Iara Rennó, Ava Rocha, Capinan & Jards Macalé, Luisão Pereira, Edu Lobo & Vinicius de Moraes. Tudo isso intercalado por trocas com a plateia, como o momento em que ela declama um texto em primeira pessoa sobre uma menina que cresce oprimida pelas pressões do padrão. Ou quando desce do palco para conversar diretamente com as espectadoras, criando um emocionante laço confessional. 

Neste encerramento da mini-turnê, Mazzer canta acompanhada pela dupla Ant-Art, formada por Antônio Fischer-Band (teclados, synths e vocais) e Arthur Martau (bateria, violão, guitarra e vocais), e que gravou o disco com ela. No palco da Arena Dicró junta-se a eles Navalha Carrera (guitarra) e Paulo Emmery (baixo), formando a banda original da estreia da do show. 

Continuando com Lichote, o show “Deixa ela falar” se construiu “a partir da voz de corpos invisibilizados por serem fora do padrão. A figura de Simone — alta, gorda e poderosa — concentra em si o sentido do álbum e do espetáculo. (…) Hoje, sim, temos Simone, temos ‘Deixa ela falar’, temos esse olhar fundo e amplo sobre o que se tenta tornar invisível em nome de normas, temos essa luz plena de delicadeza e violência. Banhemo-nos dela”, finaliza. 

SERVIÇO: 

SIMONE MAZZER – DEIXA ELA FALAR
Sábado, 10/08, às 19h00
Arena Carioca Dicró
Parque Ari Barroso – Entrada pela – Rua Flora Lôbo, s/n, Penha Circular – RJ
Classificação: LIVRE

INGRESSOS: Gratuitos