Tomate Italiano em conserva brilha em jantar harmonizado do projeto Meu Tomati

Na última quinta feira (21), o Symposium Bistrô, em Laranjeiras, foi o cenário de um evento exclusivo que reuniu gastronomia, cultura e negócios em torno do tomate em conserva do centro-sul da Itália, o protagonista do Projeto Meu Tomatì. Iniciativa do OI Pomodoro da Industria Bacino Centro Sud Italia e organizado pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria, que gerencia o projeto no Estado do Rio de Janeiro, o seminário seguido de jantar harmonizado celebrou a alta qualidade, rastreabilidade e tradição de um dos ingredientes mais emblemáticos da cozinha italiana.

A presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Renata Novotny, deu início ao evento dando as boas-vindas aos presentes e destacando o papel da instituição na aproximação entre Itália e Brasil por meio de iniciativas como o Projeto Meu Tomatì. Em seguida, Eduardo Mariano, vice-diretor da Câmara e gestor local do projeto, enfatizou o impacto positivo da iniciativa na cidade do Rio de Janeiro. “O projeto tem sido uma oportunidade valiosa para promover a excelência do tomate em conserva italiano e fortalecer a ligação entre os consumidores cariocas e a rica tradição alimentar da Itália. Além disso, ao longo deste ano, alcançamos resultados significativos, como a degustação em julho, que levou quase 800 pessoas nas lojas da Rede Zona Sul a experimentar a qualidade excepcional desse produto.”

Outro destaque da noite foi a presença de Michele Sabatino, presidente da Euroconsult, que viajou da Itália especialmente para o evento. Em sua fala, ele agradeceu o apoio e o entusiasmo dos parceiros brasileiros. “O tomate em conserva italiano carrega consigo não apenas sabor, mas história, cuidado e sustentabilidade. É gratificante ver essa conexão sendo valorizada e expandida aqui no Brasil, um país que sempre acolhe a tradição italiana com tanto carinho. A Itália é o terceiro maior produtor mundial de tomate, atrás apenas dos Estados Unidos e da China, representando 12,2% da produção mundial e 51,9% da produção europeia, além de ser o principal país exportador de produtos à base de tomate. Captando apenas 3% do tomate em conserva italiano exportado para a América Latina, o Brasil representa a maior oportunidade a ser aproveitada para aumentar as vendas no exterior de um dos produtos símbolos da cultura culinária do Bel Paese, cujo volume de negócios atualmente se limita a 42 milhões de dólares.”

A noite foi coroada pela participação de Jose Hodara, proprietário do Symposium Bistrô e anfitrião do evento. Uruguaio de 82 anos e residente no Brasil há meio século, Hodara construiu uma carreira de quase cinco décadas dedicada ao vinho. Ele aproveitou para falar da sinergia entre o Projeto Meu Tomatì e a filosofia do seu restaurante. “O Symposium Bistrô foi fundado com o propósito de oferecer experiências que vão além do simples ato de comer. É sobre compartilhar histórias, culturas e sabores. O tomate em conserva italiano, por exemplo, é uma joia do terroir europeu, moldada por um solo rico em minerais, influenciado pela presença de vulcões e pelo clima que o diferencia completamente do que estamos acostumados no Brasil. É um produto de qualidade insuperável, que passa por um processo de conservação natural, sem aditivos químicos, mantendo sua pureza e autenticidade.”

O jantar harmonizado destacou a versatilidade do tomate italiano em um menu inteiramente dedicado ao ingrediente. Os convidados foram recebidos com o espumante Bianca Vigna – Cuveé 1903, Conegliano – Vêneto, seguido por uma entrada de bruschetta al pomodoro, acompanhada pelo clássico Chianti Coppiere, DOCG 2021 – Toscana. Como prato principal, foram servidas duas opções de risotto di pomodori pelati: uma com iscas de mignon e outra com lascas de parmesão, ambas harmonizadas com o robusto Posta Piana Negroamaro, IGP 2021 – Puglia. Para encerrar, uma surpreendente panna cotta al pomodoro foi servida, realçando a doçura e acidez do ingrediente, acompanhada pelo elegante Caleo Pinot Grigio, DOC 2022 – Vêneto.

O Symposium Bistrô, conhecido por sua ambientação intimista e seleção criteriosa de vinhos, demonstrou sua afinidade com o projeto ao oferecer uma experiência única e alinhada à proposta de destacar produtos de qualidade excepcional. “Somos rigorosos na escolha dos vinhos e fornecedores, garantindo que cada rótulo em nossa adega conte uma história que respeita sua origem e tradição. Essa mesma filosofia aplicamos aos pratos que servimos. O tomate italiano brilhou em cada etapa deste menu, mostrando que é possível surpreender o paladar mesmo com os ingredientes mais simples,” afirmou Hodara.

Sabia que?

A Itália é o terceiro maior produtor mundial de tomate e o principal exportador de produtos à base de tomate, representando 12,2% da produção mundial e 51,9% da produção europeia. O Brasil, com grande potencial de crescimento, pode desempenhar um papel crucial no aumento das exportações de tomate italiano. 

O evento foi uma oportunidade única de conectar história, tradição e sustentabilidade em torno de um dos ingredientes mais emblemáticos da culinária mundial.

OI Pomodoro da Industria Bacino Centro Sud Italia

OI Pomodoro da Industria Bacino Centro Sud Italia é um consórcio italiano que promove a excelência do tomate em conserva, assegurando qualidade, sustentabilidade e competitividade no mercado internacional.

Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria

A Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria promove o fortalecimento das relações comerciais entre Itália e Brasil. Parte de uma rede global de 86 câmaras italianas de comércio no exterior, é reconhecida oficialmente pelo governo italiano, tornando-se uma referência em network e serviços voltados à internacionalização de empresas.

Projeto Meu Tomatì

Projeto Meu Tomatì busca conscientizar consumidores sobre a qualidade e rastreabilidade do tomate em conserva italiano, celebrando sua origem, terroir e processos sustentáveis. A iniciativa é do OI Pomodoro da Industria Bacino Centro Sud Italia e conduzida, no Estado do Rio de Janeiro, pela Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria.

Instagram:
@meutomati
@camaraitalianario
@oipomodorocentrosud

[justified_image_grid preset=3]

Related posts

Clube do Ser realiza mais uma edição no Rio de Janeiro

Escritas Subversivas – Substantivo Feminino estreia festival que transforma a Praça dos Direitos Humanos em um polo de celebração da literatura produzida por mulheres periféricas

Com presença de Carol Barcellos, embaixadora, Luta Pela Paz celebra 25 anos em festa no Museu de Arte do Rio