Cerca de 20 alunos de diferentes projetos da ONG Favela Mundo vão conferir gratuitamente, no próximo domingo (31/08), o novo espetáculo do Grupo Galpão. “(Um) Ensaio sobre Cegueira”, que está em cartaz no Teatro Carlos Gomes, no Centro do Rio, faz uma adaptação da obra do escritor português José Saramago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura.
A apresentação do grupo mineiro fala sobre uma epidemia de cegueira que assola a cidade, privando seus habitantes de enxergar o mundo como antes. Tudo começa com um homem no trânsito, repentinamente cego. Rapidamente a condição se espalha e coloca à prova a moral, a ética e as noções de coletivo.
“Poder oportunizar a ida de alunos de diversas comunidades do Rio ao espetáculo de um dos principais grupos de teatro do país é uma alegria. O Grupo Galpão é uma referência nas artes cênicas do Brasil e do mundo”, destaca Marcello Andriotti, um dos idealizadores da ONG, que tem como principal compromisso levar cultura a crianças, adolescentes, jovens e adultos de comunidades cariocas.
A ONG Favela Mundo surgiu como projeto cultural em 2009, mas devido à repercussão e sucesso obtidos no primeiro ano, em 2010, tornou-se uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo maior de levar cidadania, por meio de cultura, aos moradores de áreas de vulnerabilidade social do Rio de Janeiro.
A entidade já representou o Brasil em diversos eventos no exterior. Em 2013, 2014 e 2015 foi a representante brasileira em encontros da ONU. Participou também de eventos de pedagogia, cultura e cidadania no Marrocos, México e Cuba. Além disso, em 2024, a ONG foi apresentada pela ONU como Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades, em 2024, no World Cities Day, em Nova Iorque. A ONG conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Rio Brasil Terminal, Magellan IP, Lamsa, Kasznar Leonardos, Yinson, Parque Bondinho Pão de Açúcar® e Iconic, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (Lei do ISS).
Mais informações sobre a ONG Favela Mundo podem ser obtidas pelo WhatsApp: 21 2236-4129.
