Auguste Bracet - D. Pedro compondo o Hino da Independência (1922) - Arquivo IHGB

Turnê A Música da Independência celebra composições de Dom Pedro I no Museu do Ipiranga, com entrada gratuita

por Redação

Missa inédita do compositor terá estreia moderna

Musica Brasilis leva a São Paulo quatro espetáculos com repertórios de  D. Pedro I e compositores de sua época, de  26 de novembro a 4 de dezembro

Para encerrar o ano das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil,  espetáculos comentados celebram a criação musical deste período histórico. Autor do Hino da Independência, entre outras obras, D. Pedro I utilizou o talento musical para promover o Brasil como Nação. A turnê ‘A Música da Independência’, realizada pelo Musica Brasilis, – a mais importante instituição de resgate e disseminação de partituras musicais de compositores brasileiros – sucesso de público no Rio de Janeiro, chega a São Paulo para quatro apresentações no Museu do Ipiranga, entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro. Os eventos têm entrada gratuita e contam com o patrocínio da EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil.

Será a ocasião de apreciar uma obra rara de D. Pedro I, apresentada pela primeira vez em tempos modernos: a Missa e Adjuva nos Domine, manuscrito localizado nos Açores pelo musicólogo David Cranmer. A partitura manuscrita integra um volume encadernado em que consta também a Missa dedicada por D. Pedro I ao Papa Leão XII, eleito em 1823.

“Diferente do estilo exuberante dos hinos e de outras obras religiosas, para coro e grande orquestra, que D. Pedro compôs quase sempre para ocasiões de relevo político ou dinástico, a Missa e Adjuva nos Domine foi concebida para um contexto íntimo e contido, para a Quarta-feira de Cinzas, o primeiro dia da estação penitencial da Quaresma. Destinada a quatro vozes ‘a capella’, D. Pedro emprega o chamado ‘stile antico’, ou seja, inspirado pela música do Renascimento e pelos tonos gregorianos dos salmos, o estilo apropriado para a ocasião a que se destina”, comenta o musicólogo David Cranmer, responsável pela descoberta da obra.

“Todas as obras de D. Pedro I foram resgatadas e editadas pelo Musica Brasilis e estão disponíveis no portal. Orquestras e músicos do Brasil e do mundo têm utilizado as partituras para apresentar esses repertórios neste ano de celebração. O álbum dedicado às obras de D. Pedro I e, gravado pela Orquestra Filarmônica de Minas Gerais com as partituras do Musica Brasilis, foi aplaudido pela Revista Gramophone”, revela Rosana Lanzelotte, musicista, criadora do portal Musica Brasilis e idealizadora da iniciativa.

Os espetáculos serão apresentados por Rosana Lanzelotte (pianoforte), também responsável pela curadoria. Participam do espetáculo ainda Marília Vargas (soprano), Ricardo Kanji (flautas), Guilherme de Camargo (guitarras), Ivy Szot (mezzo-soprano), Willian Manoel (tenor) e Cláudio Marques (Barítono). As quatro apresentações no Museu do Ipiranga serão gratuitas e abertas ao público.

Para Josemara Tsuruoka, gerente de Marketing Institucional da EMS, os espetáculos são oportunidades imperdíveis para o público conhecer a cultura produzida no Brasil Imperial e marca, em grande estilo, o desfecho das comemorações do Bicentenário da Independência. “Para nós da EMS, que fomos um dos principais patrocinadores do projeto de restauro e revitalização do Museu do Ipiranga, é uma alegria ver o monumento aberto novamente e recheado de programações artísticas que – além de entretenimento – oferecem conhecimento histórico. Temos orgulho da parceria e de nossa trajetória de levar acesso à cultura como forma de proporcionar bem-estar à população”, acrescenta a executiva.

O público terá acesso a 4 podcasts em vídeos, com a participação de Rosana Lanzelotte e Alberto Pacheco, pesquisadores da obra de D. Pedro I compositor. Os podcasts estão disponíveis através do Spotify e canal Youtube.com/musicabrasilis.

Este projeto foi viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e, conta com a realização do Museu do Ipiranga, Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo e do Governo Federal.

Programa:

J. M Nunes Garcia (1767 – 1830)

Laudamus Te – da Missa N. Srª da Conceição (1810)

Lição 5ª (do compêndio de Música e Método para Pianoforte, 1821)

Beijo a mão que me condena (s.d.)

Anônimo (anotado por Spix e Von Martius entre 1817 e 1820) – Landum

 Marcos Portugal (1762-1830) – Você trata amor em brinco

 Marcos Portugal (1762-1830) e Tomás Antonio Gonzaga (1744-1810)

            Se o vasto mar se encapela

            Os Mares minha bela

Sigismund Neukomm (1778 – 1858) – Sonata para flauta e pianoforte (Rio de Janeiro, 1819)

            Allegro ma non tropo – Allegro alla turca

D. Pedro I (1798 – 1834)

            Missa et Adjuva nos Domine – estreia moderna

        Marcha Imperial

            Hino Constitucional (1821)

            Hino da Independência (1822)

Músicos:

Rosana Lanzelotte (pianoforte e concepção)

Marília Vargas (soprano)

Ricardo Kanji (flautas)

Guilherme de Camargo (guitarras)

Ivy Szot (mezzo-soprano)

Willian Manoel (tenor)

Cláudio Marques (Barítono)

Serviço:

‘A Música da Independência’

  • Local: Museu do Ipiranga –  Rua dos Patriotas, 20 – Vila Monumento – São Paulo
  • Dias e Horários:
  • Dia 26 de novembro, sábado, às 16h
  • Dia 27 de novembro, domingo, às 16h
  • Dia 3 de dezembro, sábado, às 16h
  • Dia 4 de dezembro, domingo, às 16h
  • Capacidade: 204 lugares + 4 lugares para cadeirantes
  • Duração do Espetáculo: 50 minutos
  • Classificação indicativa: Livre
  • Acessibilidade: todos os espetáculos contarão com intérprete de libras
  • Ingressos: Entrada gratuita – a retirada dos ingressos será na bilheteria do Museu do Ipiranga, a  partir das 15h (uma hora antes de cada apresentação)

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