Sinfonia dos Mil, de Gustav Mahler, terá leitura inédita na Livraria Martins Fontes Paulista

Poucos compositores ousaram tanto quanto Gustav Mahler. Em um momento de transição histórica entre o fim do romantismo e a iminência de um mundo em colapso, o compositor austríaco concebeu a Oitava Sinfonia, conhecida como Sinfonia dos Mil, que contém tudo: fé, dúvida, transcendência, angústia, desejo de pertencimento e a necessidade quase desesperada de comunhão. Um mergulho profundo sobre essa obra de Mahler acontecerá no dia 26 de janeiro, às 16h e 19h, na Livraria Martins Fontes Paulista, em encontro conduzido por Rafael Fonseca, especialista em música clássica com mais de  1 milhão de acessos no Youtube.

Estreada em 1910, Sinfonia dos Mil impressiona por sua dimensão sonora, com a presença de mais de mil músicos em palco, numa obra sobre excesso de som, emoção e expectativa. O título dos Mil surgiu no contexto da estreia, o único sucesso real experimentado por Mahler como compositor, em vida. Considerado o maior regente de seu tempo, o público adorava Mahler em suas interpretações de Mozart, Beethoven e Schubert, mas rejeitava as inovações de suas obras. A Oitava Sinfonia foi um triunfo, de uma aceitação total depois que ele deixou o cenário europeu para se estabelecer em Nova York.

Mahler queria escrever uma música capaz de dar conta da complexidade humana. A Sinfonia dos Mil é uma tentativa radical de conciliar o desejo de transcendência com as contradições da vida real. Na Martins Fontes Paulista, terei a oportunidade de conduzir os participantes a uma escuta comentada da obra, com trechos selecionados, todos com legendas em português, afinal é preciso compreender exatamente o que está sendo cantado”, promete Rafael Fonseca, pesquisador, especialista em música clássica e criador do projeto Guia dos Clássicos.

Desde o início, a proposta do projeto é falar do universo da música clássica sem tecnicismos nem linguagem rebuscada: “O interessado no assunto precisa se sentir incluído”, completa Fonseca, que evita a linguagem muito específica.

Com quase duas décadas dedicadas à divulgação da música clássica, Rafael Fonseca já passou por instituições como Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Instituto Tomie Ohtake, Museu Lasar Segall e Casa do Saber, além de desenvolver palestras para empresas, relacionando música, liderança e organização coletiva. No ambiente digital, seu canal Guia dos Clássicos, no YouTube, soma mais de 1 milhão de acessos com conteúdo inédito em língua portuguesa.

SERVIÇO

Sinfonia dos Mil – Gustav Mahler
Com Rafael Fonseca (Guia dos Clássicos)

 Livraria Martins Fontes Paulista
26 de janeiro
16h e 19h
Ingressos pelo Sympla

Rafael Fonseca e o Guia dos Clássicos:

Rafael Fonseca é o criador do Guia dos Clássicos, uma plataforma dedicada a tornar a música clássica acessível e relevante para o público contemporâneo. Com mais de duas décadas de experiência no cenário musical, Fonseca acredita no poder transformador da música e em como ela pode ser vivida de forma mais humana e consciente. O Guia dos Clássicos propõe uma escuta que vai além do simples ato de ouvir, convidando os ouvintes a se aprofundarem na história e na interpretação das grandes obras da música clássica.

Related posts

Dia Internacional da Educação ressalta a contribuição da literatura infantojuvenil para o desenvolvimento infantil

Padre Reginaldo Manzotti, autor best-seller com mais de 7 milhões de títulos vendidos, lança dois novos livros infantis pela Editora Petra

Ortopedista Dr. Lúcio Gusmão lança obra que propõe mudança de paradigma no tratamento da dor crônica no Brasil