Em coletiva de imprensa, festival apresentou a série “Ilumina”, com obras exclusivas para o The Town que trazem figuras emblemáticas que representam o evento. Uma tiragem de cada obra produzida será vendida e o valor arrecadado será doado ao projeto Favela 3D na Favela do Haiti, realizado pelo The Town em parceria com a Gerando Falcões, Gerdau e Prefeitura de São Paulo
A série “Ilumina” foi lançada hoje com as primeiras 10 obras: Criolo, Ney Matogrosso, Tasha e Tracie, Jão, Luísa Sonza, Maria Rita e Orochi, além do criador e presidente do Rock in Rio e The Town, Roberto Medina; um autorretrato de Gabriel Wickbold; e Pauliana Silva Leite, que representa todo o potencial transformador do projeto Favela 3D, que será levado à Favela do Haiti a partir da parceria do The Town com a Gerando Falcões, Gerdau e Prefeitura de São Paulo. As obras produzidas serão vendidas na galeria e site do artista e o valor arrecadado de uma tiragem de cada uma delas, será destinado ao projeto social do The Town, o Favela 3D da Favela do Haiti, mais uma iniciativa do festival que reforça sua crença de que transformando o entorno, é possível construir um mundo melhor para todos.
Roberta Medina, Chief Brand Reputation Officer (CBRO) da Rock World, empresa responsável pelos festivais The Town e Rock in Rio, reforça a conexão do evento com a arte de Gabriel Wickbold: “Assim como o The Town, Gabriel tem como dom colocar as pessoas como protagonistas de sua arte. Com seu trabalho, o artista vem experimentando como a fotografia pode mover e mudar a vida das pessoas. Sua primeira série de grande repercussão retratou a vida de brasileiros que viviam ao longo do rio São Francisco. E, a partir desse primeiro trabalho, o homem se tornou sua instalação, sua grande tela de expressão artística. Trazer o público, as pessoas, como protagonistas de sua arte e de suas experiências, dentro e fora da Cidade da Música, é o que The Town, com seu DNA dos mesmos criadores do Rock in Rio, também faz de melhor”, conta Roberta, relembrando Pauliana, uma das pinturas que será apresentada. A grande transformação na vida de Pauliana teve início com o projeto Favela 3D, também implementado na comunidade em que mora, a Favela dos Sonhos, em 2022.
Os pilares de cultura e arte estarão no The Town por meio das experiências que serão proporcionadas pelo festival, do legado que deixará para a cidade e do olhar artístico na narrativa e na entrega de toda a comunicação. Gabriel Wickbold foi o escolhido para ser um dos grandes nomes que vão representar a arte plástica e fotográfica do The Town. Pelo olhar do artista, os retratos das atrações musicais, do Roberto e da Pauliana foram constituídos por meio de uma composição do principal protagonista do festival, a plateia, sobrepostas por cores na técnica “positivo e negativo”. Assim, imagens de fãs do festival se transformam nos retratos de artistas do line-up e de pessoas que representam a cidade e fazem parte da história que o megaevento escreve em São Paulo. Em breve, a série exclusiva “Ilumina” ganhará novos quadros além dos dez que foram expostos durante a coletiva. Os fãs poderão ver as obras de perto na Cidade da Música, onde ficarão expostas durante os dias do festival.
De acordo com Zé Ricardo, Chief Artistic Officer (CAO) da Rock World, a visão estética, que inspira as obras e permeia toda a série “The Town”, será única. “Este é um trabalho incrível de conexões. Temos o Gabriel Wickbold se unindo aos artistas musicais do line-up, com ambos se encontrando em um ponto de convergência comum que é a interação deles com o público do festival. Por meio deste projeto incrível, nós conseguimos envolver os artistas em uma experiência única, com a arte representando a arte, quase como uma metalinguagem. O toque perfeito é o anúncio de novos artistas do line-up sendo alavancado por esta parceria que é mais do que especial”, finaliza.
Gabriel Wickbold comenta a parceria com o The Town: “Preparei esta série fotográfica que é sobre o amor – o amor pela arte, pela música, esta expressão artística que habita entre o material e o imaterial. As imagens expostas amplificam o amor incondicional entre duas partes: os artistas de um lado e o público do outro, em uma troca constante e intensa. O festival é o grande palco onde tudo isso acontece. O público espera um grande show e o artista almeja que o público se entregue em sua devoção. Estou extremamente honrado com esse projeto. E o mais interessante do processo está sendo a troca intelectual riquíssima com o Roberto, os artistas e todos que estão participando”.
Na coletiva, a Secretária de Cultura, Aline Torres, ressaltou a importância do festival para a cidade: “The Town está muito em sintonia com a Prefeitura e com a Cidade. São Paulo está de braços abertos para o The Town. Queremos que a Cultura se posicione cada vez mais como um fio condutor da cidade”.
