Tunico lança projeto com técnica beat afro

📷: Sony Music / Divulgação

Em seu novo lançamento musical, Saudade, Saudade, Tunico da Vila mescla a batida do pandeiro do samba com beat afro. O single chegou na última sexta-feira (17) às plataformas de áudio, via Sony Music Brasil. O videoclipe foi gravado na ilha de Vitória, com participação de capixabas, como a DJ Karolla e dançarinos de ritmos afros da Companhia DanSoul.

Leia também > Expo Preta 2023 | Negra Li faz apresentação incrível na abertura do evento

Tive a ideia de misturar os sons do pandeiro de samba com o beat e convidei a DJ Karola para criar, sendo o samba um gênero musical de origem africana, angolana, quis fazer uma versão contemporânea do afrobeat à brasileira. Meu samba é afro, mensageiro. Reverencio o passado, o movimento afrobeat que foi popularizado na África nos anos 70 e saúdo o futuro com a tecnologia brasileira de fazer samba e beat”, conta Tunico. O afrofuturismo é um movimento cultural que visa recuperar valores dos povos africanos e dos filhos da diáspora, seus valores mitológicos, seus saberes-fazeres-poderes e as tecnologias culturais produzidas pelo povo negro, inserindo a estética negra musical.

Tunico possui vivências musicais advindas do candomblé e da escola de samba: “Minha base musical é o candomblé, onde comecei a cantar aos 13 anos de idade. Possuo o cargo de mestre de canto no candomblé de Angola e a escola de samba Unidos de Vila Isabel, onde passei por todos os naipes de instrumentos da bateria e colaborei durante mais de vinte anos. Tenho uma gratidão enorme por essas duas instituições, que me formaram musicalmente. Eu sou dos lugares, sou nômade, dos mares de lá e daqui, da África, do Rio, de Vitória, de Angola e do mundo”.

Ouça, clicando aqui.

*Conteúdo produzido com informações da assessoria de imprensa. 

Related posts

Bianca Gismonti Trio lança “Gismonti 70” no dia 19 de dezembro

Festival de Chopp Brahma no Renascença Clube

Natal Sesc 2024 apresenta concerto gratuito da Orquestra Chiquinha Gonzaga, no dia 20/12, em Cabo Frio