A Faculdade de Comunicação Social da Uerj recebe o “Vozes em Órbita – I Encontro Nacional de Podcasts Narrativos”. O evento, que tem financiamento da Faperj, acontece no campus Maracanã entre os dias 29 e 30 de setembro, com atividades remotas no dia 1º de outubro. As inscrições podem ser feitas pelo site www.doity.com.br/
Na programação, participam nomes que foram marcantes para a consolidação do gênero no Brasil. Rodrigo Vizeu, criador do podcast Presidente da Semana (2018) que inaugura a área de podcasts da Folha de S. Paulo; Paula Scarpin, uma das idealizadoras da Rádio Novelo, a maior produtora de podcasts narrativos do país; e Maickson Serrão, que em duas temporadas financiadas pelo programa Sound Up do Spotify levou as encantarias da Amazônia narradas diretamente por indígenas e ribeirinhos para todo o Brasil.
Outros nomes importantes somam ao evento: Thiago André (História Preta), Rodrigo Alves (Vida de Jornalista), Heloiza Barbosa (Faxina), com programas consolidados na mídia, dividem espaço com a jornalista Pâmela Queiroz, que vem diretamente do Cariri apresentar o podcast Caatingueira – que une ciência e saberes populares. Seu programa foi financiado por um programa de apoio do Instituto Serrapilheira, que apoia a divulgação científica por meio de podcasts.
Uma das mídias que mais cresce no país, o podcast já faz parte do cotidiano de quase 40% dos usuários de internet brasileiros que escutam semanalmente pelo menos um episódio. É o que mostra o relatório Digital 2025, promovido pela agência britânica We Are Social, e publicado pelo portal Cast News.
Neste universo onde surgem diariamente novos programas, produzindo horas e horas de informação nem sempre de qualidade, um gênero em especial tem chamado atenção da academia: o podcast narrativo. Produzido ao estilo documental, com roteiro e pesquisa aprofundada e lançamento em temporadas, ele tem se mostrado um caminho valioso para quem busca curadoria de informações em uma experiência imersiva de áudio.
Coordenador do evento, o prof. Dr. Andriolli Costa, lembra que o 30 de setembro é o Dia Internacional do Podcast, quando a mídia comemora 21 anos de existência. Um feito que, certamente, merece uma festa especial. “O Vozes em Órbita vem celebrar este momento, ao mesmo tempo em que busca qualificar o campo, tornando as histórias que somos capazes de contar cada vez mais plurais e transformadoras”.
O Vozes em Órbita é uma realização do Lunar, o Laboratório de Podcasts Narrativos da UERJ – projeto de extensão coordenado por Costa. As mesas de discussão acontecerão no auditório 93, no 9º andar, bloco F. Já as oficinas e os GTs serão realizados nas salas 10.019 e 10.025, no bloco A, no 10º andar. Haverá transmissão das mesas pelo canal www.youtube.com/@
Conheça os convidados
Aline Hack: doutoranda em Comunicação (USP), mestra em Direitos Humanos (UFG) e graduada em Direito, com pesquisa na área de feminismo, gênero, podcast, direitos humanos e ativismo digital com perspectiva feminista decolonial. Produtora de conteúdo digital voltado à temática de direitos humanos, gênero, diversidade, movimentos sociais e ativismo digital no “Olhares Podcast”, tendo ganho dois prêmios: Melhor Podcast, na categoria Identidade e Divulgação; e menção honrosa na categoria Inovação, no UnBcast.
Andriolli Costa: é doutor em Comunicação e Informação (UFRGS); mestre em Jornalismo (UFSC); e pós-doutorado em Crítica Cultural (Uneb). Atualmente é professor na Uerj, onde coordena o Laboratório de Podcasts Narrativos, o Lunar. Produz podcasts há quase 10 anos, sempre ligados à temática da cultura popular brasileira, além de ser colaborador do podcast do coletivo FolcloreBR. Pelo Lunar, foi finalista com o Sonhário de melhor podcast de não-ficção no Rio Webfest 2024.
