Início » Teatro a Domicílio de volta ao Brasil: Raul de Orofino apresenta peças dentro das casas das pessoas

Teatro a Domicílio de volta ao Brasil: Raul de Orofino apresenta peças dentro das casas das pessoas

por Redação
Teatro a Domicílio

Teatro a Domicílio

Está de volta ao Brasil o ator Raul de Orofino, pioneiro do Teatro a Domicílio, criado há três décadas, quando começou a levar suas peças para dentro das casas das pessoas com enorme sucesso.

O projeto teve como primeira diretora e madrinha a atriz Irene Ravache, grande incentivadora de Orofino.

O Teatro a Domicílio chegou a se desdobrar num outro grande sucesso dos anos 1990, o Teatro a Bordo, realizado em pleno voo para os passageiros da então empresa aérea TABA, fazendo de Raul a primeira pessoa no mundo a atuar “nas nuvens”. O feito ganhou ampla cobertura da imprensa e uma coletiva a bordo reunindo as principais emissoras de TV aberta como Globo, SBT, Band, Record, TV E (hoje TV Brasil) e a então TV Manchete, além de matérias no “Fantástico” e na revista TIME.

Raul de Orofino tornou-se então uma espécie de mambembe contemporâneo, tirando de sua mala espetáculos inteiros para serem saboreados na intimidade, pelos grupos que contratavam seus serviços.

O trabalho o levou à Europa, onde morou por quase 20 anos e, fluente em português, espanhol e italiano, se apresentou em lares e empresas de diversos países, sempre com textos de sua própria autoria. “Qualquer lugar que tivesse uma sala e pessoas para me ouvirem, eu contava histórias“, lembra o ator.

HISTÓRICO

O Teatro a Domicílio foi criado no início dos anos 1990, na esteira do então Plano Collor, que confiscou as economias dos brasileiros e jogou a população numa grande crise. Os artistas então se viram sem palco e sem trabalho, o que provocou Raul de Orofino: “vou fazer teatro nem que seja na casa das pessoas“. E assim foi.

Três décadas se passaram e o Teatro a Domicílio ganhou novo significado neste mundo atravessado pela recente pandemia, com muitas pessoas ainda reticentes ao convívio em ambientes públicos – seja pelo eventual risco de contágio, seja pela ressaca psicológica que ainda paira em maior ou menor grau sobre a população.

O ATOR PALESTRANTE

Ao longo das apresentações nas casas para diferentes grupos, reunindo profissionais de diferentes áreas, alguns empresários enxergaram neste teatro íntimo e nômade um caminho para aumentar a saúde emocional de seus funcionários e, pouco a pouco, Raul passou a acumular também a função de palestrante e professor, ministrando workshops em que busca “transformar o pensamento das pessoas através do humor e da emoção”.

SERVIÇO:

LOCAL: pode ser apresentado em residências, empresas, clubes, hospitais

GÊNERO: comédia

DURAÇÃO: 60 min

CLASS. INDICATIVA: 12 anos

INGRESSOS: R$50 e R$35 (até 18 anos e a partir de 65 anos)

INFORMAÇÕES: whatsapp (21) 98059-2697

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via