Teatro Claro Mais RJ apresenta “Movimento Mais Acessibilidade”

Evento acontece dia 28 de maio (terça-feira) a partir de 14h, em Copacabana.

Data:

Primeiro teatro 100% acessível em comunicação no País, o Teatro Claro MAIS RJ, em Copacabana, será palco para a primeira edição do evento MOVIMENTO MAIS ACESSIBILIDADE. O próximo dia 28 de maio, terça-feira, será marcado por uma série de palestras com convidados que mostrarão que a acessibilidade vai muito além da simples adaptação física dos espaços; trata-se de criar um ambiente que acolha, facilite, promova autonomia e permita a participação plena de todas as pessoas. O evento Movimento Mais Acessibilidade é organizado pela produtora BRAIN+, CLARO e KTALISE, em parceria com a REDE D’OR e com a tecnologia de acessibilidade BEPLAY.

A Abertura acontece às 14h com a palestra “Abertura das cortinas da inclusão: A magia da acessibilidade no teatro e na arte”, conduzida por Frederico Reder, presidente da BRAIN+.  Em seguida, Fabiano Carneiro, gestor de projetos da Fundação Nacional de Artes (FUNARTE) apresenta a palestra “Cultura, diversidade e inclusão: Transformando projetos em realidade”

– O evento será uma reflexão profunda sobre como podemos tornar nossas comunidades mais acessíveis e inclusivas, reconhecendo e valorizando a diversidade em todas as suas formas. Juntos, podemos construir um futuro mais justo e igualitário para todos, diz Juliana Reder, presidente da produtora BRAIN+.

O evento segue com Luis Mauch, sócio e diretor da Beplay, com a palestra “Construindo pontes: Inovação digital e acessibilidade cultural para todos”. Com uma trajetória de mais de 25 anos na música, no teatro, no circo e na literatura, Sara Bentes leva para o Teatro Claro MAIS RJ a palestra “A força da inclusão: transformando vidas e realizando sonhos”. Doutora em artes cênicas pela UNIRIO, Cristiane Muñoz fala sobre “A importância da criatividade e da diversidade na educação: como a arte pode transformar a sala de aula”. A sequência de palestras será encerrada com Patrícia Sanches, do Instituto Claro, apresentando “Um lugar ao sol: Claro, Instituto Claro e o trabalho por novas perspectivas para jovens em situação de vulnerabilidade social”.

O encerramento do evento MOVIMENTO MAIS ACESSILIBADE será com uma apresentação musical da cantora Sara Bentes, acompanhada pelo pianista Vánderson Pereira. Um pocket show cativante e inspirador.

SERVIÇO:

MOVIMENTO MAIS ACESSIBILIDADE

  • Local: Teatro Claro Rio – Rua Siqueira Campos, 143 – 2º piso – Copacabana.
  • Data: 16 de maio (terça-feira)
  • Horário: 14h.
  • Ingresso: entrada gratuita
  • Vendashttps://uhuu.com/evento/rj/rio-de-janeiro/movimento-mais-acessibilidade-13186   
  • Capacidade: 659 lugares
  • Classificação: Livre.
  • Realização: Brain+ Claro e Ktalise
  • Patrocinador: Reder D’or
  • Acessibilidade: Beplay

MOVIMENTO MAIS ACESSIBILIDADE PALESTRAS CONFIRMADAS

1 – ABERTURA DAS CORTINAS DA INCLUSÃO: A MAGIA DA ACESSIBILIDADE NO TEATRO E NA ARTE.

PALESTRANTE: FREDERICO REDER 

Venha se inspirar na palestra “ABERTURA DAS CORTINAS DA INCLUSÃO: A MAGIA DA ACESSIBILIDADE NO TEATRO E NA ARTE”, conduzida por FREDERICO REDER, uma figura influente no cenário cultural do Rio de Janeiro e São Paulo. Com mais de 25 anos de experiência no mundo teatral, Fred possui um profundo entendimento dos desafios e possibilidades da inclusão nas artes.

