Tradicional roda de samba Quintal dos Ribeiros acontece no domingo (07/09), no Anil

Quintal dos Ribeiros

O bairro do Anil, em Jacarepaguá, guarda a história de uma das famílias mais tradicionais do samba brasileiro, a família Ribeiro. Foi lá que o sambista Roberto Ribeiro viveu, e é nesse bairro que, no domingo (07/09), acontece mais uma edição da roda de samba Quintal dos Ribeiros, projeto liderado por Alex Ribeiro, filho do artista. O evento começa às 15h, na Rua Sargento Carlos Argemiro Camargo, na frente da casa onde a família vive até hoje. A entrada é gratuita.

O Quintal dos Ribeiros leva para o Anil uma roda de samba em homenagem a Roberto Ribeiro, que completaria 85 anos em 2025. O repertório resgata clássicos eternizados em sua voz e sucessos do samba de raiz, mantendo viva a memória do artista. O projeto foi contemplado pelo edital “Berço de Bambas” da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC-RJ).

Idealizado em 2018 por Dona Liette, matriarca da família, o projeto nasceu como um encontro afetivo entre amigos, artistas, músicos e admiradores, no quintal da família. Desde então, a roda de samba se tornou tradição, circulando por casas de shows no Brasil e até em Barcelona. Ainda assim, é no Anil que o Quintal dos Ribeiros preserva sua essência, promovendo encontros frequentes que reúnem sambistas, vizinhos e admiradores do samba.

A roda, que acontece na rua, é uma celebração do samba em suas múltiplas expressões, mesclando clássicos eternizados por Roberto Ribeiro, como “Todo Menino é um Rei”, “Estrela de Madureira” e “Vazio”, com composições próprias de Alex Ribeiro, sucessos do samba de raiz e estilos como partido-alto, Ijexá e jongo.

O Quintal dos Ribeiros convida o público a participar da roda, cantando obras de grandes bambas como João Nogueira, Monsueto, Clara Nunes, Beth Carvalho, Candeia e Wilson das Neves, celebrando juntos a cultura afro-brasileira. O clima é de festa e homenagem, em um espaço carregado de memória e pertencimento.

“Fazer a roda de samba no Anil é muito especial. Vai ser no lugar onde tudo começou, onde cresci, cercado de amigos, vizinhos e familiares. Isso tem um significado enorme pra mim, porque, além de homenagear os 85 anos que meu pai completaria, é também uma forma de celebrar o samba de raiz com o meu povo, na minha região”, analisa Alex Ribeiro.

Alex Ribeiro

Cantor, compositor e instrumentista, Alex Ribeiro é filho do saudoso sambista Roberto Ribeiro. Criado na escola de samba Império Serrano, integra a ala dos compositores da escola, onde já assinou sambas vencedores e fez parte do carro de som. Despontou no cenário musical em 2010 com os espetáculos “Todo Menino É Um Rei” e “Roberto Ribeiro: Uma Aquarela Brasileira”. Afilhado de Jorge Aragão e Elza Soares, lançou em 2015 o CD “Chegou Quem Faltava”. Seu repertório mistura os grandes sucessos da época de ouro do pai com composições próprias, promovendo um verdadeiro show de samba de raiz. Atualmente, Alex dedica-se ao projeto Quintal dos Ribeiros, que apresenta semanalmente em casas de shows, recebendo convidados e amantes do samba. No seu canal do YouTube, ele divulga novas composições e realiza lives e shows do grupo.

Serviço

Data: domingo, 07/09
Horário: a partir das 15h
Local: Rua Sargento Carlos Argemiro Camargo, Anil, Rio de Janeiro (em frente à Pizzaria do Dedé)
Entrada gratuita

Ficha Técnica Quintal dos Ribeiros

  • Alex Ribeiro – Vocalista
  • Junior Ribeiro – Cavaco
  • Rafael Tavares – Violão 7
  • Jeremias – Sax
  • Pedro Paulo – Surdo/Tamborim
  • Juninho – Tantã
  • Nego – Pandeiro/Caixa
  • João da Serrinha – Repique de Anel/Congas/Cuica/Reco e efeitos
  • Direção de Produção: Ana Muller
  • Designer: Fernand Hurel
  • Vídeos: Vini Videomaker
  • Assessoria de Imprensa: Marina Mello
  • Coordenação Geral: Ronaldo Tasso
  • Realização: Cia Musical Produções e R/Tasso Ideias e Realizações
  • Proponente: Ética Associação Artística e Cultural

Projeto patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa através do Edital Berço de Bambas.

Related posts

Saulo Fernandes retorna a São Paulo com projeto “Saulo, Som e Som”

Grupo Nossa Onda celebra regravação de “A Distância” por Péricles

Faltam 10 dias: Com festa que vai além da música e experiências inéditas, The Town anuncia video mapping do Amazônia Live – Hoje e Sempre no Skyline