A série documental Ins.Pirah Sentidos, com direção de Cavi Borges e Patricia Niedermeier, e apresentação da artista plástica Susi Sielski Cantarino, será lançado no dia 29 de novembro, às 13h30, no canal Arte1. Uma produção exclusiva e inédita, Ins.Pirah Sentidos será exibido semanalmente e terá cinco episódios por temporada, com 45 minutos de duração. Produzido pela Realize Produções e com produção executiva de Patrícia Aguiar, o programa foi idealizado por Susi Sielski Cantarino.
Depois de anos de experiências, sonhos e vivências, Susi Sielski Cantarino realiza o grande desejo de sua trajetória: lançar um programa de TV dedicado à arte sob um viés totalmente inovador. Com a imprescindível direção do cineasta Cavi Borges e toda equipe, INS.PIRAH Sentidos.
No primeiro episódio, Susi traz os convidados Zé Ibarra (cantor, compositor, arranjador e multi instrumentista) e Ana Botafogo (primeira bailarina e empresária). Nesta conversa a figura de Isadora Duncan aparecerá como uma figura marcante na vida dos entrevistados. O programa abordará a vida da bailarina, que foi precursora da dança moderna.
“A novidade na fórmula do programa é o Zum zum, que entra no segundo bloco dos episódios, um quadro com curiosidades e informações pouco conhecidas e suculentas do protagonista, que vão chamar a atenção do público. Sentindo-se assim mais próximos a eles, em carne e osso. O espectador consegue interagir e se interessar, aprendendo de maneira mais lúdica, e ainda, associando as “fofocas” com as obras que serão vistas e narradas, fixando a vida e obra do personagem. O aprendizado fica fácil, divertido.” Explica Susi sobre o diferencial do seu programa.
O terceiro bloco, o de Estética, mostrará a influência, herança do passado em nossa vida atual através da moda, gastronomia, decoração, maquiagem, saúde, bem estar, etc.
Já no segundo episódio o ponto em comum dos convidados é Aymberê, o primeiro e um dos maiores heróis brasileiros. Os convidados deste episódio são Michael Baré Tikuna (professor e historiador) e Xico Chaves (artista visual e poeta contemporâneo). No terceiro Episódio, Susi tem um bate papo descontraído com os seus convidados Walter Carvalho (cineasta e fotógrafo) e Roland Villard (chef de cozinha); que encontram um ponto em comum na obra de Paul Cézanne.
Já no quarto episódio, a conversa entre a entrevistadora Susi, que estudou quatro anos egiptologia no exterior, com Isabel Fillardis e Anna Bella Geiger, nos levará a descobrir que todas uma paixão em comum pelo Egito Antigo, seja por causa de uma viagem realizada, pela arte daquele país, seja pela história desta antiga civilização, que sempre as fascinou.
No quinto e último episódio da temporada, Susi traz como convidados Charles Fricks (ator) e Analu Preste (artista multimídia), que contam um pouco sobre suas carreiras. Durante a conversa com os entrevistados, veremos que a caricatura tem um ponto em comum na vida deles e sobre a importância de Nair Teffé, primeira caricaturista mulher do mundo.
“Tenho a imensa alegria de apresentar ao público um programa que nasce da minha paixão pela arte e a memória. Desenvolvi uma fórmula única, lúdica e didática, que revela a arte de maneira divertida e acessível, despertando a curiosidade e o encantamento em quem assiste. Acredito que a arte pertence a todos, e por isso este programa foi pensado para dialogar com o espectador, criando um espaço de encontro, descoberta e inspiração. É um convite para que cada um se reconheça e se emocione através da beleza e da criatividade.” Explica Susi. “A arte é o idioma universal da emoção. Com este programa, transformo anos de sonhos em um espaço lúdico e acessível, onde todos podem descobrir, se encantar e se reconhecer”, complementa.
Sinopse programa
Ins.Pirah Sentidos é uma série, que busca atiçar a curiosidade do espectador, despertar seus sentidos, através de diferentes tipos de manifestações artísticas. Será uma viagem dinâmica pelo mundo através das lentes de uma artista plástica cosmopolita, Susi Sielski Cantarino, com dois convidados por programa. A cada episódio, Susi leva o espectador através de um papo descontraído e informal a conhecer suas vidas e a descobrir um ponto em comum na vida dos convidados e o que os liga a um determinado personagem da história da arte.
O programa também apresenta o momento “Zum Zum”; uma fórmula divertida, narrada por Patrícia Niedmayer, com imagens das obras, vídeos, curiosidades sobre o tema e informações dos personagens citados de cada programa. Também traz o momento “Estética”, que mostrará a influência da herança do passado em nossa vida atual, através da moda, gastronomia, maquiagem, saúde, entre outros aspectos..