Luísa Sonza, Maria Rita e Orochi são confirmados no line-up do The Town
Durante a coletiva, as obras expostas encantavam o público presente. Três delas, porém, despertaram a atenção de quem passava pelo local por estarem cobertas. Enquanto os porta-vozes do The Town e Gabriel Wickbold estavam no palco, eles encerraram o mistério e revelaram mais três atrações do festival: Luísa Sonza, Maria Rita e Orochi.
Confirmada como headliner do palco The One, Luísa Sonza, uma das maiores cantoras pop do Brasil, subirá no palco para cantar grandes hits de sua carreira como “sentaDONA”, “Cachorrinhas”, “Modo Turbo”, “Braba”, “Anaconda”, entre diversos outros, no dia 3 de setembro. Considerada a artista pop mais ouvida pelo Spotify Brasil em 2021 e 2022, Luísa acumula feitos importantes na plataforma: seu álbum “Doce 22” teve uma estreia espetacular e se firmou como o maior lançamento de 2021 do Spotify – só nas primeiras 24h foram mais de 4 milhões de streamings e 7 faixas entre as 50 mais tocadas da plataforma. O álbum foi o disco nacional feminino mais escutado pela plataforma em 2021. Em 2022, Luísa Sonza seguiu quebrando recordes. Após um show icônico no Rock in Rio, lançou um dos seus mais recentes singles, “MAMACITA (hasta la vista)”, em parceria com Xamã. Com a música, a cantora entrou para o top 5 das maiores estreias globais no fim de semana do Natal do Spotify. No ano de 2022, Luísa ultrapassou 900 milhões de streams na plataforma.
Confirmada para se apresentar no dia 7, a cantora Maria Rita sobe ao palco no The One. Filha de Elis Regina e César Camargo Mariano, a cantora é vencedora de 8 Grammys Latinos e possui uma incontestável trajetória na música, sendo reconhecida pela mídia especializada como a maior representante da música brasileira de sua geração. O seu disco “Amor e Música”, lançado em 2018, foi eleito o Melhor Álbum de Samba/Pagode pelo Grammy Latino. Em seu repertório, não faltarão as músicas “Cara Valente”, “Tá Perdoado” e “Encontros e Despedidas”.
Já o rapper carioca Orochi está confirmado para se apresentar no dia 2, também no The One. O cantor iniciou sua carreira em batalhas de rima em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, que na época lhe rendeu o título de campeão nacional de freestyle em 2015, com apenas 15 anos. Hoje, aos 23 anos, dominou as paradas de sucesso com o lançamento de seu álbum “Vida Cara”, que conta com a participação de Djonga e Baco Exu do Blues, além dos rappers americanos, Russ e Trippie Redd.
Entre as demais obras que Wickbold produziu, está o rosto do rapper paulistano Criolo, confirmado para se apresentar no dia 2 de setembro no The One. O cantor se destaca por ter criado, junto com o diretor criativo do festival, Zé Ricardo, a música manifesto do evento, “A Arte do Encontro”, que traz uma letra potente e apresenta toda a essência de São Paulo. Além dele, Ney Matogrosso também é o modelo de uma das obras. Ney foi o escolhido a reviver o momento nostálgico da abertura do Rock in Rio de 1985 e que, no The Town, vai comandar um espetáculo que vai sincronizar luz, música, fogos de artifício e transmissão ao vivo nos telões parando a nova Cidade da Música em um momento emblemático, no dia 2 de setembro, com a canção “América do Sul”.
Uma das maiores duplas de sucesso da atualidade, Tasha & Tracie também estampam uma das obras de Wickbold e marcarão presença no palco The One do festival. Revelação do trap nacional e com mais de 19 milhões de visualizações no YouTube, o duo vem deixando sua marca na cena musical, além de serem responsáveis pela criação do movimento “Expensive Shit” – nome homônimo ao blog que mantinham – que visava a valorização da autoestima e da autonomia dos jovens negros, que vivem nas periferias, por meio de conhecimento, arte, moda e informação. Outro artista retratado por Gabriel foi o cantor Jão, que rapidamente passou a emplacar nas principais paradas de sucesso com seus hits e a conquistar uma verdadeira legião de fãs. Jão é o headliner do The One no dia 10 de setembro, em que vai performar hits, como “Anti-Herói”, “Pirata”, “idiota”, entre outros.
The Town e Gabriel Wickbold homenageiam jovem de comunidade e doarão valor das obras para projeto em parceria com a Gerando Falcões, Gerdau e Prefeitura de São Paulo
Pauliana Silva Leite, de 33 anos e que tem seu rosto estampado em uma das obras, é residente da Favela dos Sonhos, em Ferraz de Vasconcelos. Nascida em Campo Alegre, na Bahia, Pauliana se mudou para a comunidade de São Paulo quando completou 30 anos. Após passar por algumas dificuldades, colocou os filhos na escola e conheceu a ONG Gerando Falcões, lugar que, segundo ela, permitiu toda a comunidade a sonhar junto. A partir desse encontro, Pauliana retomou os estudos e, atualmente trabalha na sede da Favela dos Sonhos, que inclusive foi reconstruída e reformada pelos próprios moradores.
