O Terreiro de Crioulo, um dos mais importantes movimentos culturais de valorização das raízes afro-brasileiras, fará sua estreia no Beco do Rato, tradicional reduto do samba na Lapa, neste sábado, 26 de julho, a partir das 18h (abertura da casa). O grupo se apresenta às 22h40, e quem faz a abertura é o Quinteto Dolente, às 19h.
Com mais de uma década de atuação e uma trajetória marcada pelo compromisso com a ancestralidade, a arte antirracista e a valorização das Matrizes do Samba, o grupo chega à Lapa para celebrar e ecoar vozes e tambores da cultura preta que formam o alicerce da identidade brasileira.
Fundado em 2012 e com sede no Centro Cultural Quintal do Terreiro, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, o Terreiro de Crioulo é referência na preservação e promoção de subgêneros como Partido Alto, Samba de Terreiro, Samba Enredo, Samba de Roda, Jongo e Maculelê. A roda de samba no Beco do Rato será uma oportunidade de vivenciar essa experiência artística e espiritual em um dos palcos mais emblemáticos da cena carioca.
Ao longo dos anos, o grupo já recebeu grandes nomes do samba como Monarco, Leci Brandão, Nei Lopes, Teresa Cristina, Marquinhos de Oswaldo Cruz, entre outros mestres e mestras da cultura popular. Recentemente, o Terreiro foi reconhecido com importantes homenagens como a Medalha Alcione, o Diploma Heloneida Studart da Comissão de Cultura da Alerj e o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, consolidando sua relevância como espaço de resistência, celebração e educação cultural.
A noite promete reunir tradição, potência musical e uma atmosfera de acolhimento, alegria e afirmação das raízes negras que constituem o samba e o Brasil.
O Terreiro de Crioulo é formado por PH Mocidade (voz e pandeiro), Arifan Junior (voz e banjo), Itamar Trindade (voz e cavaco), Luciano “Bom Cabelo” (voz e cavaco), Abel Luiz (voz, bandolim e viola caipira), Fellipe “Feijão” (violão), Andreia Caffé (voz), Léo “Geleia” (voz, repique de mão e congas), Serrinha Raiz (tantan), Bell Barbosa (voz e efeitos), Marcelo “Taroba” (repique de anel, efeitos) e Paulo “Abidu” (surdo).
Serviço:
Terreiro de Crioulo no Beco do Rato
Local: Beco do Rato – Rua Joaquim Silva, 11 – Lapa, Rio de Janeiro
Data: Sábado, 26 de julho
Horário: Abertura da casa: 18h
19h: Quinteto Dolente
22h40: Terreiro de Crioulo
Ingressos: R$ 30 (https://www.sympla.com.br/evento/terreiro-de-crioulo/3037482)