Bia Guimarães: jornalista com mestrado em Divulgação Científica e Cultural (Unicamp). Foi uma das criadoras do podcast de ciência “37 Graus”, e hoje trabalha como repórter e roteirista na Rádio Novelo.
Eduardo Vicente: é professor do Departamento de Cinema, Televisão e Rádio da Escola de Comunicação e Artes (CTR/ECA) e do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), ambos na USP. Bacharel em Música Popular e mestre em Sociologia pela Unicamp, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. É editor da “Novos Olhares”, revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos e coordenador do grupo de pesquisa MidiaSon.
Fábio Silveira: sócio da Wega, selo de propriedade intelectual de podcasts, onde também atua como apresentador do podcast “Fala Wega!”. Atuou como head de conteúdo na Wondery, braço de podcasts da Amazon; e gerente de podcasts da Globo.
Felipe Ivanicska: produtor audiovisual com mais de 15 anos de experiência, é o criador dos podcasts “Histórias Vizinhas” e “Mapa da Folia”. Desde 2015 trabalha na Rede Minas como roteirista e editor.
Filipe Mostaro: é professor da Faculdade de Comunicação Social (Uerj) e coordenador do Audiolab. Com pós-doutorado, doutorado e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação, na Uerj. Coordena os projetos Escola de Narradores, Ateliê do Podcast, BadaUerj e Mergulhando. Autor de cinco livros sobre temáticas de esporte e mídia, além de dezenas de artigos sobre mídia sonora.
Heloiza Barbosa: criadora do podcast narrativo “Faxina”, ela é doutora em Educação pela Boston University; também atua como professora, roteirista e contadora de histórias paraenses. Em 1994, imigrou para os Estados Unidos, onde trabalhou como faxineira e a partir dessa experiência criou o podcast que conta a história de pessoas em diáspora que ganham a vida em trabalhos domésticos no exterior.
Lorenna Caoly: doutoranda e mestra em Estudos de Mídia (UFRN), é radialista e pesquisadora em mídia sonora, com foco em podcasts transmídia.
Maickson Serrão: mestre em Ciências Humanas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ele é natural da vila de Boim, comunidade ribeirinha da região do Tapajós (PA). Indígena, jornalista, professor da rede pública de Manaus (AM) e podcaster no “Pavulagem”, que traz histórias de ribeirinhos e indígenas da Amazônia.
Pâmela Queiroz: jornalista, roteirista, podcaster e pesquisadora, com uma atuação focada em contar histórias que destacam a diversidade, a cultura negra, o saber popular e a ciência. Cria conteúdos para rádio, podcast e novas mídias, unindo técnicas de jornalismo, performance e audiovisual. Já elaborou projetos de grande alcance, como o podcast “Caatingueira”, que contou com apoio do instituto Serrapilheira.
Paula Scarpin: idealizadora da Rádio Novelo, ao lado de Branca Vianna, é formada em Jornalismo pela USP e mestra em Teoria da Narrativa Radiofônica, pela PUC-Rio. Possui passagens pela Paris Cité e Transom Story Workshop. Foi repórter da revista Piauí por 12 anos, quando criou e dirigiu os podcasts da revista.
Rodrigo Alves: jornalista, apresentador, roteirista de podcasts narrativos e professor em oficinas de podcasts. Autor e roteirista dos podcasts Vida de Jornalista, Tramas Coloniais, Rio Memórias, Senado 200, Como Cobrir e Itinerários da Independência.
Rodrigo Vizeu: é jornalista com experiência em narrativas, política e história. Atuou como apresentador e foi criador dos podcasts Presidente da Semana, Café da Manhã e Passado a quente. Atualmente é líder de parcerias de podcasts no Spotify. Rodrigo é autor do livro “Os Presidentes” (HarperCollins Brasil, 2019).
Thiago André: historiador e podcaster, criador do “História Preta” e apresentador da audiossérie “Apartheid Cultural” (Audible).
