Após trabalharem juntas na bem-sucedida turnê Titãs Encontro (responsável por reunir a formação clássica do grupo e por elevar o nível de entrega e de experiência para uma turnê de artista nacional), a produtora 30e anuncia sociedade com a agência de assessoria de imprensa e relações públicas Trovoa Comunicação, que passará a ser responsável pela estratégia de imprensa e de PR de todos os eventos da produtora. Carol Pascoal, CEO da Trovoa, assumirá também o cargo de diretora de comunicação da 30e – em um formato até então inédito neste setor.
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Em 2023, a 30e viveu um ano de agenda cheia, com diversas turnês nacionais, internacionais e festivais. Até dezembro, todos os seus eventos, juntos, ultrapassarão a marca de mais de 2,5 milhões de ingressos vendidos. A alta produção despertou a necessidade de fortalecer a estratégia de comunicação de cada um dos seus eventos de forma criativa e personalizada, mas sem perder a essência de seu business, que tem como propósito dar um novo olhar ao mercado do entretenimento ao vivo e levar alegria para as pessoas. Foi daí que surgiu o desejo de se aliar à Trovoa Comunicação em um modelo de sociedade.
“Esse foi um movimento estratégico dentro do que estamos construindo na 30e. PR é um dos principais pilares do business de música ao vivo e, por isso, a Trovoa é uma peça importantíssima para a nossa estrutura“, comenta Pepeu Correa, CEO da 30e. “O fato da 30e e da Trovoa terem culturas muito parecidas facilitou o entendimento de que tínhamos que estar juntos“, complementa.
Fundada em 2018 pela jornalista Carol Pascoal, a Trovoa Comunicação (muitas pautas do SOPA vêm das sugestões da agência) tem em seu currículo estratégias de PR que já entraram para a história da música contemporânea, como o plano de imprensa do disco AmarElo, de Emicida, em 2019; o primeiro Lollapalooza Brasil após a pandemia, em 2021; e, claro, a turnê Titãs Encontro. “O match entre a Trovoa e a 30e foi instantâneo. É muito excitante trabalhar com uma produtora de mente aberta, que topa novas ideias e que dá a devida importância ao trabalho de PR. Geralmente, esse é um serviço que as empresas só valorizam em um momento de crise, sendo que as possibilidades e o poder de amplificação de uma mensagem são infinitos”, comenta Pascoal, que também exerce a função de diretora da Trovoa Comunicação.
Antes de atuar como assessora e relações públicas, Carol Pascoal passou por redações importantes do país. Foi repórter de música em diversos veículos, além de ter colaborado para outros. Após um curso de especialização de “PR para entretenimento”, na NYU, em Nova York, a profissional viu o rumo da sua carreira mudar.
“Quando pensei em abrir a Trovoa, queria criar uma agência diferente das que já atuavam no mercado, com um olhar mais humano e com a certeza de que a música é capaz de mudar a vida das pessoas (algo que aprendi com o Emicida, inclusive). A sociedade com a 30e traz uma estabilidade para a Trovoa, é claro, mas mais do que isso: faz com que a gente se sinta sempre provocado e inspirado a pensar em novos formatos de comunicar”, ela adiciona.
“A diferença da Trovoa para as outras empresas do mesmo segmento é a forma como ela vê o mercado de entretenimento ao vivo. Eu diria que é igual você perguntar qual é a diferença da 30e para as outras promotoras do mercado”, resume Pepeu.
Atualmente, a Trovoa Comunicação segue com duas frentes de atuação: Turnês e Festivais (em que são atendidos os eventos da 30e, entre eles as turnês de 2024 de Ivete Sangalo e JÃO; a turnê itinerante I Wanna Be Tour; e área independente de Artistas e Projetos Especiais (em que são atendidos: Emicida e toda Laboratório Fantasma; Liniker; Racionais MC’s e Mano Brown; Fresno; Sepultura; Coala Festival; entre outros).
*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa.