Sobrevivente desembarca no Rio com a vencedora do Prêmio Shell Nena Inoue

O espetáculo fica em cartaz de 15 de janeiro a 07 de fevereiro no Teatro Firjan SESI Centro

por Redação

Vencedora do Prêmio Shell 2019, a atriz Nena Inoue volta à cidade carioca com o espetáculo “Sobrevivente”, que estreia dia 15 de janeiro (segunda-feira), no Teatro Firjan SESI Centro. Com ascendência materna possivelmente indígena da protagonista, a dinâmica da peça estabelece uma conexão direta com o público antes de provocar reflexões sobre a ancestralidade de cada um. A encenação da atriz ficará em cartaz até o dia 7 de fevereiro (quarta-feira).

História feminina e feminista, “Sobrevivente” é um relato documental em diálogo vivo com a ficção, que resgata histórias apagadas de mulheres ancestrais da família de Nena Inoue. Escrita e dirigida por Henrique Fontes (prêmio Shell de melhor dramaturgo em 2019), a peça conta com a participação especial do também ator, Pedro Inoue, filho da atriz. Tem duração de 70 minutos e figurinos de Carila Matzenbacher, carnavalesca da Escola de Samba Mocidade Unida do Santa Marta.

– O foco é dar luz ao apagamento da história vivida por várias de nós e através do teatro documental compartilho a busca de minha ancestralidade e a descoberta recente de que minha avó seria indígena, mas que até o final de 2022, eu não sabia porque essa história foi apagada, assim como a de muitas de nós… Conhecemos as mulheres que vieram antes de nós? Quais histórias foram apagadas? – pergunta Nena Inoue.

A atriz conta que o encontro com o dramaturgo Henrique Fontes resultou na idealização da peça.

– Nosso primeiro contato se deu no ‘Redemoinho’, um movimento de militância teatral, em âmbito nacional. Depois, nos reencontramos no FICA – Festival da Casa da Ribeira, em Natal, quando, então, ele, premonitoriamente, me instigou a falar da minha ancestralidade e que eu, na época, não sabia que era também indígena” – diz a atriz que viajou em busca de registros para confirmar suas origens.

O resultado desta jornada se traduz em uma narrativa documental que é feita a partir dessa busca, onde a atriz, no caminho, encontra descobertas surpreendentes.

Trilogia

Sobrevivente é o segundo solo da“Trilogia para Adiar o Fim” idealizada por Nena Inoue, com enfoque nas histórias verídicas de mulheres, iniciada com o espetáculo “Para não Morrer”, que lhe rendeu o Prêmio Shell/2019 de Melhor Atriz e que já foi assistida por mais de 40 mil pessoas. O projeto “Sobrevivente” é uma realização do Espaço Cênico em parceria com o Teatroca. O terceiro espetáculo da trilogia está em fase de pesquisa, com estreia prevista para 2025.

Nena Inoue

Nena Inoue é atriz, diretora e produtora há 40 anos. Trabalhou em mais de 80 espetáculos, dentre eles “O Vampiro e a Polaquinha”, direção de Ademar Guerra, “Murro em Ponta de Faca”, direção de Paulo José. Idealizou e realizou os projetos “Outras Leituras”, “VozOff, “encontrosnecessarios”, “Leituras da Ditadura”, “Curitiba Urge” e realiza edições anuais do “Curitiba Mostra”, projeto de caráter multiárea (teatro, literatura, música, performance), apresentando trabalhos de jovens artistas misturados à artistas com trajetória já consolidada.

Criou o Espaço Cênico em 1997 existente até hoje. De 2006 a 2009, foi Diretora Artística no Teatro Guaíra. Em 2017, estreou seu primeiro solo, “Para Não Morrer”, com dramaturgia de Francisco Mallmann a partir da obra “Mulheres”, de Eduardo Galeano e por esta atuação recebeu o Troféu Gralha Azul 2017 e Prêmio Shell/2019 de Melhor Atriz.

Serviço:
Teatro Firjan SESI Centro
Av. Graça Aranha, 1 – Centro, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2563-4163
Segunda, Terça e quarta-feira, às 19h
Duração: 70 min
Classificação: 14 anos
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia)
Ingresso: SOBREVIVENTE – Sympla Bileto – Compre seu ingresso online

Você pode gostar

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceito Leia mais

Share via