Victor Creti: bacharel e mestre em História (UFG) e com graduação em Artes Visuais, também é co-autor do livro “História da Música Popular Brasileira”. Podcaster na Rádio Guilhotina e n’O Pequi e os Vermes, feito em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG).
Programação
29 de setembro (segunda-feira)
14h – Mesa de abertura – “Por que narrar?” (Auditório 93)
O prof. dr. Andriolli Costa (UERJ) e a prof.ª Aline Hack (USP) refletem sobre a potência do podcast para contar histórias cada vez mais plurais e transformadoras.
15h – Mesa “O que querem as plataformas?” (Auditório 93)
O Rodrigo Vizeu (Presidente da Semana; Spotify Brasil) e o Fábio Silveira (ex-Wondery Brasil) batem um papo mediado por Rodrigo Alves (Vida de Jornalista), sobre as relações entre a criação e as lógicas das grandes plataformas de distribuição.
17h – Oficina “Pitching para Podcasts” (Sala 10.025)
O prof. dr. Andriolli Costa apresenta nesta oficina estratégias para criar, estruturar e apresentar seu podcast narrativo, buscando financiamento em editais e apoiadores.
19h – GT “Jornalismo, tempo e narrativa” (Sala 10.025)
Coordenação do prof. dr. Andriolli Costa
30 de setembro (terça-feira)
10h – GT “Gênero, raça e interseccionalidades” (Sala 10.019)
Coordenação da prof.ª Aline Hack
15h – Oficina “Narrativa a partir da História” (Sala 10.019)
O historiador Thiago André, apresentador do podcast “História Preta”, ministra oficina que apresenta os fundamentos da criação de podcasts narrativos a partir de acontecimentos históricos, com orientações de conceito, pesquisa e roteiro.
16h – Mesa: Brasil – Outras Narrativas (Auditório 93)
Os podcasters Paula Scarpin (Rádio Novelo), Pâmela Queiroz (Caatingueira) e Maickson Serrão (Pavulagem) discutem a diversidade de vozes, linguagens e territórios. Como construir narrativas sonoras que escapem dos centros de produção e contemplem outras formas de ver, ouvir e contar o país?
17h45: Mesa: Podcast – Os próximos 20 anos (Auditório 93)
Os professores e pesquisadores Eduardo Vicente (USP) e Filipe Mostaro (UERJ), contam com a mediação da prof.ª Aline Hack (USP) para celebrar o aniversário de 21 anos do podcast. De uma mídia experimental, tornou-se parte do cotidiano informativo, cultural e educacional do Brasil. Mas o que vem pela frente?
1º de outubro (quarta-feira) – Online
13h30 – GT “Fronteiras Midiáticas”
Coordenação da Profª Lorenna Caoly (UFRN)
14h30 – Prêmio Cápsula Lunar
Os jurados Felipe Ivanicska (Histórias Vizinhas), Bárbara Rubira (Rádio Novelo) e Heloiza Barbosa (Faxina) selecionaram três destaques, das 30 submissões de trabalhos de conclusão de curso que tratam de podcasts narrativos.
17h – Oficina: “Histórias de Vida”
A podcaster Heloiza Barbosa, do podcast Faxina, fala de sua experiência entrevistando imigrantes, enquanto partilha estratégias de sensibilidade e alteridade em entrevistas e narrativas.
19h – Mesa: “Podcast, Ciência e Narrativa”
Os podcasters Victor Creti (O Pequi e os Vermes) e Bia Guimarães (Rádio Novelo e 37 Graus) discutem sobre a estratégia da divulgação científica a partir da questão-guia: Como narrar a ciência de maneira que seja atrativa, mas responsável?
Serviço
Vozes em Órbita – I Encontro Nacional de Podcasts Narrativos
Data: 29 e 30 de setembro (presencial) | 1º de outubro (online)
Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Endereço: Rua São Francisco Xavier, nº 524 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ
Evento: Gratuito*
Transmissão online: www.youtube.com/@
Inscrições nas oficinas: https://doity.com.br/
Classificação: 16 anos