Como diretor, produtor, cenógrafo, figurinista, apresentador e ator, Fred possui uma visão única sobre como tornar a arte mais acessível e inclusiva para todos os públicos. Sua recente iniciativa, o Movimento Mais Acessibilidade, busca garantir 100% de acessibilidade nos Teatros Claro Mais, oferecendo recursos como áudio descrição, Libras e legendas.

Exploraremos como a arte e o teatro podem se tornar ferramentas poderosas de inclusão, ultrapassando limites físicos e sensoriais para alcançar pessoas de todas as habilidades e necessidades. Discutiremos a importância da representatividade no teatro, promovendo empatia, compreensão e aceitação através de histórias diversas e elencos inclusivos.

Ao participar desta palestra, você terá a oportunidade de se inspirar na visão e compromisso de Frederico Reder com a inclusão nas artes. Junte-se a nós nesta jornada de descoberta e transformação!

FREDERICO REDER

Apaixonado pelas artes, o empresário Frederico Reder alia o talento de uma mente criativa com a audácia de um jovem empreendedor. E assim, tornou-se referência no eixo Rio/São Paulo com os Teatro Claro Mais Rio e São Paulo. Além do Teatro Bangu Shopping (RJ) e Teatro Shopping Via Sul (CE). Aos 39 anos, Fred, participa ativamente das movimentações de sua empresa, e quem conhece sua personalidade inquieta não se espanta com a diversidade de experiências que já viveu como produtor, diretor, cenógrafo, figurinista, apresentador e ator. Na sua trajetória já conquistou o Prêmio Shell de Teatro e o prêmio APTR.

Junto com o Marcos Nauer, inovou e criou um gênero único de espetáculos, o DOC.MUSICAL, um estilo que mescla linguagens de documentário, teatro e música para contar grandes acontecimentos ao longo da história da humanidade, são os responsáveis pelos sucessos “60! Década de Arromba”, “70? Década do Divino Maravilhoso” e “80 A Década do Vale Tudo” e “Elas Brilham”

Em 2023, inaugurou o Circo do Tirú em parceria com o humorista Tirullipa e lançou o Movimento mais Acessibilidade, garantindo 100% de acessibilidade nos Teatros Claro Mais com recursos como áudio descrição, Libras e legendas.

Com um currículo tão diversificado e repleto de conquistas, Frederico Reder é verdadeiramente um visionário das artes. Sua paixão pela cultura e seu compromisso com a inclusão se refletem em cada empreendimento que ele realiza. Seu legado é um testemunho da sua visão audaciosa e do seu compromisso em promover uma cultura inclusiva e diversificada nas artes.

2 – CULTURA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO: TRANSFORMANDO PROJETOS EM REALIDADE

PALESTRANTE: FABIANO CARNEIRO

Nesta palestra, Fabiano Carneiro, Gestor Cultural, compartilhará sua expertise em cultura, esportes, diversidade e inclusão.

A partir de sua vasta experiência na gestão de projetos culturais e esportivos, Fabiano explora como esses setores podem ser poderosos agentes de transformação social.

Ele apresentará casos práticos de projetos que buscaram promover a diversidade e a inclusão, destacando os desafios enfrentados e as estratégias bem-sucedidas adotadas.

A palestra inspira os participantes a repensarem o papel da cultura e do esporte na promoção da igualdade e na construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.

FABIANO CARNEIRO

Fabiano Carneiro acumula a experiência de 32 anos como gestor cultural no setor público. Possui formação em Administração de Empresas e especialização em Gestão e Políticas Culturais pela Universidade de Girona /ES, Mestrando em Educação, Cultura e Comunicação em Territórios na UERJ. Durante 16 anos de trabalho na Coordenação de Dança da Funarte, atuou diretamente no desenvolvimento e na implementação dos principais projetos da instituição nas áreas de capacitação, intercâmbio, fomento e acessibilidade. Além disso, integrante na comissão de seleção de projetos em vários estados brasileiros e como curador e programador de teatros, festivais e mostras de dança em diferentes regiões do Brasil. Palestrante em seminários, simpósios e festivais nacionais e internacionais.

