Uma constelação de astros invadiu o shopping da Gávea na Zona Sul do Rio, na noite de 20 de março, para o lançamento do mais novo livro de Thalita Rebouças. Em Felicidade inegociável e outras rimas, Thalita traz à tona assuntos como menopausa, amadurecimento, luto, autoestima e envelhecimento para um novo público, após duas décadas escrevendo apenas para adolescentes.
O evento iniciou com um bate-papo entre a jornalista Marina Caruso e autora Thalita Rebouças no Cinema Estação Net Gávea com participação da plateia e foi seguido da sessão de autógrafos na Livraria Janela.
FOTOS GRAÇA PAES/ZAPP NEWS
FELICIDADE INEGOCIÁVEL E OUTRAS RIMAS
“Vê bem o que cê vai fazer / Você tá velha pra mudar / Era o que dizia minha cabeça / Mas eu precisava tentar”. Com essa reflexão, que aparece nas primeiras páginas de seu mais novo livro, Thalita Rebouças expõe seu objetivo com esse lançamento: testar algo novo, mostrar uma faceta diferente. Em 2024, duas décadas após o lançamento de seu primeiro best-seller fala sério, mãe, a autora se prepara para uma nova estreia, agora na não ficção. Em março, seu novo livro, Felicidade inegociável e outras rimas, chega às livrarias pela editora HarperCollins, dessa vez para um novo público: mulheres que, assim como ela, estão em uma fase mais madura da vida e encaram desafios diferentes e desconhecidos.
A ideia de escrever um livro para esse público surgiu depois de Thalita observar a repercussão de seus vídeos, que alcançaram milhões de visualizações em suas redes sociais. Nas postagens, em que recita uma rima sobre mudanças do corpo feminino, julgamentos e amadurecimento, a autora best-seller contou com o apoio de milhares de mulheres, que a enalteceram pela sinceridade.
A partir daí surgiu a ideia de reunir em mais de 60 textos, em prosa e poesia – ou rimas, como gosta de chamar –, suas reflexões sobre menopausa, separação, a decisão de não ter filhos, autoestima, feminismo, enteados, relacionamentos abusivos, Carnaval, redes sociais, luto e a paz com o corpo. Em textos irreverentes e cheios de humor, a autora explora os temas sem deixar de lado a seriedade com a qual devem ser tratados.
A versão da obra em audiolivro, narrada pela autora, será lançada com exclusividade pela Audible, serviço de audiolivros da Amazon.
Com mais de 2,3 milhões de exemplares vendidos e mais de 20 livros publicados, Thalita é uma das maiores referências para o público infantojuvenil, com obras que viraram peças de teatro e filmes, como Fala sério, mãe (2017), Ela disse, ele disse (2019) e Confissões de uma garota excluída (2021), formando uma geração de leitores.
Por Graça Paes, RJ