“A terra e os devaneios da vontade” da artista Patricia Chaves no Laurinda Santos Lobo

Patrícia Chaves - Pintura

O Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo inaugura no dia 24 de Fevereiro a exposição “A terra e os devaneios da vontade” com obras inéditas de Patrícia Chaves e curadoria de André Sheik. Esta individual é composta por pinturas que resultam das explorações estéticas da imagem da infância feitas pela artista. Fortemente influenciada pela obra de Bachelard ela desenvolve uma poética que se dá no duplo da imaginação e materialidade. No arranjo desta exposição há a intenção de implicitar movimento em sua espacialidade – apoiadas num chão terroso as plantas e as crianças tateiam explorando  limites – as séries se abrem e se fecham.

Sheik comenta que os jardins retratados pela artista talvez sejam tanto das delícias terrenas quanto dos desgostos, entre paraíso e inferno. Quanto à técnica dos trabalhos, ele ressalta o fato de que neles “o desenho, usualmente associado ao esboço, se torna pintura. Os traços em carvão ora são feitos antes da entrada da tinta, ora foram desenhados por cima dela”. Essa ação faz o curador relembrar das palavras do pintor Cézanne “Alinha e o modelado não existem em absoluto. Não há diferença entre desenho e cor, uma vez que, na natureza, tudo está colorido”. A exposição ficará aberta ao público até o dia 25 de março.

A ARTISTA
Patrícia Chaves nasceu em Niterói, RJ no ano de 1992, atualmente vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduada em pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ. Participou de diversos cursos, como aluna e também monitora, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Em 2017 realizou a exposição individual “Transbordamentos da Infância” no Centro de Artes Calouste Gulbenkian com curadoria de Gabriela Dottori e Julio Ferreira Sekiguch. No mesmo ano participou da coletiva “Cabra-Cega” na Galeria Modernistas. Em 2016 realizou a individual “Cotidiano Escondido” e fez parte da coletiva “Nós Coloridos”. Sua primeira exposição aconteceu em 2012.

O CURADOR
Andre Sheik nasceu no Rio de Janeiro em 1966, é músico, artista visual, crítico e curador. Trabalha como pesquisador associado do N-imagem, da UFRJ e, editor executivo da revista Concinnitas, da UERJ.

SERVIÇO
Exposição individual: A terra e os devaneios da vontade
Artista: Patrícia Chaves
Curadoria: André Sheik
Abertura: 24 de fevereiro, sábado, das 18h às 22h
Período expositivo: 25 de fevereiro até 25 de março de 2018, de terça à sexta das 10h às 19h e aos sábados e domingos das 12h às 20h
Local: Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo
Endereço: Rua Monte Alegre, 306 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ, 20240-193
Telefone: (21) 2215-0618

Visitação gratuita
Mais informações: laurinda.cultura@gmail.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here