Três títulos da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe Editora) estão entre os semifinalistas da 65º edição do Prêmio Jabuti. A lista com as dez obras selecionadas por categoria (21 categorias distribuídas em quatro eixos) foi anunciada nesta quinta-feira, dia 9 de novembro, pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Confira também > Black Friday 2023 | Livros infantojuvenis da FTD Educação com ofertas imperdíveis
Extremo-Oeste, do paranaense Paulo Fehlauer, romance vencedor do 6º Prêmio Cepe Nacional de Literatura concorre na categoria “Autor Estreante” (Eixo Inovação). O livro, escrito ao longo dos últimos dez anos, foi ambientado em Guaíra, cidade do extremo Oeste do Paraná, ocupada pelos indígenas, invadida pelos espanhóis e impactada pela hidrelétrica de Itaipu. O autor aborda traumas históricos, memórias e as buscas pessoais empreendidas pelo personagem principal.
O Encontro de Mário, de Marcia Cristina Silva, que na semana passada conquistou o 3º lugar do Prêmio Sylvia Orthof/Prêmio Literário da Biblioteca Nacional 2023, concorre na categoria “Literatura Infantil” (Eixo Literatura). Ilustrado por Catarina Bessell, o livro narra a história de amizade entre um menino em situação de rua e um homem que conserta relógios, para tratar de temas sensíveis como adoção, preconceitos, diferenças, superação, aceitação e pertencimento.
Dicionário dos Negacionismos no Brasil, título organizado por José Luiz Ratton e José Szwako, foi indicado para a categoria “Ciências” (Eixo Não-Ficção). Publicado em 2022, traz 112 verbetes com assuntos levantados pela onda de negacionismo que espalha informações falsas para confundir as pessoas. Os autores exploram temas nas áreas de ciências, história, educação, cultura e meio ambiente.
Ao todo, o Jabuti – considerado o mais importante prêmio literário do Brasil – recebeu inscrições de 4.245 obras. A próxima etapa acontece no dia 21 de novembro, quando serão anunciados os cinco finalistas por categoria. Os vencedores serão revelados no dia 5 de dezembro, em cerimônia no Theatro Municipal de São Paulo.
Obviamente que este recifense, quem vos escreve, segue na torcida, afinal, a CEPE é do povo pernambucano.
Confira as capas:
*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.
1 comentário