Terceira edição do projeto Sessões do Fim do Mundo leva a uma imersão na Patagônia chilena e promove encontro intimista com a música universal de Yamandu Costa

Uma semana inesquecível na Patagônia chilena com direito a muito conforto, culinária refinada e orgânica, no conceito farm to table, natureza exuberante e em companhia de um gênio contemporâneo do violão de 7 cordas, o músico gaúcho Yamandu Costa: é o que propõe a terceira edição do projeto Sessões do Fim do Mundo, idealizado pela Auroraeco, operadora de viagens de excelência em ecoturismo com 25 anos de atuação, com a proposta de unir natureza e arte e atender a um público que deseja cada vez mais alinhar sentido às suas experiências de viagem.

Iniciado em dezembro de 2023, quanto então proporcionou um convívio íntimo com a cantora Mônica Salmaso, o projeto de viagem cultural – cujo título faz referência à região chamada de “Fim do Mundo”, localizada no extremo sul da América do Sul e nas divisas entre as Patagônias argentina e chilena – ocorre em parceria com o PATA Lodge, uma vila sustentável e lodge localizados numa fazenda orgânica às margens do Rio Futaleufu, um dos melhores do mundo para praticar rafting, caiaque e fly fishing. O local ainda conta com trilhas perfeitas para os amantes de trekking e mountain bike e acolhe um público de apenas 20 pessoas – crianças são bem-vindas – e com intensa programação entre 8 e 14 de fevereiro de 2025.

Destaque em abril de 2024, Yamandu Costa retornará ao PATA para protagonizar a terceira edição das Sessões do Fim do Mundo em um concerto intitulado Yamandu Íntimo. Considerando o que vivenciou no início deste ano, a expectativa do violonista é de que ocorra uma nova semana de experiências memoráveis na companhia de seu público.  

“Serão dias de música, caminhadas e de consciência em um projeto que, mais do que tudo, é um novo olhar para o mundo. A maneira como a equipe do PATA fala sobre sustentabilidade, olho no olho, é muito emocionante. E a música em torno disso faz desse lugar paradisíaco uma força única da natureza. A gente vai ter muito convívio, muitas cavalgadas e vamos descer os rios da região, que são espetaculares. Serão dias incríveis. Em fevereiro de 2025, em pleno verão, o clima estará diferente e tudo promete ser ainda mais gostoso, porque os dias se estendem até 21h”, antecipa Yamandu.   

Presente na segunda edição, o empresário João Paulo Altenfelder, sócio-fundador da SEI Consultoria, faz um resumo de sua imersão no projeto Sessões do Fim do Mundo.   

“Estar na Patagônia Verde e ter tido a oportunidade de ver um espetáculo como o de Yamandu Costa foram, para mim, dois fatos marcantes. A Patagônia é um lugar excepcional por sua beleza natural e pela simpatia das pessoas. Quanto ao show do Yamandu, foi maravilhoso, feito em uma sala pequena do PATA de forma muito íntima, onde ele pode não só mostrar sua virtuose no violão, mas, também, contar um pouco de sua história de vida e das experiências que teve, nos tornando mais próximos dele. Dois fatos que fizeram a viagem valer muito a pena”, assegura Altenfelder.

Para reservas e conferir a programação diária da edição 2025, acesse: www.sessoesdofimdomundo.com.br/

Auroraeco

Fundada em São Paulo, em 1999, pelo empresário Guilherme Padilha, a Auroraeco é uma operadora de luxo pioneira em viagens de aventura por toda a América Latina, desenvolvendo expedições e roteiros imersivos que destacam a cultura e a biodiversidade de cada país. A partir de um conceito de proposta simples, “carpe diem et fugere urbem” (do latim, aproveite o dia e fuja da cidade), a Auroraeco opera experiências únicas no Brasil e na América Latina, com destaque para os roteiros na Amazônia (navegação e glamping), Lençóis Maranhenses, Deserto do Atacama (Chile), Patagônia (chilena e argentina), Vale Sagrado (Peru). Na Europa, a Auroraeco oferece experiências memoráveis como tours de bike na França e Itália, jornadas fotográficas, roteiros gastronômicos, passeios de barcos, hospedagem em lodges de aventura e viagens focadas em ski, snowboard e wellness. Saiba mais: www.auroraeco.com.br/

Yamandu Costa

Gaúcho de Passo Fundo, Yamandu Costa iniciou os estudos de violão aos 5 anos de idade, por influência dos pais. Aos 21, venceu o Prêmio Visa Instrumental. Desde que debutou na indústria fonográfica com seu disco de estreia, Pintando o 7 (1998), lançou cerca de 30 álbuns – alguns em parceria com grandes nomes da música brasileira, como Paulo Moura e Dominguinhos – e foi reverenciado em prêmios internacionais, destacando-se o Grammy Latino de 2021 de Melhor Álbum Instrumental por Toquinho & Yamandu Costa – Bachianinha (Live at the Rio Montreux Jazz Festival). Lançado em 2024 pela Universal Music, seu mais recente trabalho, Prenda Minha, foi produzido em parceria com o cantor, compositor e violonista português António Zambujo.

 PATA Lodge

Localizado às margens do rio Futaleufú, na Patagônia Chilena, o PATA Lodge foi criado pelo documentarista Henry Daniel. Com atmosfera rústica e acomodações excepcionalmente confortáveis, as seis cabanas do lodge possuem características únicas, com arquitetura e layout distintos, construídas com materiais e habilidades locais, em prol do desenvolvimento sustentável da região. O PATA cria formas de vida sustentáveis em um modelo econômico baseado nos seguintes pilares: Regeneração dos Ecossistemas, Imobiliário, Alojamento, Arquitetura e Estética, Agricultura Orgânica, Comunidade

Local e Educação. Saiba mais em www.pata.cl/

SERVIÇO

Sessões do Fim do Mundo – Yamandu Íntimo
De 8 a 14 de fevereiro de 2025
PATA Lodge
Futaleufú, Futaleufu, Los Lagos, Chile

www.auroraeco.com.br/.

Related posts

100 mensagens de Feliz Natal: Encontre as palavras perfeitas para espalhar alegria!

Mundo Bita cria música para o momento da chegada do Papai Noel

Jantar de Ano Novo no Xerelete