Ela representa uma das diversas pessoas impactadas positivamente pelo projeto Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), mesmo projeto que será realizado na Favela do Haiti em uma parceria liderada por The Town, em parceria com a Gerando Falcões, Gerdau e Prefeitura de São Paulo, que mostra como somar forças pode fazer uma grande diferença na vida das pessoas. Durante a coletiva, foi divulgado ainda que o valor arrecadado com a venda de uma tiragem de cada obra será destinado ao projeto Favela 3D da Favela do Haiti.
O Favela 3D parte do objetivo de que é possível interromper o ciclo da pobreza de um local com a implementação de uma metodologia escalável e sustentável. Localizada na Região Sudeste de São Paulo, a Favela do Haiti foi escolhida pela Gerando Falcões para ser a quinta Favela 3D do Brasil e o piloto do projeto que contará com o investimento e apoio do The Town, proporcionando uma melhor qualidade de vida para as mais de mil pessoas que moram no local. Todo o projeto é realizado em conjunto com os moradores e a perspectiva é que a partir de março deste ano já se coloque em prática as iniciativas. A meta é criar soluções de transformação física e urbana para garantir espaços públicos de qualidade e moradia digna até outubro de 2023, enquanto são trabalhadas ações como fortalecimento comunitário, empregabilidade, empreendedorismo, capacitações profissionais e acompanhamento individualizado das famílias até dezembro de 2024.
Gabriel Wickbold
Wickbold é um dos mais celebrados fotógrafos brasileiros da nova geração, com trabalho reconhecido e aclamado no Brasil e no exterior. Iniciou sua trajetória na profissão em 2006, quando resolveu partir para uma expedição que tornou-se, mais tarde, sua primeira série de fotografias: Brasileiros. Percorreu por 45 dias no Rio São Francisco, da nascente até a foz, fotografando a comunidade ribeirinha que vive na região. Voltou com 10 mil imagens desses personagens e, então, se estabeleceu como fotógrafo de moda e publicidade. No ano passado inaugurou sua galeria em Londres e as próximas estão previstas para Lisboa, Miami, Brasília e Balneário Camboriú. O fotógrafo se destaca por compor suas obras com fotografia e artes visuais, como iluminação, cores, texturas e elementos.
Venda de The Town Card acontece no dia 14 de março e será uma operação em parceria com a Ticketmaster Brasil
O dia 14 de março de 2023 será diferente para o público que está aguardando ansiosamente pelo maior festival de música, cultura e arte que São Paulo já viu. Nesta data, a partir das 19 horas, começa a venda do The Town Card, que equivale a um ingresso de gramado, sem data, válido para um dia do evento.
Com o The Town Card, o fã já garante a sua presença no festival antes mesmo da confirmação de todas as bandas e atrações. A escolha do dia de evento a que o fã pretende ir deverá ser feita até 24 horas antes da venda oficial de ingressos. Após essa data, que ainda será divulgada, a escolha ficará condicionada à disponibilidade de ingressos.
O festival também vem com novidades na venda dos ingressos. Numa parceria inédita, os ingressos serão vendidos exclusivamente online na Ticketmaster Brasil, e a organização convida os fãs a já se cadastrarem na nova plataforma para facilitar a compra do The Town Card no dia 14 de março.
O The Town Card custa R$ 770,00 a inteira e R$ 385,00 a meia-entrada e não há cobrança de taxa de conveniência. Por ter um estoque limitado, o limite de compra é de até 4 (quatro) ingressos por CPF, sendo no máximo uma meia-entrada. Os clientes que adquirirem meia-entrada terão que inserir no próprio site todas as informações referentes ao documento que comprove tal condição, para posterior validação, assim como será necessário apresentá-lo no acesso à Cidade da Música, no dia do evento. O pagamento poderá ser feito por cartão de crédito ou PIX. Para pagamento com cartão de crédito, o valor poderá ser parcelado em até 6 (seis) vezes sem juros. Já os clientes que efetuarem o pagamento com cartões de crédito Itaú, Credicard ou Iti poderão parcelar a compra em até 8 (oito) vezes sem juros.
Para pagamento com PIX, basta utilizar o QR Code apresentado na tela final do processo de compra e realizar o pagamento. O prazo para efetuar a compra será de 10 minutos após a geração do código QR. É importante lembrar que, por determinação do Banco Central, há um limite de valor para pagamentos realizados por PIX entre os horários de 20h e 06h.
Para quem quiser comprar, é preciso se planejar, já que durante o Rock in Rio milhares de pessoas manifestaram interesse e reservaram o direito de serem os primeiros a adquirir seus ingressos para The Town. O The Town Card é uma edição limitada e está sujeito à disponibilidade.