Dentre as diversas medidas, um dos destaques foi a parceria com a Heineken, Red Bull, Coca-Cola e Braskem, sendo um dos primeiros grandes eventos do Brasil a realizar, que incentivou o consumo consciente, o reuso dos materiais e o descarte correto. Como resultado da megaoperação, 472 mil copos reutilizáveis foram vendidos nos cinco dias de evento e 10 toneladas de resíduos deixaram de ser produzidas.
A organização também comemora 93,39% dos resíduos gerados no festival fora de aterros. “É preciso pensar em soluções alternativas e também numa destinação mais eficiente e circular dos resíduos. Isso é importante para o aumento do ciclo de vida dos produtos antes que sejam efetivamente descartados por completo. Por isso, em nossa gestão, trabalhamos com atenção e cuidado na separação e destinação adequada do que é gerado: orgânicos para compostagem; recicláveis retornam para a cadeia e são reincorporados, a madeira e coprocessados viram energia e só segue para aterro o que realmente não tiver nenhum valor agregado”, afirma Roberta Medina, vice-presidente Executiva da Rock World. A executiva complementa: “No Rock in Rio 2022 desviamos 74,32% dos resíduos. Isso mostra o nosso comprometimento em evoluir a cada ano na construção de um mundo melhor”.
Durante os cinco dias de festival, 85 toneladas de resíduos seguiram para reciclagem e puderam ser convertidas em renda para os catadores de uma cooperativa. Além da doação de 38 toneladas de materiais, como lonas, gramas e carpetes e 2,4 mil litros de óleo convertidos em sabão, evitando a contaminação de 2,4 bilhões de água.
Rock World
A Rock World é a empresa criadora de experiências que nasceu do maior festival de música e entretenimento do mundo, o Rock in Rio. Com a missão de proporcionar experiências inesquecíveis através da música e do entretenimento, a marca tem como base de sua cultura corporativa a arte de sonhar, de fazer acontecer e inspirar as pessoas através da filosofia de construir um mundo melhor.
Hoje, além do Rock in Rio, a Rock World expandiu sua área de atuação para outros projetos de produção de experiências que abrangem diferentes áreas. No Live Entertaiment, a marca possui o The Town, o novo e maior festival de música, cultura e arte de São Paulo, que aconteceu no Autódromo de Interlagos, em setembro de 2023. A partir de 2024 a Rock World assume, em parceria com a C3, a produção e operação do Lollapalooza no Brasil.
Na área de Conteúdo, o Rock in Rio Studios é o produto que reforça o DNA da companhia para a criação de conteúdos audiovisuais originais e o posicionamento no mercado como uma marca ainda mais poderosa e potente de comunicação. A Rock World também atua na produção de espetáculos originais, os Originals. O primeiro deles foi desenvolvido em 2022 para o Rock in Rio, o Uirapuru, e para 2023 lançou o The Town O Musical.
E para a área de Educação, o Humanorama, o Rock in Rio Academy e o The Town Learning Journey buscam ativar a potência das pessoas para contribuir na construção de um mundo melhor. Ao ampliar sua atuação para tantos campos e diferentes negócios, a Rock World é hoje uma das maiores empresas de criação e produção de conteúdo proprietário de Live Experience no mundo.