“Takotsubo, Coração Partido” chega ao Teatro Vannucci abordando drama feminino e superação

“Takotsubo, Coração Partido” reestreia em sua terceira temporada e chega ao Teatro Vannucci, Shopping da Gávea, com sessões nos dias 21 e 28 de outubro, terças-feiras, às 20h, nas quartas de novembro e no dia 03 de dezembro, no mesmo horário.

Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, a peça retrata a história de uma mulher de classe média alta da zona sul carioca que enfrenta, desde a sua infância, silêncios profundos, cicatrizes invisíveis e uma sucessão de rupturas emocionais. Ao longo de sua jornada marcada por afetos adoecidos e relações abusivas, numa luta árdua pela sua integridade emocional e física, a protagonista vivida por Monica acaba sucumbindo ao esgotamento extremo proveniente de profundo estresse. Estresse extremo, que literalmente parte o seu coração. Diagnosticada com a Síndrome de Takotsubo, também chamada de “Síndrome do Coração Partido”, ela mergulha em uma experiência quase morte, atravessando um coma permeado por reflexões intensas, onde seu passado é revisitado em um turbulento acerto de contas.

Dirigida por Édio Nunes e Larissa Bracher, “Takotsubo, Coração Partido” é uma peça que aposta na fisicalidade e na força das palavras para construir uma cena visceral e envolvente. “‘Takotsubo, Coração Partido’ é um espetáculo físico, desafiador. Um mergulho profundo nas camadas humanas. É impossível sair ileso”, afirma Nunes. Bracher complementa: “A peça fala sobre limites aos seus pares, sobre aprender a se proteger mesmo a duras penas”. Bracher cita ainda o poder curativo dos processos e do tempo para a personagem do espetáculo e como o teatro é usado como um catalisador social. Édio e Larissa ressaltam que, na peça, o teatro cumpre os seus papéis como ferramenta de reflexão social e coletiva, assim como um veículo transformador.

A atriz Monica Guimarães destaca o papel social da obra: “Muita gente desconhece os efeitos psicofísicos do estresse. O teatro tem o poder de despertar empatia e ampliar a consciência sobre essas questões.” Já Claudia Mauro enfatiza: “O texto escancara o lado sombrio que tentamos esconder. É um convite à reflexão sobre nossas escolhas e relações”.

– A arte em seu papel social de expansão, aprendizagem, troca e acolhimento, potencializa nossos encontros pós-espetáculo. Seguiremos em nossas Rodas de Diálogo com profissionais especializados em suas competências. Contribuindo com suas expertises na construção de uma sociedade forte e consciente – reforça Monica.

Sinopse:

Após uma experiência de quase morte, uma mulher revisita sua vida marcada por dores silenciosas e relações adoecidas. Inspirado na Síndrome do Coração Partido, o espetáculo revela os impactos do estresse emocional na saúde feminina. Com dramaturgia de Monica Guimarães e Claudia Mauro, “Takotsubo, Coração Partido” é uma obra visceral sobre renascimento e cura.

Ficha técnica:

  • Autoria: Monica Guimarães e Cláudia Mauro
  • Direção: Édio Nunes e Larissa Bracher
  • Elenco: Monica Guimarães e Guilherme Dellorto
  • Iluminação: Paulo Cesar Medeiros
  • Trilha Original: Marcelo H
  • Cenário e Figurino: Wanderley Gomes
  • Preparação Emocional: Estrela Straus
  • Preparação Vocal: Rose Gonçalves
  • Colaborador Cênico de Movimento: Toni Rodrigues
  • Assessoria de Imprensa: Carlos Pinho
  • Idealização e Realização: Monica Guimarães
  • Produção Executiva: Andréia Ribeiro
  • Identidade visual: Agência Ms Movie Design
  • Parceria: Casa Forte Produções Culturais e Esportivas

Serviço:

  • Local: Teatro Vannucci – Shopping da Gávea – Rua Marquês de São Vicente, 52, 3º Piso, Gávea, Rio de Janeiro – RJ
  • Temporada: de 21 de outubro a 03 de dezembro

Sessões:

– Dias 21 e 28 de outubro, terças-feiras, às 20h;

– Dias 05, 12, 19 e 26 de novembro, quartas-feiras, às 20h;

– Dia 03 de dezembro, quarta-feira, às 20h.

Ingressos: entre R$ 100 (inteira) e R$ 50 (meia-entrada), vendas na bilheteria do teatro e no site https://bileto.sympla.com.br/event/112099/d/344120

Gênero: Drama

Classificação etária: 14 anos

Duração: 55 minutos

Rede social: https://www.instagram.com/takotsuboespetaculoteatral/

Related posts

“O Tubarão Martelo e os habitantes do fundo do mar” faz única apresentação no Rio de Janeiro

Buenos Aires Tango Show abre o Congresso Brasileiro de Tango no Rio

Programação semanal Teatros Riachuelo e Adolpho Bloch