Terreiro de Crioulo estreia no Beco do Rato com roda de samba que celebra ancestralidade e resistência

Terreiro de Crioulo

O Terreiro de Crioulo, um dos mais importantes movimentos culturais de valorização das raízes afro-brasileiras, fará sua estreia no Beco do Rato, tradicional reduto do samba na Lapa, neste sábado, 26 de julho, a partir das 18h (abertura da casa). O grupo se apresenta às 22h40, e quem faz a abertura é o Quinteto Dolente, às 19h.

Com mais de uma década de atuação e uma trajetória marcada pelo compromisso com a ancestralidade, a arte antirracista e a valorização das Matrizes do Samba, o grupo chega à Lapa para celebrar e ecoar vozes e tambores da cultura preta que formam o alicerce da identidade brasileira.

Fundado em 2012 e com sede no Centro Cultural Quintal do Terreiro, em Realengo, zona oeste do Rio de Janeiro, o Terreiro de Crioulo é referência na preservação e promoção de subgêneros como Partido Alto, Samba de Terreiro, Samba Enredo, Samba de Roda, Jongo e Maculelê. A roda de samba no Beco do Rato será uma oportunidade de vivenciar essa experiência artística e espiritual em um dos palcos mais emblemáticos da cena carioca.

Ao longo dos anos, o grupo já recebeu grandes nomes do samba como Monarco, Leci Brandão, Nei Lopes, Teresa Cristina, Marquinhos de Oswaldo Cruz, entre outros mestres e mestras da cultura popular. Recentemente, o Terreiro foi reconhecido com importantes homenagens como a Medalha Alcione, o Diploma Heloneida Studart da Comissão de Cultura da Alerj e o Prêmio Ubuntu de Cultura Negra, consolidando sua relevância como espaço de resistência, celebração e educação cultural.

A noite promete reunir tradição, potência musical e uma atmosfera de acolhimento, alegria e afirmação das raízes negras que constituem o samba e o Brasil.

O Terreiro de Crioulo é formado por PH Mocidade (voz e pandeiro), Arifan Junior (voz e banjo), Itamar Trindade (voz e cavaco), Luciano “Bom Cabelo” (voz e cavaco), Abel Luiz (voz, bandolim e viola caipira), Fellipe “Feijão” (violão),  Andreia Caffé (voz), Léo “Geleia” (voz,  repique de mão e congas), Serrinha Raiz (tantan), Bell Barbosa (voz e efeitos), Marcelo “Taroba” (repique de anel, efeitos) e Paulo “Abidu” (surdo).

Serviço:
Terreiro de Crioulo no Beco do Rato
Local: Beco do Rato – Rua Joaquim Silva, 11 – Lapa, Rio de Janeiro
Data: Sábado, 26 de julho
Horário: Abertura da casa: 18h
19h: Quinteto Dolente
22h40: Terreiro de Crioulo
Ingressos: R$ 30 (https://www.sympla.com.br/evento/terreiro-de-crioulo/3037482)

Related posts

Grupo Entre Elas de volta ao palco do Renascença Clube

Shopping Metropolitano Barra recebe edição especial do Quintal do Stuart na Rua com grandes nomes do samba

Rock com Forró: Arraial Rock 80 Festival encerra circuito junino na Glória com música, cultura e novas apostas do cenário carioca