Com esculturas e instalações que refletem as condições de trabalho na sociedade contemporânea, a exposição Tripalium, do artista Marcelo Monteiro, fica em cartaz até o dia 5 de dezembro, na Galeria do 1º andar do Sesc Copacabana. Com entrada gratuita, a mostra pode ser visitada de terça a domingo, das 10h às 19h.
Realizada pelo edital do Sesc Pulsar 2025, Tripalium, que tem curadoria de Bernardo Marques-Baptista e Shannon Botelho, é um recorte da produção de Marcelo Monteiro, ex-operário metalúrgico, que investiga temas como tensão, força, a relação entre leve e pesado, madeira e metal, além de simulações do cotidiano laboral. Questões que permeiam a vida dos trabalhadores tomam forma nas obras, que transformam esforço em gesto poético.
“Promover cultura de forma gratuita é fundamental para que mais pessoas tenham acesso à arte e possam refletir sobre o que atravessa nosso dia a dia. Uma exposição como essa amplia o olhar e permite que o público tenha contato com elementos que fazem parte da nossa vivência cotidiana”, destaca Marcelo.
Inspirado no termo latino tripalium (estrutura de madeira usada na Idade Média tanto como instrumento de manejo animal quanto de tortura), o artista explora a dualidade entre criação e exaustão, e traz para o campo da arte o peso físico e simbólico do trabalho que exige do corpo sua resistência máxima.
Tripalium: exposição reflete tensão entre matéria e trabalho
“SOB PRESSÃO” e “SOB TENSÃO”
Nas séries, ele evidencia tanto os materiais quanto suas materialidades, estabelecendo uma relação transversal entre arte e ciências. Suas esculturas exploram madeiras de alta densidade submetidas a dobras, trações e forças que desafiam os limites da matéria.
As obras também evocam as “vidas sociais” dos materiais, seus usos, memórias e marcas físicas, como desgastes, deformações e vestígios de fluídos orgânicos. Cada peça simula condições de tensão e torção que ultrapassam a funcionalidade dos objetos, propondo uma reflexão sobre o próprio sentido de verdade e sobre as forças de trabalho e solidariedade que moldam a vida.
“O trabalho atravessa nosso tempo, nossa saúde, nossas escolhas e nosso futuro. É uma atividade essencial para nossa sobrevivência, mas também um campo de luta por dignidade. Minha pesquisa busca provocar reflexões sobre o mundo do trabalho hoje e sobre o que queremos para nós enquanto sociedade”, afirma Marcelo.
Serviço
Exposição Tripalium – Marcelo Monteiro
Local: Galeria do Sesc Copacabana – 1º andar
Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160, Copacabana, Rio de Janeiro
Visitação: até 5 de dezembro | terça a domingo, das 10h às 19h Entrada gratuita | Classificação indicativa: Livre
Telefone: (21) 2038-5954
Instagram: @sesccopacabana