No dia 15 de dezembro, domingo, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades começa às 16h com o Cortejo da Casa de Mystérios para a Praça da Harmonia, seguido da apresentação do espetáculo “Auto do Belo Amor”, com elenco formado por atores, dançarinos e músicos sobre pernas de pau. Às 18h acontecerá o “Choro no Coreto” com Luciana Rabello.
_ Vamos receber com grande entusiasmo nossos mais recentes parceiros, Luciana Rabello e a “Casa do Choro”. A praça é o nosso lugar para as cantorias, batuques e danças. Nosso palco sagrado. É nela que realizamos todo ano a pajelança diante do público evocando raízes dos cantos mágicos do Brasil. São cantos de trabalho, de amor e guerra – avisa Ligia Veiga, diretora artística da Companhia.
O evento na Sede de Arte Pública encerra em 2024 a programação do “Calendário Cultural” do grupo na Zona Portuária do Rio de Janeiro. Para os artistas pernaltas da Gamboa “é tempo de celebrar renovação, a potência das Marias mães, filhas, irmãs; as parcerias e composições que se fazem mais e mais urgentes em tempos turbulentos, encontros que frutificam e nutrem a todos”.
Sobre a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades
É Vencedora do 33º Prêmio Shell de Teatro, na categoria “Energia que vem da Gente”. Comprometida com a memória dos saberes ancestrais de um território em disputa, a Companhia está sediada desde 2007 na Gamboa, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, ocupando durante o ano as ruas e praças com espetáculos, intervenções, cortejos, procissões, cheganças. “Junto aos alunos, comunidade e artistas locais criamos os Autos de Resistência, Óperas Populares, Autos de Natal, desfiles de carnaval e tantas outras ações” – explica a diretora Ligia Veiga.
A Companhia é dedicada à pesquisa e à criação de um teatro praticado nas ruas, praças e espaços alternativos. Seus espetáculos, com coreografias em pernas de pau e música ao vivo, são inspirados nos antigos atores populares, inscrevendo-se como “Ópera Popular”, afirmando o Teatro de Rua como importante veículo de intervenção urbana e transformação.
As ações do Calendário Cultural da Companhia visam manter o trabalho coletivo praticado nas ruas, resinificando a potência da arte pública na cidade. Ao mesmo tempo, contribuem para o reconhecimento e a importância das políticas públicas voltadas às produções artístico-culturais de rua, garantindo o direito da população em geral à fruição das artes em espaços púbicos.
A Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades agradece pelas mais diferentes parcerias de 2024:
Alexandre Mendonça, Amir Hadad e Grupo Tá na Rua, Ana Luiza Cardoso, Ana Paula, Angélica de Paula, Bado Todão, Caetana Dias, Cesinha Oiticica, Cristina Tomaz, Dandara Flor, Dilma Mesquita, Ed Santini, Elan Barreto, Emily Pirmez, Guilherme Vergara, Heglan Pereira, Iazana Guizzo, Jards Macalé, Jessica Gogan, Karen Eppinghaus, Luan Franco, Marcinha Brandão, Maria Alice Poppe, Mauro Cury, Natália Barros, Negadeza, Joelson Gusson, Otavio Avancini, Renata Neves, Robertinho Kauffman, Rodrigo Maré, Rômulo Sá, Ruda Brauns, Yuri Riso
_ E muito especialmente ao núcleo daCompanhia que entre tantos percalços sustentam nossa necessidade de juntos criarmos realidade: Carlos Santo, Dicoken Brito, Emily Pirmez, Jorge Freire, Lelena Anhaia, Marilia Felippe, Marina França, Milla Costa, Pedro Lima, Rafael Rodrigues, Thiago Queiroz, Verônica Gomes, Clóvis Corrêa de Andrade – finaliza Ligia.
Apoio: Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura
@culturario
Serviço
Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades
Quando: 15 de dezembro, domingo
Horários:
_ 16h – Cortejo saindo da Casa de Mystérios (Rua Pedro Ernesto, 21 – Gamboa) para a Praça da Harmonia, seguido da apresentação do “Auto do Belo Amor”. Às 18h começa “Choro no Coreto” com Luciana Rabelo.
Classificação etária: livre
Evento gratuito
Mais informações: @ciademysterios