Formato Ins.Pirah Sentidos
No primeiro bloco de entrevistas Susi fala com diversos artistas de diferentes áreas que levam ao tema do programa. “Zum zum” é o segmento da série mais documental. Onde o público vai conhecer os personagens retratados de um forma cronológica e histórica usando material de arquivo e animações além da narração em off. “Estética” é um vídeo performance inspirada no tema do episódio e dos convidados entrevistados.” Para o diretor Cavi fazer a série foi uma “Experiência INSPIRA – DORA!!!!”.
Nas palavras de Susi. “Pretendemos atiçar a curiosidade do público por meio de uma abordagem divertida, e, ao mesmo tempo, ensinar de forma criativa aspectos pouco conhecidos da história da arte.” complementa.
O terceiro bloco, o de Estética, mostrará a influência, herança do passado em nossa vida atual através da moda, gastronomia, maquiagem, saúde etc.
“Minha missão é simples e ousada: tornar a arte irresistível, despertando curiosidade, beleza e emoção em quem assiste. A arte é o idioma universal da emoção. Com este programa, transformo anos de sonhos em um espaço lúdico e acessível, onde todos podem descobrir, se encantar e se reconhecer.Criei uma fórmula única para mostrar que a arte não é distante nem elitista: ela é viva, divertida e pertence a todos nós.Este programa é mais do que entretenimento: é um convite para que cada pessoa, de qualquer classe social, descubra a magia da arte de forma leve, inspiradora e transformadora.” afirma Susi.
A locação das entrevistas foi realizada no Hotel Gallery em Santa Teresa no Rio de Janeiro.
Episódio 1. Isadora – 45 min – Sábado, dia 29 de novembro, às 13h30m
Neste episódio a apresentadora, Susi com Zé Ibarra (cantor, compositor, arranjador e multi instrumentista) e Ana Botafogo (primeira bailarina do Theatro Municipal e empresária). Nesta conversa a figura de ISADORA DUNCAN aparecerá com uma história marcante na vida dos entrevistados. O programa abordará a vida da bailarina, que foi precursora da dança moderna, ela propôs uma dança livre de espartilhos, meias e sapatilhas de ponta, apresentando-se com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços. Esta “Estética” abordará a moda através dos tempos, chegando até o momento em que, inspiradas por Isadora – defensora da liberdade e dos direitos das mulheres, liberaram os espartilhos, cintos, babados e rodas e passaram a usar roupas fluídas e soltas, um contraponto de liberdade a ditadura da moda.
Episódio 2. Aimberê – 45 min – Sábado, dia 6 de dezembro, às 13h30m
Neste episódio o ponto em comum dos convidados é AYMBERÊ, o primeiro e um dos
maiores heróis brasileiros. Os convidados deste episódio são Michael Baré Tikuna (professor e historiador) e Xico Chaves (artista visual e poeta contemporâneo). “Estética” abordará os temas citados por nosso entrevistado Michael Baré Tikuna que diz: “Os povos indígenas são tão autênticos, que antes da chegada dos europeus, já assistiram ‘teatro’ ao sabor da fogueira comendo pipoca, amendoim, batata assada, milho, broas, tapioca, etc. Bebendo mate, guaraná, chocolate, açaí, cervejas de milho, bebidas fermentadas de várias frutas e de mandiocas. Cabeludos ou com cortes radicais, tatuados, pintados, escarificados, com ‘piercing’ nas orelhas, narizes e bocas, além das bochechas e glabela. Malhados, saudáveis e de boa feição, viviam em sociedades ‘comunistas’ de forma sustentável cantando, dançando e rezando, exaltando a natureza e ‘Deus’. Ora… Esta não é a moda atualmente?! Aliás, eles estão um pouco à frente!”
Episódio 3 – Cézanne – 45 min – Sábado, dia 13 de dezembro, às 13h30
Susi tem um bate papo descontraído com os seus convidados Walter Carvalho (cineasta e fotógrafo) e Roland Villard (chef de cozinha); que encontram um ponto em comum na obra de Paul Cézanne O ZUM ZUM” vai contar a vida do pintor através de seus quadros, sua amante. Abordará uma faceta pouco conhecida dele, que era a paixão pelo azeite de oliva produzido na Provence, região onde morava. Cézanne não ia a Paris sem a sua bombona de azeite, e dizia que levava ”emprestado um raio de sol da Provence para uma refeição de rei em dias de escassez”. No quadro “ESTÉTICA” falará do óleo de oliva, seus diversos usos e benefícios para a saúde e BELEZA. A cheff de Pará, Adriana Veloso, preparou uma deliciosa receita especial, a preferida de Cézanne, que Susi adaptou com o uso de ingredientes típicos do Pará.
