SOS Pantanal celebra o início de obras estruturais que vão mitigar atropelamentos da fauna silvestre na BR-262

Plano de Proteção do DNIT começa a ser implementado depois de anos de protestos, denúncias e articulação contínua de organizações ambientais

por Redação
Protesto na frente do DNIT em 2023 Foto Hei Nascimento

Em uma audiência pública realizada em Campo Grande (MS) nesta quinta-feira (4/12) foi anunciado oficialmente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) o início das obras do Plano de Proteção da Fauna Silvestre da BR-262, iniciativa que marca uma conquista histórica para a conservação do bioma Pantanal. Depois de anos de pressões da sociedade civil e de entidades ambientais – entre elas o SOS Pantanal, protagonista de algumas das ações mais incisivas que pautaram a urgência da agenda –, o projeto finalmente entra em execução.

Com investimento de R$ 30 milhões e prazo de execução de 730 dias, o plano prevê a instalação de cercas condutoras de fauna, passagens superiores e inferiores, gradis de acesso, novos radares e trechos contínuos de proteção que podem chegar a 13 km, abrangendo quase 280 km entre Aquidauana e Corumbá. Será o maior investimento já destinado à prevenção de atropelamentos em rodovias federais brasileiras.

A efetivação do pacote de ações é fruto direto de mobilizações coletivas que, entre outras ações, mobilizaram a opinião pública em maio de 2023, quando o SOS Pantanal, ao lado de outras organizações, realizou uma intervenção simbólica em frente ao DNIT de Campo Grande ao expor carcaças de animais atropelados na BR-262.

“Essa manifestação sensibilizou a comunidade local, destravou o processo, deu visibilidade à causa e culminou na conquista que hoje alcançamos com a apresentação oficial do plano e o anúncio de que as obras já estão em execução”, comemora Gustavo Figueirôa, diretor de Comunicação e Engajamento do SOS Pantanal.

A pressão cresceu ainda mais em 2024, após o registro de atropelamentos de espécies ameaçadas, como a onça-pintada, que teve o registro de 20 mortes entre 2016 e janeiro de 2025. Estudos recentes indicam que, em trechos monitorados, chegam a ocorrer 36 atropelamentos por dia, incluindo jacarés, tamanduás-bandeira, tatus e cães-do-mato.

Para Leonardo Gomes, diretor executivo do SOS Pantanal, a implementação do Plano de Proteção da Fauna Silvestre da BR-262 representará grande avanço, não só na proteção à fauna silvestre. “Com a redução dos atropelamentos, teremos redução nas perdas econômicas e de vidas humanas, além da proteção à fauna silvestre, é um investimento com alto retorno”, conclui.

A expectativa é de que as medidas tragam segurança a motoristas e reduzam drasticamente a mortalidade da fauna, estabelecendo um novo padrão de convivência entre os usuários da BR-262 e a biodiversidade do bioma Pantanal.

SOS Pantanal

O Instituto Socioambiental da Bacia do Alto Paraguai SOS Pantanal é uma organização ambiental nascida em 2009, que atua na conservação do Pantanal, promovendo o aprimoramento de políticas públicas, a divulgação de conhecimento e o desenvolvimento de projetos para o uso sustentável do bioma. Por meio da ciência e do diálogo, o SOS Pantanal fomenta as transformações necessárias com o apoio de diversos setores da sociedade civil e do poder público.

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend