Sinatra Lado B (B’Sides)”, leva repertório das décadas de 40 a 50 ao Blue Note Rio

Dudi Baratz - Sinatra Lado B - Foto Philippe Leon

O Blue Note Rio abre as cortinas, às 20 horas do dia 12 de dezembro, celebrando o dia de nascimento dos blue eyes, para apresentar o projeto inédito Sinatra Labo B (B’Sides), idealizado pelo cantor, produtor e co-diretor musical do espetáculo Dudi Baratz, que contará com a participação do Grupo RUA 52, formado por Marcos Amorim (guitarra e direção musical), Marcos Nimrichter (piano), Kleberson Caetano (bateria) e Pedro Aune (Baixo Acústico).

Com foco nos anos 40 e 50 da carreira do cantor, período em que Sinatra gravou pela COLUMBIA RECORDS (40) e CAPITOL RECORDS (50), o repertório do show conta com 20 canções, em sua maioria com músicas que foram LADO B, quer seja em singles lançados ou em álbunsapresentando ao público um repertório menos conhecido do cantor.

Hits como My wayStrangers in the nightNew York, new York darão lugar a músicas como Honest and truly (Fred Rose/Les wood), que Sinatra costumava cantar aos 10 anos de idade para os clientes do restaurante de seus pais em Hoboken. Bop!Goes my heart (Jule Syne/W.Bishop), If you stub your toe on the moon (Jimmy Van Heusen/Johnny Burke) e My cousin Loella (Bernar Bierman/J.Manus), gravadas na fase em que tinha contrato com a COLUMBIA RECORDS. Half as lovely, twice as true (Galop/Spence), Comme çi, Comme ça, músicas gravadas durante seu romance tórrido e difícil com sua segunda esposa e grande atriz, Ava Gardner.

Apesar de não figurarem como lado B da carreira do cantor, os irmãos Gershwin (Nice work if you can get it e They Can’t take that away from me) e Cole Porter (Anything GoesI get kick out of you e Just one of those things), alguns dos maiores compositores da música popular americana, não poderiam faltar nesse repertório.

Também estão presentes no show as músicas que, nos anos 50, em parceria com o brilhante arranjador Nelson Riddle, levaram Sinatra ao topo: I’ve got you under my skin(Love is) The tender trapYou make me feel so YoungSunday, I’m gonna sit right down (and write myself a letter), entre outras.

Curiosidades sobre Frank Sinatra

Com mais de 1.300 canções gravadas, Frank Sinatra foi uma das figuras mais importantes da música americana no século XX.  No início do século XX, a música americana tinha grande influência do teatro de variedades, conhecido como Vaudeville. Sem qualquer recurso tecnológico, o cantor tinha que se esforçar para ser ouvido, usando gestual e movimentos largos, assim como se utilizando da projeção da voz. Influenciado por seu ídolo, Bing Crosby, um dos primeiros cantores a utilizar o microfone como aliado, Sinatra mudou a maneira de cantar. Com lindo timbre, senso rítmico inigualável, afinação impecável e bastante romantismo, conquistou a América, (principalmente as bobby-soxers) da Costa Leste à Costa Oeste do país. Numa época em que os bandleaders das grandes orquestras eram a grande atração das casas de dança e os cantores, meros coadjuvantes, THE VOICE virou o jogo e colocou o cantor como protagonista. Sinatra também foi um divisor de águas na indústria fonográfica: foi o primeiro artista popular a ter um álbum gravado em 33 1/3 rotações com 45 min de música, 22:30 de cada lado.

Dudi Baratz atua no cenário musical carioca desde a década de 90, quando iniciou sua carreira com o grupo Pô’Ética. Integrou grupos como “Rabo de Lagartixa”, “O Bonde” e tocou com artistas como Joe Eutanásia, Aleh Ferreira, Simone Caymmi, Nina Becker, As Chicas, entre outros. Foi finalista do Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso 2013 e 2014.Em 2014, lançou seu primeiro disco autoral “Almoxarife”. Atualmente, participa como cantor e baixista do espetáculo “Para Lennon & McCartney – Os Beatles e o Clube da Esquina”, que vem lotando os teatros da cidade do Rio de Janeiro. Em janeiro de 2023 formou a roda de samba “Roda da Ortiz”, em Laranjeiras, junto com Bernardo Dantas, Pedro Holanda, Sandrinho Farofa e Alexandre Caldi.

Componentes do Grupo RUA 52

Marcos Amorim é guitarrista, violonista, compositor e produtor musical. Discípulo de Hélio Delmiro, Amorim leva em sua bagagem a experiência da colaboração com artistas de renome como Baby do Brasil, Francis Hime, Tomás Improta, Eduardo Dusek, Tânia Alves, Zezé Motta, entre outros. Atualmente Marcos integra a Rio Jazz Orquestra.

Formado no curso de bacharelado com especialização em contrabaixo pela UNIRIO e mestrado em música pela mesma instituição, Pedro Aune teve o privilégio de tocar e gravar com músicos como Ney Matogrosso, Marcos Sacramento, Áurea Martins, Leandro Braga, Olívia Hime, Nailor Proveta, Zé Paulo Becker, entre outros

Graduado em piano pela Escola de Música da UFRJ, Marcos Nimrichter é pianista, acordeonista, compositor, arranjador, produtor musical, apresentador de TV e professor, já tendo participado de shows, CD’s e DVD’s com Wynton Marsalis, Michel Legrand e Al Jarreau, além de Dori Caymmi, Gilberto Gil, Flávio Venturini, Chico Buarque, Francis Hime, Milton Nascimento, Maria Bethânia entre outros.

Kleberson Caetano foi integrante da Rio Jazz Orquestra, acumulou experiência acompanhando músicos, compositores e cantores como Osmar Milito, Luiz Carlos Vinhas, Durval Ferreira e Maurício Einhorn, Ricardo Silveira, Hélio Delmiro, Marinho Boffa, Mauro Senise, Cláudio Roditi e artistas internacionais como Paquito D’Rivera, Freddy Cole e John Pizzarelli. Atualmente integra a Baixada Jazz Big Band.

SINATRA LADO B (B’SIDES)
Blue Note Rio
Avenida Atlântica, 1910 – Copacabana
Dia 12 de dezembro de 2024, às 20 horas
Acesso aos Ingressos  

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio