O renomado espaço cultural The Studios of Key West, na Flórida, anuncia parte de sua programação para 2025, com destaque para a participação do artista plástico Gerson Fogaça, selecionado para apresentar a mostra “Cidades Líquidas”. As obras que compõem a exposição ficarão reunidas entre os dias 1 e 29 de maio, na Galeria Sanger, uma das mais competitivas do roteiro cultural americano.
De acordo com a curadora Dayalis González, o artista plástico captura a fluidez das paisagens urbanas contemporâneas, sendo que a mostra traduz o conceito de “modernidade líquida”, do sociólogo polonês Zygmunt Bauman para a arte, com reflexão sobre a constante transformação das cidades devido à tecnologia, migração e mudanças climáticas.
“Fui o único artista sul-americano escolhido, nessa convocatória, para a galeria principal, a Sanger Gallery. Trata-se do resultado de um longo processo, com o trabalho em conjunto com a curadora Dayalis González, que resultou, só na Flórida, em mais duas importantes exposições em 2025”, antecipa com alegria Gerson Fogaça.
A exposição, apresentada no primeiro semestre deste ano, na Galeria ACA Santander, na Espanha, destaca pinturas vibrantes, caracterizadas por linhas fluidas e formas orgânicas, que convidam os espectadores a vivenciar as cidades como entidades dinâmicas e em evolução, enquanto capturam a essência da vida urbana moderna.
O Artista
Gerson Fogaça, nascido em Goiás, em 1967, é um artista plástico reconhecido por suas exposições nacionais e internacionais, tendo em seu currículo a apresentação de seus trabalhos em importantes mostras nacionais em cidades como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; e passagem por diversos países, como Alemanha, México, Espanha, Bélgica, Argentina, Chile, Estados Unidos, França, Bolívia, Cuba, entre outros. Recentemente, Fogaça expôs no MOCAA (Museu de Arte Contemporânea de Miami) e na Cidade do México, no Centro Cultural Futurama. Para 2025, o artista possui exposições programadas em Miami, no Mahara+CO, na Espanha, no Museu da República em Brasília, Galerias de Arte Orlando Lemos, em Minas Gerais e Galeria Belizário, em São Paulo.