Aclamado pelo público brasileiro após duas temporadas de estreia com sessões esgotadas em Salvador e São Paulo, Torto Arado – O Musical – Turnê Nacional , adaptação livre do best-seller de Itamar Vieira Junior, estreia no Teatro Riachuelo no dia 17 de maio e segue em cartaz até 15 de junho, com 22 apresentações de quinta a domingo. O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura e Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e realizado pela Maré Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Com sessão Às quintas, sextas, sábados e domingos, os ingressos para a temporada de apresentações podem ser adquiridos através da plataforma ingresso.com ou na bilheteria do teatro
“Torto Arado – O Musical” traz um texto épico e lírico que revela, para além de sua trama , uma história de vida e morte nas profundezas do sertão baiano, um poderoso elemento de insubordinação social, de combate e redenção. Questões delicadas e difíceis como trabalho análogo à escravidão, racismo, resistência, sobrevivência, disputa de terra, bem como o universo da fé, magia, poesia e religiosidade são abordadas tanto no livro, quanto no musical. Um projeto que promove um diálogo iniciado entre as criações artísticas de Itamar Vieira Junior e Elisio Lopes Junior , ambos baianos que se juntam com o público do espetáculo novas visões do Brasil e de sua diversidade.
Com direção geral de El í sio Lopes Júnior , o espetáculo conta com 22 profissionais em cena, sendo seis músicos e 16 atores, todos com vasta experiência em suas áreas de atuação . Em duas horas e vinte minutos de duração, “Torto Arado – O Musical” mergulha na cultura popular brasileira contada por Itamar Vieira Júnior e conta a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, marcadas por um acidente de infância, que vivem em condições de trabalho analógico à escravidão em uma fazenda no sertão da Chapada Diamantina, na Bahia. Na adaptação teatral, uma nova personagem também protagoniza a cena, em relação à história original, da avó Donana.
No elenco principal, três profissionais na área musical e teatral: a cantora e apresentadora Larissa Luz interpreta Bibiana, uma das heroínas da trama. Ao lado dela, a atriz, cantora, compositora e teatróloga Bárbara Sut vive sua irmã, a Belonisia. E, juntas, darão vida às redes de Donana, papel interpretado por Lilian Valeska .
A direção musical com composições inéditas é assinada por Jarbas Bittencourt. “Torto Arado – O Musical” é um espetáculo de música popular brasileira, onde todos os ritmos e dinâmicas são nordestinas e ligados ao cancioneiro do sertão nordestino interiorano, com interpretações e sonoridades totalmente brasileiras”. Bittencourt. “Fazer música para um personagem é aquele momento em que você abre um espaço em você, assim como faz o ator, e se deixa ser outro; deixa que outra voz lhe cante a música que está criando”, completa.
Elisio Lopes Junior – que também assina a Dramaturgia ao lado de Aldri Anunciação e Fábio Espírito Santo – comenta o que o público pode esperar do espetáculo a partir da temporada de sucesso em Salvador. “Foram dois meses em cartaz na capital baiana e a sensação de ter estreado Torto Arado em Salvador, na Bahia, perto do lugar onde essa história foi concebida e perto das pessoas que entendem esse universo, nos deu uma sensação de pertencimento. A entrada do público foi mais um elemento dentro dessa contação de história e a gente ver que Torto Arado tem humor, tem dor, tem poesia, e isso tudo extraído do livro a partir do convívio essas em cena. Os personagens de Torto Arado nos ensinam e agora partimos para novos palcos, novas plateias, mantendo a nossa musicalidade, nosso sotaque e a nossa identidade, esperando que o olhar de quem é de fora também consiga captar a dessa poesia aridez, esse humor e essa dor que a narrativa de Itamar Vieira Júnior nos oferece e que consegue transporte para o palco com o desejo de mostrar um pouquinho mais para o Brasil quem é o Brasil”, destaca o diretor.
Responsável pela Direção de Movimento do espetáculo, o diretor e coreógrafo Zebrinha ressalta a importância do movimento durante o espetáculo, com base no no Jarê – religiosidade do povo que permeia toda a trama. “O que estou tentando fazer com a estética e o vocabulário do movimento no espetáculo é tornar contemporâneo essa visão e apresentar o que há de mais bonito e mais plástico dentro dos rituais do Jarê”, comenta o profissional.
A equipe do musical conta ainda com a Cenografia de Renata Mota, figurino contratado pela designer Bettine Silveira, além da Coordenadoria Geral de Fernanda Bezerra, responsável também pela idealização do projeto.
Torto Arado – O Musical
● Onde : Teatro Riachuelo Rua do Passeio, 38/40 – centro – Rio de Janeiro
● Quando : Estreia em 17/05, às 20h . De 17 de maio a 15 de junho ( Quintas e Sextas: às 20. Sábados: às 16h e às 20h. Domingos: às 16h).
● Ingressos: R$ 40,00
● Classificação: 14 anos
● Vendas: ingresso.com e bilheteria do teatro