Episódio 4. – Egito Antigo – 45 min – Sábado, dia 20 de dezembro às 13h30m
Neste episódio a conversa entre a entrevistadora Susi (estudou quatro anos egiptologia no exterior) com Isabel Fillardis e Anna Bella Geiger, nos levará a descobrir que todas têm uma paixão pelo Egito Antigo, por ter feito uma viagem até o país, pela sua arte única ou pela história única desta antiga civilização, que sempre as fascinou. No quadro “ZUM ZUM” contará a história dramática da vida do FARAÓ AKHENATON . Figura ousada, por enfrentar os sacerdotes e tentar transformar o Egito num país monoteísta. Foi casado com uma das figuras mais belas da história do Egito Antigo, Nefertiti (seu busto revela uma feição incomum). O espectador será levado a conhecer os hábitos da época, através de imagens que vão misturar a escrita, os desenhos e a obra da apresentadora. A “ESTÉTICA” vai decifrar os segredos de beleza dos egípcios, e serão mostrados como influenciam até hoje muitos hábitos de beleza, tanto na cosmética quanto na maquiagem.
Episódio 5. – Nair de Teffé – 45 min – Sábado, dia 27 de novembro, às 13h30m
Susi tem um bate papo descontraído com seus convidados Charles Fricks (ator) e Analu Preste (artista multimídia). Eles contam um pouco sobre suas carreiras. Durante a conversa com os entrevistados, veremos que a caricatura tem um ponto em comum na vida deles e sobre a importância de Nair Teffé. A famosa revista Fon-Fon, tem o mérito de ter sido a pioneira, quando publicou trabalhos inéditos de Rian (Nair de Teffé), a primeira mulher caricaturista do Brasil. A intensa vida de Nair de Teffé foi marcada pela diversidade de ações culturais e políticas e pelo ineditismo de suas ideias que desafiavam o status quo da época: ela lançou moda, foi a primeira noiva de um Presidente da República, em exercício, pioneira na caricatura, primeira mulher a usar calças e a montar a cavalo no estilo masculino, desafiando os paradigmas da época de gênero e a primeira mulher no Brasil a ser registrada com o nome de Nair. Além destes pioneirismos, ela contribuiu de forma indubitável à arte, quando no Palácio do Catete decidiu abrir um espaço nos saraus para o violão e a música popular brasileira.
Ficha Técnica:
- Idealização, argumento, e apresentação: Susi Sielski Cantarino
- Narração: Patricia Niedermeier
- Diretor: Cavi Borges e Patricia Niedermeier
- Produtora Executiva: Patricia Aguiar
- Direção de Produção: Susi Sielski Cantarino
- Assistente de direção: Marina
- Produtora Executiva: Patricia Aguiar
- Coordenação de produção: Layla Brizola
- Assistente de Produção: Fabiola Gonçalves
- Diretora de Arte: Andrea
- Diretor de Fotografia:Guilherme Tostes
- Fotografia Still: Marcio
- Técnico de Som: Toninho Muricy
- Assistente de Som: Marcelo Tostes
- Figurinista: Marcia Pitanga
- Maquiadora: Mariana
- Mídias Sociais Ana Paula
- Videografismo: Christian Caselli
- Produção Realize Produções e com produção executiva de Patrícia Aguiar
Bios
Susi Sielski Cantarino – Idealização, argumento, produção e apresentação
Estudou teatro antes de se mudar para Israel em 1975, onde cursou e se formou na Escola de Belas Artes, Midrashá LeOmanut.
Há 35 anos, Susi mora no Rio de Janeiro, é artista plástica, produtora e curadora. Dirige as galerias de arte Metara desde 1989. Teve seu trabalho exposto a partir de 1976 em museus, galerias, feiras e salões de arte no mundo. Em 2005 recebeu o Prêmio Internacional “Lorenzo il Magnifico”: 2ª Colocação na Bienal de Firenze, categoria técnica mista e instalação
Seu foco atual é a produção de um programa de televisão inédito sobre arte e entrevistas, que será veiculado no canal Arte1. Fala fluentemente alemão, espanhol, inglês, hebraico e português.
Cavi Borges – diretor
Cavi Borges é fundador da Cavideo, locadora especializada em filmes de arte que depois virou produtora e distribuidora. Cavi já realizou mais de 400 obras audiovisuais entre curtas, médias, longas e séries. Como diretor, já fez 20 longas e 70 curtas ganhando 200 prêmios.