Membro do Comitê Executivo do Conselho Intergovernamental do Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas IBERESCENA.

Integrante da comissão de curadoria internacional dos Festivais Emblemáticos em Artes do Equador/2018 por meio do Instituto de Fomento das Artes Inovação e Criatividades.

Professor convidado da Pós-graduação em Gestão e Produção Cultural da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Professor do curso MBA em dança da Faculdade Inspirar.

Agraciado pelo I prêmio Cesgranrio de Dança 2019 na categoria especial.

3 – CONSTRUINDO PONTES: INOVAÇÃO DIGITAL E ACESSIBILIDADE CULTURAL PARA TODOS.

PALESTRANTE: LUIS MAUCH (SÓCIO DIRETOR DA BEPLAY)

Nesta palestra, serão explorados diversos aspectos relacionados à forma como as tecnologias digitais estão promovendo a inclusão na esfera cultural.

Da realidade virtual à colaboração digital, são apresentadas diversas formas pelas quais a inovação digital está facilitando o acesso e a participação ativa de todos na cultura.

Essa abordagem ampla e inclusiva revela como a tecnologia está construindo pontes entre diferentes comunidades, promovendo uma cultura mais diversificada e acolhedora para todos.

LUIS MAUCH

Administrador de Empresas, Especialista em Desenho Universal e acessibilidade. É fundador da Ktalise Tecnologias, Associação Mais Diferenças, e Musea.

Com 20 anos de atuação junto a inclusão de pessoas com deficiência. É consultor para as Américas da UIT, da FAO-UN Food and Agricultural Organization, membro do Comitê de D&I da ABPRH e do World Disability Advisors Group do Rotary Internacional.

A Ktalise oferece soluções tecnológicas com foco em acessibilidade. Website acessível, aplicativo para análise de acessibilidade de edificações e outras para fazer eventos 100% acessível. Seu mais novo aplicativo web, Beplay (www.beplay.com.br), torna qualquer evento acessível e funciona junto com todas as plataformas digitais.

4- A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE E DA DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO: COMO A ARTE PODE TRANSFORMAR A SALA DE AULA.

PALESTRANTE: CRISTIANE MUÑOZ

O objetivo dessa palestra será demonstrar como a inclusão de práticas artísticas na educação pode beneficiar todos os alunos, especialmente aqueles com diferentes formas de pensar e aprender.

Os temas abordados incluirão estratégias de ensino inclusivas, adaptações curriculares para atender às necessidades individuais dos alunos e a criação de um ambiente de aprendizado que promova o respeito mútuo e a valorização da diversidade.

Serão discutidos exemplos simples e práticos de atividades artísticas que podem ser incorporadas ao currículo escolar para promover a criatividade, a expressão e a inclusão de todos os alunos. Além da importância de valorizar e celebrar a diversidade na sala de aula, destacando como isso contribui para um ambiente educacional mais rico e estimulante para todos os estudantes.

SOBRE CRISTIANE MUÑOZ

Cris Muñoz é uma figura notável com uma carreira diversificada. Com um doutorado em Artes Cênicas pela UNIRIO e atualmente realizando seu pós-doutorado em “Cuidados artísticos para pessoas neurodivergentes em situação de vulnerabilidade social”, ela é uma pesquisadora apaixonada e educadora engajada.

Além de sua sólida formação acadêmica, Cris é uma pessoa neurodivergente triplamente excepcional, sendo autista de nível 1 de suporte, com TDAH e altas habilidades/superdotação. Sua perspectiva única é ainda mais enriquecida pela sua experiência como mãe de uma adolescente autista não oralizada.

