Teatro Carlos Gomes recebe mais uma edição do  Fórum ITI Brasil de teatro

por Redação
A Farra do Boi Bumbá - Foto: Danilo Sergio

Os dias 24 e 25 de novembro vão agitar o Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, com mais uma edição do Fórum ITI Brasil de teatro do Instituto Internacional de Teatro (ITI), com a apresentação de diversas peças de artistas e produtores das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e outros municípios da Baixada Fluminense.

A programação começa às 19 horas, com a abertura oficial, e também com a apresentação e entrega do Prêmio Desafio Caminhos da Cena: Uma Maratona Estudantil, idealizado por Carla Costa, que vai premiar nove estudantes de teatro que dedicaram o ano de 2025 a assistir espetáculos teatrais, com a distribuição de mais de R$5 mil em prêmios para os primeiros colocados em cada categoria.

Na abertura, dia 24, serão realizadas apresentações teatrais das peças Poesia do Samba, do Complexo Negra Palavra; Jão Queixote – A Semente, do Grupo Nós Destinos de Teatro; Teresas, da Trupe  Silvas de Teatro; Feio, da Dobra Teatro; Aniversário Guanabara, da Renca Coletivo de Teatro; e A Farra do Boi Bumbá, dos Ciclomáticos. Além da participação e falas de figuras como Tarcísio Motta (Deputado Federal), Maria Marighella (FUNARTE), Lucas Padilha (SMC Rio) e Danielle Barros (SECEC Rio).

Já no dia 25 de novembro, a Sala Guarani do Teatro Municipal recebe uma sequência de rodas de conversas e apresentações artísticas com temas variados e mediadores que são voltados para cada assunto discutido nas mesas, como o deputado federal Tarcísio Motta; Aline Vila Real, da Funarte; Julia Pacheco, secretária de Cultura de Niterói; e Márcia Dias, representando a Associação dos Produtores de Teatro do Rio de Janeiro (APTR).

Para Jeff Fagundes, presidente do Centro Brasil do International Theatre Institute, o evento é mais uma prova de que o Brasil está na direção certa para se consolidar como um polo mundial das artes cênicas, com grupos e companhias de renome internacional, refletindo o poder da cultura nacional.

“O Brasil é produtor natural de teatralidade e o Rio de Janeiro é um território extremamente cultural. Nós, enquanto sociedade, precisamos fomentar a produção cultural e discussões acerca do tema, para elevar, ainda mais, o nome do Brasil no cenário teatral global. Posso afirmar que serão dois dias de encontros e trocas com uma programação imperdível”, pontua Fagundes.

O Instituto Ato, um dos apoiadores do Fórum, também estará no evento, representado pela sua diretora, Leila Maria Moreno, que também discursará na abertura do encontro. Ela reforça que a instituição valoriza e difunde as artes cênicas fluminenses.

“Firmamos a parceria com o Instituto Internacional de Teatro (ITI) para que essa colaboração fortaleça a integração da cena brasileira à rede internacional e inspire novos diálogos entre territórios e artistas. Com orgulho, o Instituto ATO realiza junto ao Fórum ITI Brasil, presidido por Jeff Fagundes, no Rio de Janeiro, encontros que promovem representatividade, intercâmbio e formação. Estamos entusiasmados e felizes com a realização desse projeto”, afirma a diretora do Instituto Ato.

O Fórum ITI Brasil: Representatividade e Fomento dos Teatros Brasileiros no Rio de Janeiro do Instituto Internacional de Teatro é realizado em parceria com o Instituto Ato Toda Arte, graças ao Termo de Fomento nº 958739/2024, com fundos oriundo de emenda parlamentar, celebrado pelo Ministério da Cultura – MinC, patrocinado pelo Governo Federal, e com apoio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Secretaria Municipal de Cultura do Rio De Janeiro.

O organizador

Jeff Fagundes é ativista cultural Internacional, diretor e ator teatral. Nascido em Taguatinga DF, construiu sua carreira e vida na cidade do Rio de Janeiro, É mestre pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), e, atualmente, é presidente do Centro Brasil do International Theatre Institute/UNESCO. Idealizou o NeapFest, primeiro festival de intercâmbio teatral no Rio de Janeiro.

Foi curador e cogestor do Terreiro Contemporâneo Quilombo Cultural Negro, na Lapa, ganhador do prêmio Shell de Inovação em 2019, responsável por criar espaço para grupos negros periféricos no centro do Rio de Janeiro; onde também foi professor de atuação cênica sob perspectivas afrobrasileiras por três anos consecutivos.

Indicado ao prêmio Tápias pela cena “La petit Mort” em 2019, escreveu várias peças, atuou e dirigiu obras teatrais de grandes nomes brasileiros. Como ator, teve trabalhos marcantes em “O Pagador de Promessas”, dirigido por Marcus Alvisi, “Esperança na Revolta”, por André Lemos, “Barrela”, por Andrea Terra, e circulou com seu solo “Iroko: Meu Universo”, nacional e internacionalmente.

O ITI

O International Theatre Institute (ITI) é uma instituição, criada pela Unesco, que impulsiona projetos e artistas das artes performáticas desde 1948. Seu objetivo é apoiar colaborações internacionais nas áreas de teatro e dança que estejam alinhados com os objetivos de desenvolvimento sustentável e acordos de paz, com centros em mais de 90 países, sendo 5 deles na América Latina.

Depois de sete anos, o Centro Brasil do ITI está reaberto, como uma embaixada do instituto, dedicado ao apoio e desenvolvimento das artes performáticas no país. Com foco na capacitação de artistas periféricos, negros e LGBTQIA+, mapeamento dos teatros brasileiros, impulsionamento da economia criativa e a facilitação de acesso a recursos internacionais. O Centro Brasil busca promover a diversidade cultural, a descolonização das artes e a internacionalização dos artistas brasileiros.

O INSTITUTO ATO

O Instituto ATO Toda Arte foi criado em 2012 e tem por objetivo elaborar, desenvolver, pesquisar e realizar projetos que promovam, divulguem, fomentem e preservem a cultura e a arte brasileira, seus artistas e suas obras, em todas as linguagens de expressão artística, tendo como foco a música, o teatro e projetos de preservação da memória das artes, mas não excluindo as outras formas de expressão. O incentivo para a criação da instituição foi a colaboração na elaboração do projeto que resultou no Centro de Referência da Música Carioca, hoje um patrimônio público, da Secretaria de Cultura do Rio, instalado na Tijuca.

A partir de uma série de reuniões, um grupo de produtores, pesquisadores e músicos, apontaram a necessidade de uma instituição com essa finalidade. A ATO já realizou diversos eventos, como o Festival Toca: Ano de Dominguinhos em 2021, patrocinado pelo Governo Federal e Estadual do Rio de Janeiro; Desancora – Show da Barca dos Corações Partidos, peça teatral multipremiada com financiamento dos governos federal e estadual do Rio de Janeiro por meio de leis de incentivo; Jacksons do Pandeiro; Festival Instrumental Brasil em 2022; e o Festival Toca em 2023, e novamente em 2025, dessa vez com Patrocínio Master da Transpetro.

Serviços
Fórum ITI Brasil de teatro do Instituto Internacional de Teatro (ITI)
24 e 25 de novembro, a partir das 19 horas
Teatro Municipal Carlos Gomes – Praça Tiradentes, s/n, centro – Rio de Janeiro
Entrada Gratuita

Você também pode gostar

Compartilhe
Send this to a friend