Tijuca ganhará a maior galeria do Sesc na Região Metropolitana do Rio

Noticias do Brasil-Exposição-PGE-2024-Foto: Claudia Dantas

A partir de 31 de maio, o Sesc Tijuca inaugura um novo capítulo nas artes visuais da Zona Norte. Abrirá as portas do seu mais novo espaço expositivo – uma galeria com 255m², agora a maior entre todas as unidades do Sesc na região metropolitana, concebida para abrigar mostras de médio e grande porte e ações educativas.

A exposição inaugural será “Notícias do Brasil”, já exibida nas unidades do Sesc no Flamengo (Espaço Cultural Arte Sesc), Madureira, Nova Iguaçu e São Gonçalo, além de instituições como o Centro Cultural da PGE-RJ e a Casa América, em Madri, na Espanha. Com curadoria de Marcelo Campos e cocuradoria de Pollyana Quintela, a mostra nasceu em 2022 com peças de acervo do Sesc RJ assinadas por Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues. Mas, a partir da sua itinerância, foi ganhando corpo com trabalhos de artistas convidados: PV Dias, Sabrina Savani e Silvana Mendes.

Novos olhares sobre a Zona Norte

As obras apresentam um Brasil popular, por meio de imagens que registram o dia a dia de seus habitantes em cenas corriqueiras das ruas, praças, festejos religiosos e celebrações informais contribuindo para uma construção imagética de um país que reflete sobre as suas origens e pluralidade étnica e cultural. Para a Tijuca, a curadoria convidou novos nomes — Bárbara Copque, Rodolfo Teixeira e Melissa de Oliveira — para apresentarem seu olhar sobre a Zona Norte do Rio e de outras regiões do país, totalizando, agora, 84 obras.

“A inauguração deste espaço marca uma nova fase das Artes Visuais no Sesc Tijuca, ampliando as oportunidades para que o público da região interaja tanto com o acervo artístico do Sesc RJ quanto com a produção contemporânea. Ao mesmo tempo, fortalece o vínculo da instituição com a comunidade do entorno, estimulando reflexões sobre linguagens artísticas e ampliando o acesso à cultura e à informação”, destaca Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc RJ.

Desde a abertura da unidade em 1977, todas as exposições realizadas no Sesc Tijuca ocorreram em espaços variados, como a Casa Rosa, a Tamarineira e o saguão. Com a inauguração deste novo espaço exclusivo, projetado para privilegiar as expografias necessárias a cada mostra, a unidade busca fortalecer seu protagonismo como polo de cultura visual na cidade. Será mais um ambiente para o Sesc RJ exibir seu acervo de mais de 500 peças, que, desde 2021, vem sendo recuperado e tornado público por meio de diferentes recortes curatoriais.   

Sesc Tijuca, referência em gravura nos anos 80

A história do Sesc Tijuca com as artes visuais remete ao seu ateliê de gravura, instalado na década de 1980, e que se consolidou como espaço de incentivo para novos artistas e aproximação do público às experimentações visuais. Um marco dessa trajetória foi a exposição “Cinco anos de gravura do Sesc Tijuca”, realizada em 1989 e registrada pelo jornal O Globo.

Neste período, a artista e gravadora Heloisa Pires Ferreira, ex-aluna dos ateliês de gravura do Ingá (Niterói), foi convidada para assessorar a montagem da Oficina de Gravura do Sesc Tijuca, onde atuou como coordenadora e professora de 1984 a 1999. Heloisa estudou com importantes nomes da arte brasileira, como Abelardo Zaluar, Marília Rodrigues e Anna Letycia, cujas obras integram o acervo do Sesc RJ. A Oficina nasceu na esteira da efervescente cena carioca da gravura, que tem como marco a inauguração, em 1959, da oficina de Gravura do MAM-RJ.

SERVIÇO

Inauguração da galeria do Sesc Tijuca

  • R. Barão de Mesquita, 539, 3° andar – Tijuca
  • Exposição: Notícias do Brasil
  • Artistas: Bárbara Copque, Carybé, Cícero Dias, Glauco Rodrigues, Melissa de Oliveira, Sabrina Saviani, Silvana Mendes, Rodolfo Teixeira e PV Dias
  • Visitação: Das 10h às 20h, de terça a domingo
  • De 31/5 a 30/8/2025
  • Grátis
  • Livre

Related posts

Exposição gratuita “Amor Ódio” chega ao espaço MT Projetos de Arte com obras do jovem artista consagrado internacionalmente Jota

Leila Pinheiro celebra 45 anos de carreira no Rio

Festival Clássicos do Brasil chega à quarta edição no Rio com shows de discos históricos e noite dedicada ao reggae