Início » Theatro Municipal do Rio recebe espetáculo de dança inédito

Theatro Municipal do Rio recebe espetáculo de dança inédito

Espetáculo de dança inédito, com direção coreográfica de Bruno Gregório,faz uma reflexão sobre a condição humana perante sua autoimagem em meio a uma sociedade tecnocrata

por Redação
Espetáculo Mudo

O Teatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta nos dias 16 e 17 de dezembro, sexta-feira, às 19h, e sábado em duas sessões, às 18h e 19h, o espetáculo de dança inédito “MUDO”, sob a direção coreográfica de Bruno Gregório, com entrada gratuita. O projeto foi selecionado no Edital Municipal em Cena 2022, e conta com patrocínio integral da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro – FTMRJ, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – SECEC, do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Mudo” é uma palavra que pode significar estados de silêncio e mudança. No contexto deste espetáculo de arte conceitual e dança contemporânea, o nome abraça ambos significados. O ímpeto de João Pacca, idealizador do projeto, é criar uma narrativa que demonstre uma metáfora sobre o autorretrato: este mecanismo que inventa nosso estado presente se deparando com provisório e o silêncio no cerne de sua formulação.

O criador comenta que “por meio de imagens-discursos, somos atravessados por projeções que nos nomeiam e auxiliam nossa própria elaboração sobre o que sou “EU””. A coreografia de Bruno Gregório é interpretada pelo bailarino Matheus Pergolizzi que constrói um diálogo com a outras obras trazidas através da videoarte, em meio da apresentação de sua performance solo.

O público é convidado a refletir sobre nossa condição enquanto seres que observam suas cias e arredores sendo incapazes de se ver da mesma maneira. Nas palavras dos criadores do espetáculo, Bruno Gregório e João Pacca: “se eu pudesse me ver como vejo você, deixaria de ser quem eu sou para perceber ele em nós.”, e completam que “a individualidade é uma ilusão.”.

A produção está a cargo de Anderson Eleotério da ADUPLA Produção Cultural, empresa que vem realizando importantes projetos itinerantes pelo Brasil, como: VideoRio – Festival de Videoarte do Rio de Janeiro, Di Cavalcanti, Rugendas, Debret, Farnese de Andrade, Athos Bulcão, Milton Dacosta, Antonio Bandeira, Rubem Valentim, Bandeira de Mello, Carlos Scliar, Mário Gruber, Manoel Santiago, Raymundo Colares, Leila Danziger, Celina Portella, Vítor Mizael, Bruno Miguel, entre outros.

Serviço:

Espetáculo de dança contemporânea: “MUDO”

Apresentações: dia 16 de dezembro, sexta-feira às 19h, e

dia 17 de dezembro, sábado às 18h e 19h (duas sessões)

Local: Sala Mário Tavares – Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Prédio Anexo)

Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro (Metrô e VLT: Estação Carioca)

Telefone: (21) 2332-9191

Classificação Indicativa: A partir de 14 anos (contém cenas de nudez)

Entrada Franca

Acesso para pessoas com deficiência

Coreografia: Bruno Gregório

Bailarino: Matheus Pergolizzi

Videoarte cenográfica: João Pacca

Direção de produção: Anderson Eleotério

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Share via