Uma tenda de tecidos que guardam poemas, manuscritos e bordados inaugura a 22ª edição do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL). Criada pela artista LuLessa Ventarola, a instalação TendaPoema convida o público a compartilhar lembranças enquanto a artista escuta e fia. A abertura acontece nesta quarta-feira (08/10), às 19h, no Teatro Sérgio Porto, no Humaitá.
“A ideia é compor uma trama coletiva de memórias. Nossa casa viva. Quem quiser, também poderá bordar algo nos pedaços de tecidos que estarão disponíveis para deixarem nas paredes”, conta Lu Lessa Ventarola.
O festival segue até 15 de outubro com o tema “O fio da memória”, reunindo artes visuais, literatura, performance, artes cênicas e digitais em uma programação plural e acessível.
Reconhecido em 2025 como Patrimônio Histórico, Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro, o FIL celebra 22 anos como espaço de intercâmbio artístico e educativo que acompanha gerações.
Além da TendaPoema, a abertura terá a peça “G de Gato”, estreia do Coletivo Tumulto, e, ao longo da semana, apresentações internacionais como o concerto aumentado “Muances” e a ópera infantil “A odisseia de um pinheiro”, com participação de 200 crianças das escolas municipais.