“Tijolo por Tijolo”: premiado filme sobre influenciadora do Kwai que lutou por moradia e dignidade estreia nos cinemas

Após uma aclamada trajetória por festivais de cinema, o documentário “Tijolo por Tijolo” chega ao circuito comercial para contar uma história potente de reinvenção. O filme nos apresenta a Cris Martins, uma moradora do Ibura, periferia do Recife, que, diante do risco de desabamento de sua casa e da perda de emprego durante a pandemia, encontra nas redes sociais, mais especificamente no Kwai, uma ferramenta para transformar sua realidade. Grávida do quarto filho, ela se torna micro-influenciadora digital na plataforma, compartilhando seu cotidiano e sua luta para reerguer o lar. Neste domingo, após a pré-estreia em Recife, o Kwai transmite ao vivo um bate-papo exclusivo com a presença da protagonista no seu próprio perfil, o crismartinventuraa, a partir das 18h.

Dirigido por Victória Álvares e Quentin Delaroche, o longa acompanha a jornada de Cris de forma íntima e sensível. Enquanto ela engaja sua comunidade on-line com dicas sobre maternidade e empoderamento feminino, seu marido, Albert, aprende a construir a nova casa assistindo a tutoriais na internet. O filme aborda com urgência não apenas o direito à moradia, mas também a luta de Cris pelo direito à laqueadura, um procedimento de esterilização voluntária.

O filme foi amplamente reconhecido no circuito de festivais nacionais, acumulando prêmios importantes. Dentre eles, estão os de Melhor Direção e o Prêmio da Crítica no Olhar de Cinema, Melhor Longa-Metragem no Festival Visões Periféricas, e Melhor Filme e Melhor Direção no Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). A produção também foi premiada no Festival de Triunfo, Festival da Fronteira e Festival Goiamum Audiovisual.

A trajetória de Cris reflete o poder das novas mídias como catalisadoras de mudança. “A história da Cris em ‘Tijolo por Tijolo’ é a personificação do que acreditamos no Kwai: o poder de uma pessoa comum de transformar sua realidade e inspirar uma comunidade inteira usando apenas um celular e sua criatividade. Estamos orgulhosos de ser a plataforma na qual histórias de resiliência e empreendedorismo como a dela florescem”, afirma Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai.

Para celebrar o lançamento, o filme terá sessões especiais. A pré-estreia em Recife ocorre no dia 10 de agosto, às 16h. Os ingressos já estão disponíveis no site Ticket Simples. Logo após a estreia na capital pernambucana, temos um bate-papo ao vivo no perfil de crismartinventuraa no Kwai, às 18h, com a presença da protagonista e dos diretores do longa.

A programação em São Paulo conta com uma sessão especial no dia 12 de agosto, no Cine Nave. A entrada é gratuita, e os ingressos podem ser retirados no site da Floresta Ativista. No dia 13, haverá a pré-estreia no Centro Cultural São Paulo (CCSP) – para esse evento, os ingressos serão vendidos no site Velox Tickets ou na bilheteria do cinema. Com produção da Revoada Filmes e distribuição da Olhar Filmes“Tijolo por Tijolo” chega aos cinemas no dia 14 de agosto.

Para acompanhar todas as novidades, bastidores e a agenda completa do filme, acesse a página especial de “Tijolo por Tijolo” no Kwai.

Agenda de lançamento – “Tijolo por Tijolo”

  • 10 de agosto (domingo) | RECIFE
    • 16h: pré-estreia no Cinema São Luiz.
    • 18h: live com transmissão do debate no perfil crismartinventuraa no Kwai.
  • 12 de agosto (terça-feira) | SÃO PAULO
    • 19h: sessão especial no Cine Nave.
  • 13 de agosto (quarta-feira) | SÃO PAULO
    • 19h: pré-estreia no CCSP (Centro Cultural São Paulo).

O Kwai

Um dos aplicativos gratuitos mais populares do Brasil, o Kwai permite que os usuários criem seu próprio conteúdo e compartilhem vídeos online de forma fácil, inclusiva e acessível. Com a missão de fazer as pessoas brilharem, o Kwai acredita que todos os pequenos momentos da vida merecem ser compartilhados. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android, na App Store e no Google Play. Saiba mais em: kwai.com.

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países