“Trilho da história” é o tema da aula aberta com Jorge Furtado no Festival do Rio

Jorge Furtado

No dia 3 de outubro, às 10h, o cineasta Jorge Furtado, um dos grandes nomes do curta-metragem e diretor do clássico “Ilha das Flores” (1989), ministra a aula aberta Trilho da História durante o Festival do Rio; além da conversa, o público poderá assistir a uma exibição especial do filme em cópia restaurada, obra que segue atual e necessária ao retratar, a partir de um simples tomate, as desigualdades econômicas e sociais do país.

O encontro, realizado pela Matizar Filmes em parceria com a Baluarte, marca também o lançamento da 2ª edição do Fala Tu Lab. O programa oferece ciclo formativo, mentorias e apoio financeiro de R$18 mil para produção de curtas metragens documentais de pessoas cotistas e bolsistas estudantes universitárias.

Jorge Furtado é um renomado cineasta brasileiro. Com uma carreira iniciada na TV, destacou-se como roteirista, diretor e produtor. Fundou a Casa de Cinema de Porto Alegre em 1987 e acumulou prêmios nacionais e internacionais com curtas como Ilha das Flores. Além do cinema, teve forte atuação na televisão, escrevendo e dirigindo séries e minisséries como Comédia da Vida Privada, Doce de Mãe (vencedora de dois prêmios Emmy) e Sob Pressão. No cinema, dirigiu longas como O Homem que Copiava, Meu Tio Matou um Cara e Rasga Coração. Sua obra já foi tema de retrospectivas em diversos países, incluindo Alemanha, Japão, França, Inglaterra, Portugal e EUA (Harvard). Também atuou como professor e palestrante em cursos e universidades sobre cinema.

A entrada é gratuita e haverá distribuição de senhas a partir das 09h.

SERVIÇO
Aula aberta com Jorge Furtado em Trilho da História no Festival do Rio
Data e horário: 03 de outubro de 2025, às 10h
Local: Estação Net Botafogo | Rua Voluntários da Pátria, 88 – Botafogo | Sala 01 (sujeito à lotação)

Related posts

Petrobras celebra 30 anos de incentivo ao cinema nacional em campanha com Rodrigo Santoro

Após sucesso na Globo, Pedro Goifman estrela dois filmes na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Festival Internacional de Cinema Canábico estreia no Brasil com mais de 40 filmes de diversos países