Teatro Riachuelo Rio celebra segundo mês de visitas guiadas e teatralizadas gratuitas que compartilham a memória do espaço com o público

Após o sucesso de público no primeiro dia da Visita Guiada, o projeto do Teatro Riachuelo Rio chega à segunda edição, marcada para 27 de junho. Com dramaturgias originais, criadas para conduzir o público pela história do teatro e do cinema brasileiro, o passeio também ativa a memória do edifício histórico onde está localizado o teatro. O projeto conta com uma monitora de acessibilidade ao longo de todo o percurso. Idealizada pelo roteirista e ator Guilherme Siman, a proposta é conduzida por ele e pela atriz Ana Flávia Botelho, e oferece visitas gratuitas sempre na última quinta ou sexta-feira de cada mês, a partir das 14h, mediante inscrição prévia via Google Forms (link na bio do Instagram @teatroriachuelorio).

“Acreditamos que o teatro vai muito além do que acontece no palco. Ele também é encontro, memória e território. Com as visitas guiadas teatralizadas, queremos convidar o público a conhecer os bastidores e a história deste edifício tão simbólico para a cidade”, explica Aniela Jordan, gestora do Instituto Evoé, responsável pela reabertura e gestão do Teatro Riachuelo Rio e uma das mais importantes realizadoras de cultura em nosso país.

O programa é literalmente, um passeio pela Rua do Passeio — e por dentro do teatro — com direito a narrativas que misturam realidade e ficção. Cada visita terá até 45 minutos de duração e poderá receber grupos de até 15 pessoas por horário.

O prédio, tombado como patrimônio histórico-cultural, é um ícone da belle époque brasileira e se destaca na Rua do Passeio, número 40. Ficou de portas fechadas por dois anos até 2016, quando foi devolvido à população como Teatro Riachuelo Rio, com uma programação plural e acessível.

Serviço:

  • Data: 27 de junho
  • Horário: a partir das 14h
  • Pesquisa e roteiro: Guilherme Siman
  • Elenco: Guilherme Siman e Ana Flávia Botelho
  • Duração: até 45 min
  • Quantidade de visitas por dia: até 3 a depender das inscrições (14h, 15h, 16h)
  • Vagas para inscrição: até 15 pessoas com acessibilidade
  • Equipe: Monitora de acessibilidade
  • Endereço: R. do Passeio, 40 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Related posts

Gustavo Gasparani e Isio Ghelman em Nas Selvas do Brazyl, direção Daniel Herz, texto Pedro Kosovski

Suzy Brasil na estreia de “Uma noite horripilante!

Obra de Guimarães Rosa inspira peça em cartaz no Rio