Sorteio coloca francês no caminho de João Fonseca no Rio Open. Zverev estreia contra chinês

Sorteio da chave (Fotojump/Rio Open)

O sorteio do Rio Open, apresentado pela Claro, definiu grandes confrontos para a primeira rodada do maior torneio de Tênis da América do Sul, com o favorito Alexander Zverev conhecendo seu adversário de estreia, o chinês Bu Yunchaokete, e a sensação brasileira João Fonseca tendo pela frente na primeira partida o francês Alexandre Muller, 58º do mundo. A chave principal começa na segunda-feira, 17 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro.

A definição da chave principal foi no Corcovado Club, com as participações do argentino Sebastian Baez, atual campeão do Rio Open, e do brasileiro Thiago Monteiro, jogador do país que mais vezes disputou o único ATP 500 da América do Sul em simples.

Sebastian Baez e Thiago Monteiro (Fotojump/Rio Open)

Monteiro vai enfrentar na estreia o argentino Facundo Diaz Acosta, atual número 75 do mundo, contra quem leva vantagem no confronto direto com duas vitórias em três jogos. O brasileiro revelou que treinaria justamente com seu adversário da estreia antes de conhecer o sorteio.

“Sei que vai ser um jogo duro, de alto nível. A gente ia até treinar hoje à tarde, mas vamos ter que mudar isso agora. Ele é canhoto também, mas acho que estou preparado para o desafio. Ainda tenho alguns dias pra estar 100%”, diz Monteiro.

Alexander Zverev (Dan Istitene / Getty Images)

Já o argentino Baez tenta ser o primeiro bicampeão da história do torneio e encara na primeira rodada o indiano Sumit Nagal, um estreante no Rio Open, e adversário contra quem venceu o único jogo disputado, em Genebra, no ano passado.

“É muito especial voltar a um torneio e a um lugar onde tenho lembranças muito bonitas, obviamente todos os adversários neste nível são muito difíceis e enfrentar Nagal, que eu conheço um pouco, vai ser um bom desafio, mas encaro da melhor maneira”, diz Baez.

João Fonseca (Fotojump/Rio Open)

Além de Fonseca e Monteiro, outros três brasileiros da chave principal conheceram seus adversários de estreia. Thiago Wild encara na primeira rodada o espanhol Jaume Munar, contra quem venceu nas oitavas de final do Rio Open em 2024. Felipe Meligeni Alves tem pela frente o cazaque Alexander Shevchenko, enquanto Gustavo Heide terá como adversário o argentino Francisco Comesaña.

Todos os jogos da Quadra Central Guga Kuerten serão transmitidos ao vivo pelo Sportv 3. As partidas da Quadra 1 também terão transmissão pelo Globoplay. Também é possível assistir ao vivo os jogos do Qualifying no site oficial do Rio Open.

Ao lado de Melo, Matos inicia defesa de título contra favoritos

Primeiro brasileiro a conquistar um título no Rio Open, Rafael Matos joga este ano ao lado do ex-número 1 do mundo Marcelo Melo na chave de duplas, que também foi definida neste sábado.

Matos e Melo encaram na primeira rodada uma das duplas favoritas ao título, formada pelos norte-americanos Austin Krajicek, campeão de Roland Garros em 2023, e Rajeev Ram, tricampeão do US Open.

Outra dupla brasileira no torneio é formada por Orlando Luz e Felipe Meligeni, que encaram os cabeças de chave número 2, o uruguaio Ariel Behar e o norte-americano Robert Galloway.

Campeão ao lado de Matos em 2024, o colombiano Nicolas Barrientos joga ao lado do francês Gregoire Jacq diante dos brasileiros Marcelo Demoliner e Fernando Romboli.

Sobre o Rio Open 2025:

O Rio Open 2025 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, BetNacional,Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, B3, Star+, EMS, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremierPet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.

A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.

O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.

O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.

O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.

Site oficial do Rio Open

Facebook

Instagram

Twitter

TikTok

Related posts

Rio Open anuncia Marcos Chaves como artista do pôster oficial da edição 2026

Flamengo e Filipe Luís enfrentam impasse financeiro por renovação

Bet com depósito de 1 real: como filtrar plataformas reais