Cris é ativa em várias iniciativas e organizações, incluindo o Palhaços Sem Fronteiras Brasil e a IIAN (International Inclusive Arts Network), onde representa o Brasil. Além disso, ela é professora no Instituto Internacional de Psicanálise (IIP). Seu compromisso com os cuidados artísticos para pessoas neurodivergentes em situação de vulnerabilidade social destaca-se como uma faceta notável de seu trabalho, demonstrando como a arte pode ser uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar e a dignidade de todos os indivíduos.

5 – A FORÇA DA INCLUSÃO: TRANSFORMANDO VIDAS E REALIZANDO SONHOS

PALESTRANTE: SARA BENTES

Nesta palestra ao mesmo tempo informativa e inspiradora, Sara Bentes revela os desafios e conquistas em sua vasta trajetória de mais de 25 anos na música, no teatro, na literatura e até no circo.

Passando por pontos fundamentais como acessibilidade, capacitismo, Protagonismo e representatividade, ela nos apresenta um cenário de possibilidades e soluções, provocando em nós o questionamento: qual é o papel de cada pessoa na construção de uma sociedade de fato inclusiva? 

SARA BENTES

​ Sara Bentes é uma artista talentosa e reconhecida internacionalmente, atuando como cantora, compositora, escritora e atriz. Ela tem uma sólida carreira na música, realizando shows em vários países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, Itália, Suécia, Turquia, Tailândia e Argentina. Seus álbuns solo “Invisível” (2015) e “Tudo o que me faz vibrar” (2018), juntamente com singles e colaborações, demonstram sua versatilidade e habilidade artística.

Além da música, Sara também é conhecida por seu trabalho como atriz, dramaturga e dubladora. Sua participação em filmes publicitários e sua integração em companhias teatrais no Rio de Janeiro e em São Paulo destacam sua presença diversificada nas artes cênicas.

Como escritora, Sara possui seis livros publicados, abrangendo crônicas, romances e até mesmo um relato de suas viagens internacionais. Seu compromisso com a acessibilidade cultural é evidente em seu trabalho como consultora em audiodescrição, bem como em sua colaboração na criação da voz sintetizada Letícia, escolhida pelo Tribunal Superior Eleitoral para as urnas eletrônicas brasileiras a partir de 2024.

Essa ampla gama de talentos e sua dedicação à inclusão tornam Sara uma figura inspiradora e influente no cenário artístico e cultural brasileiro.

Mais sobre seu trabalho pode ser encontrado nas redes sociais – @sarabentesoficial

6 – UM LUGAR AO SOL: CLARO, INSTITUTO CLARO E O TRABALHO POR NOVAS PERSPECTIVAS PARA JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.

PALESTRANTE: PATRICIA SANCHES (INSTITUTO CLARO)       

Nesta palestra inspiradora, Patricia Sanches, comunicadora social e especialista em Sustentabilidade, Impacto Social, Diversidade e Inclusão, compartilhará sua expertise e experiência na coordenação de projetos do Instituto Claro. Com formação em Comunicação Social pela UNESP, Patricia coordena iniciativas que têm transformado vidas ao promover acesso à educação e capacitação para o mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social.

PATRICIA SANCHES

Patricia Sanches é formada em Comunicação Social pela UNESP. É especialista em Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão e Impacto Social. É coordenadora de Sustentabilidade da Claro e está à frente dos projetos do Instituto Claro.

Últimas notícias

Leia também

Talvez você goste
Relacionada

Eisenbahn confirma patrocínio ao Smorgasburg Brasil 2024

A Eisenbahn, cerveja premium do Grupo HEINEKEN no Brasil, oficializa a renovação...

Tijuca recebe o Festival de Cervejarias de Petrópolis

No próximo sábado (15), o Brewteco promove, na Tijuca,...

Ballet Manguinhos apresenta a oitava edição do seu Festival Interno

A 8ª edição do Festival Interno do Ballet Manguinhos, ONG...

JAH lança sorvete sabor pistache

O JAH, rede de açaí, sorvetes e picolés, anuncia...
Compartilhe
Send this to a friend