Tournée Nordestina de Alceu Valença: Ao Vivo na Fundição

Single inaugura projeto de gravações ao vivo pelo selo Fundisom

por Redação
Tournée Nordestina de Alceu Valença

Em uma performance vibrante e calorosa, Alceu Valença resgata a energia dos arraiás populares com sua assinatura inconfundível, celebrando as tradições nordestinas com o lançamento do single “Tournée Nordestina” (Ao Vivo na Fundição Progresso). Gravado em um dos palcos mais icônicos da cena musical carioca, a faixa chega às plataformas digitais na sexta-feira, 23, pelo selo Fundisom e distribuição da Altafonte.

Gravado durante o Arraiá da Fundição em 2024, “Tournée Nordestina” apresenta ao público de forma inédita uma versão ao vivo da faixa que propõe uma viagem sonora por festas de São João Brasil adentro. O registro captura a força da canção e celebra a música brasileira com a inauguração do projeto Ao Vivo na Fundição Progresso, que contará com lançamentos de artistas de diferentes gerações que fazem história no palco da Fundição.

“A Fundição Progresso é um dos meus palcos favoritos. Inclusive, gravei dois álbuns ao vivo lá: o mais recente foi ‘Meu Querido São João’, dedicado aos gêneros que constituem a trilha sonora das festas juninas em todo o país: forró, xote, baião, rojão, arrasta pé e tantos outros. A música que estou lançando com o selo Fundisom, uma gravação inédita e exclusiva de ‘Tournée Nordestina’, traz toda a vibração do público carioca, sempre em sintonia com o que há de melhor na arte e na cultura do Nordeste”, conta Alceu.

Campina Grande, Caruaru, Arapiraca, Paulo Afonso, Petrolina, Arcoverde, Salvador, Crato, Fortaleza e o icônico Novo Exu são alguns dos destinos citados na canção, que também homenageia o Rei do Baião, Luiz Gonzaga, celebrando as festas, o forró e a cultura popular.

O projeto Ao Vivo na Fundição tem parceria com a Altafonte e promete ainda outras gravações exclusivas, consolidando o selo Fundisom como vitrine sonora da Fundição Progresso. Além de Alceu, também foram gravadas músicas dos shows de Monobloco, Lenine e Spok Frevo Orquestra, entre outros.

Alceu Valença volta ao palco da Casa de Todas as Tribos e Ritmos no dia 7 de junho, em mais um Arraiá da Fundição, celebrando o lançamento do single e a força das festas juninas. E quem fizer o pré-save do single irá concorrer ao meet & greet com o artista no dia do show, além de entrada gratuita.

O selo Fundisom
Fundado em 2022 em parceria com uma das principais casas de espetáculo do país, a Fundição Progresso, o selo FundiSom atua no registro ao vivo de shows, na preservação da memória musical da casa de espetáculos, além de projetos especiais e novidades no cenário artístico do Rio de Janeiro. O selo conta com um estúdio de gravação na sua sede e atua em produção fonográfica, audiovisual, comunicação, marketing e merchandising, além da possibilidade de programação nos palcos e espaços da Fundição.

Ficha Técnica – Single Tournée Nordestina – Ao Vivo na Fundição
Gravado ao vivo no Arraiá da Fundição 2024
Data de lançamento: 23 de maio de 2025
Selo: Fundisom
Composição: Alceu Valença

Tournée Nordestina

A tournée nordestina é no São Pedro e São João
Tournée nordestina é no São Pedro e São João
A tournée nordestina
Tournée nordestina

Campina Grande se faz tão formosa
Caruaru tá com toda a tesão
A minha vida é um palco sobre rodas
Na tournée nordestina do São Pedro e São João

A tournée nordestina é no São Pedro e São João
A tournée nordestina
É, tournée nordestina é no São Pedro e São João
Tournée nordestina

Arapiraca já estamos na estrada
Em Paulo Afonso avistei um balão
Em Petrolina comi milho verde
Em Arcoverde ouvi xaxado e baião

Na tournée nordestina do São Pedro e São João
Tournée nordestina
Na tournée nordestina do São Pedro e São João
Tournée nordestina

E novamente já estamos na estrada
Vida cigana feita de ilusão
Olhei pra Lua e me lembrei do Gonzaga
Na tournée nordestina do São Pedro e São João

A tournée nordestina
A tournée nordestina
A tournée nordestina é do São Pedro e São João
Tournée nordestina é no São Pedro e São João

E novamente já estamos na estrada
Vida cigana feita de ilusão
Olhei pra Lua, me lembrei do Gonzaga
Na tournée nordestina do São Pedro e São João

Na tournée nordestina do São Pedro e São João
Tournée nordestina
É, tournée nordestina é no São Pedro e São João
Tournée nordestina

A tournée nordestina
É, tournée nordestina
É, tournée nordestina (do São Pedro e São João)
A tournée nordestina (do São Pedro e São João)
Ainda passamos pelo Cego (do São Pedro e São João)
Salvador, Bahia (do São Pedro e São João)
Ceará, Fortaleza (do São Pedro e São João)

Passamos pelo Crato
E depois pelo Novo Exu (do São Pedro e São João)
Luiz Gonzaga não morreu (do São Pedro e São João)
Nem a sanfona dele desapareceu (do São Pedro e São João)
Tá presente em todas as fogueiras (do São Pedro e São João)
Em todos os forrós (do São Pedro e São João)
Come do seu milho (do São Pedro e São João)
E come
Come, come, come (do São Pedro e São João)

Você também pode gostar

Compartilhe
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Send this to a friend