Seus filmes foram exibidos em Cannes, Berlim e Roterdã. Recentemente firmou uma parceria com o grupo Estação e vem realizando eventos e homenagens para cineastas brasileiros. Cavi e uma referência no cinema independente carioca e nacional
O diretor e produtor Cavi Borges receberá o Diploma Heloneida Studart, que será concedido aos homenageados em outubro.
Patrícia Niedermayer – diretora
Atriz e bailarina, diretora e performer, Patrícia é graduada na faculdade Angel Vianna, em dança. Integrou as companhias de Dança Márcia Rubin, e Frederico Paredes e integra a Cia Atores e Bailarinos do Rio de Janeiro, dirigida por Regina Miranda, desde 2001, pela qual participou de diversos festivais internacionais e nacionais. Trabalhou com diversos diretores de cinema e teatro como Antônio Abujamra, Rubens Corrêa, Gerald Thomas, Jefferson Miranda e Antônio Carvalho, dentre outros. Dirigiu, em parceria com Cavi Borges, longas metragens curtas e videoartes. Dirigiu e atuou, junto com Cavi Borges nos filmes “Salto no Vazio”, “O cinema é minha vida” e “Reviver”, que ganhou o Prêmio de melhor roteiro no Festival Guarnicê de Cinema-MA. Atuou ainda como protagonista nos longas: “Filme Francês” e “Fado tropical”, de Cavi Borges, “Orlando”, de A lexandre Rudar, “Estamos vivos”, de Filipe Codeço, “Guerra do Paraguai”, “Dois casamentos” e “Os príncipes” todos com direção de Luiz Rosemberg Filho, tendo recebido o prêmio de melhor atriz no Cine PE 2018, pelo “Os Príncipes”. Atuou também na minissérie “Giga”, de Taciano Valério e no longa ” Espumas ao vento”.
Volta a direção com Cavi no filme, “Não Sei Quantas Almas Tenho”, depois do “Salto no Vazio” e “Reviver”esll, como também ” Mulheres em Auschwitz-escritas de Resistência”, com Regina Miranda, e “Ensaios sobre Yves”.
Patrícia Aguiar – Produtora Executiva
Jornalista e Publicitária, Pós graduada em Mídias Digitais, com Especialização em Cinema na UCLA – USA. Lecionou por 18 anos na Pós-Graduação e Graduação, da Universidade Estácio, nas áreas de Cinema, Produção Audiovisual e Publicidade. Atuou como Produtora Audiovisual e na Criação da agência VS Comunicações, junto com o publicitário Lula Vieira e em outras empresas, onde dirigiu, roteirizou e criou campanhas. Premiada em criação de melhor comercial no “Profissionais do Ano” e melhor Campanha no “Prêmio Colunistas”. Dirigiu programas de TV, incluindo o premiado programa “Livros Animados”, para a TV Futura. Apresentadora do quadro “Making Off” do programa “Canal Propaganda & Marketing” da TVE.
Produção executiva do programa Jazz & Blues Rio das Ostras, para o Multishow e diversos Programas Mesa Redonda da TV Corporativa da Petrobrás. Em sua produtora REALIZE PRODUÇÕES, elabora projetos, cria, roteiriza, produz e dirige campanhas de produtos comerciais e institucionais, programas de TV e campanhas políticas. Em coprodução com a Total Filmes, produz o longa-metragem e série: “Aliens na Amazônia” . Atualmente, produz, dirige e entrevista em sua produtora o programa de entrevistas “Trade Brasil – O Comercio Exterior em Pauta”. É presidente do Conselho de Cultura da, Federação das Câmaras de Comércio Exterior – FCCE e Diretora da Federação de Comércio e Indústria do Audiovisual – FICA.
site: www.realizeproducoes.tv
Arte1
O Arte 1 é um canal brasileiro de espaço qualificado que valoriza a produção independente e contribui para a formação do público que gosta de arte. Dança, música, artes visuais, literatura, teatro, cinema, design, moda, arquitetura, fotografia, são 24h no ar com filmes, documentários, séries e apresentações.
Exibição INS.PIRAH Sentidos no canal ARTE 1, teremos um episódio inédito por semana, aos sábados e uma reprise às quartas, no período da manhã.
Dessa forma:
Ep.1 – Isadora Duncan
29/11 – 13hh30
03/12 – 06h00
Ep.2 – Aimberê
06/12 – 13h30
10/12 – 06h00
Ep.3 – Paul Cézanne
13/12 – 13h30
17/12 – 06h00
Ep.4 – Egito Antigo
20/12 – 13h30
24/12 – 06h00
Ep.5 – Nair de Teffé
27/12 – 13h30
31/12 – 06h00