Tiradentes Cultural chega à 51ª edição

Inspirada pela exposição no CRAB com artesanato paraense, o evento retoma a periodicidade e tem o Pará como tema principal, com shows de artistas do Norte do Brasil

por Redação
Foto: Pedro Damásio

Surgida da necessidade de melhorar o entorno da área da Praça Tiradentes, parte importante da região central do Rio de Janeiro desde a fundação da cidade, a Tiradentes Cultural celebra no dia 23 de setembro sua 51ª edição com o tema Praça de Ritmos. Das 13h às 20h, a Tiradentes oferece ao público um evento que inclui Feira Gastronômica, atrações musicais no palco principal e a CRIA: Feira de Artesanato, Arte e Design. Nesta edição, a Tiradentes Cultural se inspira na mostra “Pará Sentir Fé”, exibida nas galerias do parceiro, apoiador e vizinho de calçada: Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). A mostra, promovida pelo Sebrae no Pará, exibe a variedade e a beleza das obras de artesanato paraense inspiradas no Círio de Nazaré, uma das maiores festas católicas do mundo.

Criada em maio de 2015, com o propósito de manter vivo e ampliar o movimento da região, a Tiradentes Cultural retorna ao formato original, com periodicidade a partir desta edição. “Nossa programação cultural é variada e depende do tema escolhido pela curadoria, mas nunca falta música. Nesta edição, temos uma parceria com o Sebrae no Pará, que está nos proporcionando atrações com muita música regional e um line up que vai botar todo mundo pra dançar. Começamos com a DJ The Redig, que é paraense e traz a realidade afroamazônica; teremos o projeto Carimbaby, apresentando uma mistura de ritmos e danças tradicionais, como carimbó, marabaixo, lundú marajoara, siriá e guitarrada, além de um show lindo do Aturiá, que mistura música e dança ao ritmo do carimbó Pau e Corda, o carimbó de raiz”, adianta Valéria Lima.

No fim da tarde, entra em cena o multiartista e criador do Carimbloco paraense Silvan Galvão, que convida os compositores, cantores, poetas e ativistas culturais Júnior Soares e Mestre Ronaldo Silva, idealizadores do Instituto Arraial do Pavulagem, um dos maiores movimentos culturais da Amazônia. Na sequência, o cantor e compositor Letto nos leva a celebrar o carimbó e toda música do norte junto do artista multimídia afro amazônida Jeff Moraes.

Reconhecida pela sua resistência no Centro do Rio, a Tiradentes Cultural é vista como “um evento afetuoso, que acolhe a todos e que proporciona entretenimento e cultura para a população e para o público que frequenta o Centro”, complementa Cacá Valente. Ao longo desses oito anos de funcionamento, a Feira parou apenas em função da pandemia de Covid-19 e em ocasiões pontuais.

“É uma iniciativa muito importante para dar visibilidade e criar oportunidade de negócios a quem empreende nessa cadeia da cultura em nosso estado, por meio da música e do artesanato. Daí a conexão entre a Tiradentes Cultural e a mostra ‘Pará Sentir Fé’, instalada no CRAB desde julho”, acredita o diretor superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno. Segundo o diretor, a programação na praça será um canal para visitas à mostra. “Nesse link dos eventos, queremos que as pessoas possam também visitar a mostra e conhecer o trabalho de artesãos paraenses, que retrata um pouco da nossa cultura”, frisa.

“O evento ainda proporciona um olhar mais cuidadoso das entidades públicas para o local, que recebe uma movimentação de pessoas diferentes daquelas que circulam em função do trabalho durante a semana, por exemplo. Traz um número maior de visitantes para os espaços culturais no entorno da Praça, como o CRAB, que passam a conhecê-lo e frequentá-lo”, ressalta Ana Simões sobre o evento, que está presente no calendário de eventos do Rio de Janeiro por intermédio da Rota Raízes Cariocas (Sebrae) e do Guia Cultural do Centro Histórico do Rio de Janeiro.

Tanto a Praça Tiradentes quanto seu entorno fazem parte de uma área com imenso valor cultural e criativo, além de ser repleta de história, tendo sido palco de importantes manifestações culturais e criativas onde, até hoje, existem construções de valiosa arquitetura e aparelhos de importância cultural. De acordo com uma pesquisa da ESPM, realizada em 2017, o público do evento é formado por moradores de diferentes bairros da cidade e de outras cidades, contando com estudantes, autônomos, empresários e funcionários públicos, dentre outros.

SERVIÇO:
EVENTO: TIRADENTES CULTURAL
QUANDO: 23 de setembro
HORÁRIO: 13h às 20h
LOCAL: Praça Tiradentes – Centro
ENTRADA GRATUITA

PROGRAMAÇÃO:

13h – Tha Redig

14h – Aturiá

15h – Tha Redig

15h15 – Carimbaby

16h15 – Tha Redig

16h45 – Silvan Galvão convida Júnior Soares e Ronaldo Silva

18h15 – Letto convida Jeff Moraes

19h30 – Tha Redig

Você também pode gostar

Deixe um comentário

Mantenha contato

Não perca a oportunidade de estar sempre conectado ao que importa! Mantenha contato com a gente e receba conteúdos exclusivos, dicas imperdíveis e as últimas novidades. Fique ligado e junte-se a nós para não perder nada!

Get in touch

[contact-form-7 id='564' title='Contact']

Copyright @2024 – Todos os direitos reservados!

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00