Com dois filmes em sequência a partir de 18h, termina no domingo, 22, a mostra “Bernadet e o Cinema” no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). Realizada em homenagem ao crítico de cinema, diretor, ator e roteirista Jean-Claude Bernardet, o evento traz obras escritas, dirigidas ou atuadas por ele. Onze produções podem ser vistas com entrada franca até o dia 22. O patrocínio é do Banco do Brasil.
Nesta quarta, 18, às 18h, serão exibidos dois filmes em sessão dupla: “Eterna Esperança: sem pressa e sem pausa, como as estrelas”, com direção de Bernardet e João Batista de Andrade, e tendo no elenco nomes como Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri, e “Disaster Movie”, de Wilson de Barros, com Bernadet como ator ao lado, entre outros, de Carlos Adão Volpato e David Pennington.
Na quinta, 19, às 18h, Jean-Claude interpreta um diretor de um documentário que explora os limites psicológicos das pessoas, colocando-as diante de suas fobias em “FilmeFobia”, de Kiko Goiffmam. Sexta, 20, às 18h, dois filmes em sequência trazem Bernadet como ator no curta-metragem “Agreste”, de Dellani Lima, e como roteirista no longa-metragem “Um céu de estrelas”, de Tata Amaral, que também assina o roteiro ao de Márcio Ferrari e Roberto Moreira. Na história, Dalva é uma cabeleireira no bairro da Mooca, em São Paulo, que vence um concurso e ganha uma passagem para Miami. Ela tem a chance de mudar de vida e sair da vida opressiva que leva ao lado do metalúrgico Vítor.
No sábado, 21, quatro filmes estarão em exibição. Às 16h, “A navalha do avô”, de Pedro Jorge, e “Antes do fim”, de Cristiano Burlan, contam com interpretação de Bernardet. Às 18h10, ele dirige “Cama Vazia” ao lado de Fábio Rogério e atua em “A destruição de Bernardet”, de Claudia Priscilla e Pedro Marques. O filme, que transita entre a ficção e o documentário, utiliza dispositivos inusitados para acionar a memória da personagem e narrar a trajetória de um intelectual que se transforma em ator aos 70 anos.
A mostra se despede no domingo, 22, com sessão dupla a partir das 18h. O curta “A última valsa”, é dirigido por Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet, e o documentário “Crítica em movimento”, retrata a personalidade inquieta e múltipla do crítico de cinema, escritor, professor da USP, roteirista e realizador Jean-Claude Bernardet, e sua atuação decisiva na sociedade brasileira. A produção tem direção e roteiro de Kiko Mollica.
Confira abaixo a lista completa de filmes, sinopses e horários da mostra “Bernardet e o cinema”.
18/9 – QUARTA-FEIRA
18h – Eterna Esperança: sem pressa e sem pausa, como as estrelas, de João Batista de Andrade e Jean-Claude Bernardet (1971, 30min, P&B) | Livre
Disaster Movie, de Wilson de Barros (1979, 32min, cor) | 14 anos
19/9 – QUINTA-FEIRA
18h – FilmeFobia, de Kiko Goifman (2008, 84 min, cor) | 16 anos – com legenda descritiva e audiodescrição
20/9 – SEXTA-FEIRA
18h – Agreste, de Dellani Lima (2018, 15min, cor) | 10 anos
Um céu de estrelas, de Tata Amaral (1995, 70 min, cor) | 16 anos
21/9 – SÁBADO
16h – A Navalha do Avô, de Pedro Jorge (2013, 23min, cor) | Livre
Antes do Fim, de Cristiano Burlan (2017, 86min, cor) | 14 anos
18h10 – Cama Vazia, de Jean-Claude Bernardet e Fábio Rogério (2023, 6 min, cor) | Livre
A destruição de Bernardet, de Claudia Priscilla e Pedro Marques (2016, 72 min, cor) | 14 anos
22/9 – DOMINGO
18h – A última valsa, de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet (2024, 6 min, P&B) | Livre
Crítica em Movimento, de Kiko Mollica (2014, 52 min, cor) | Livre
PROGRAMAÇÃO POR ORDEM ALFABÉTICA
CURTAS
Agreste (Brasil, MG, 15’, 2018)
Direção: Dellani Lima
Elenco: Caio Dias, Fernanda Brasileiro, Jean-Claude Bernardet, Vitor Colares
Sinopse: O mar bravo inunda os corações.
20 de setembro, sexta-feira, às 18h
A Navalha do Avô (Brasil, SP, 23’, 2013)
Direção: Pedro Jorge
Elenco: Carlos Baldim, Eliana Bolanho, Ester Laccava, Fernão Lacerda, Pedro Goiffman, Jean-Claude Bernardet
Sinopse: A vida de José está mudando. Seu neto começa a perceber.
Trailer: Link
21 de setembro, sábado, às 16h
A Última Valsa (Brasil, SP, 6’, 2024)
Direção: Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
Sinopse: Um filme em preto e branco.
23 de setembro, domingo, às 18h
Cama Vazia (Brasil, SP, 6’, 2023)
Direção: Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet
Sinopse – A máquina de morte precisa manter sua longevidade para expandir e lucrar.
21 de setembro, sábado, às 18h10
Disaster Movie (Brasil, SP, 32’, 1979)
Direção: Wilson de Barros
Elenco: Adonirio Oliveira, Bruno Andre, Carlos Adão Volpato, David Pennington, Jean-Claude Bernardet
Sinopse: Caleidoscópio do cotidiano através de uma série de estereótipos urbanos que aguardam algo de inusitado que está para acontecer às 6 horas da tarde.
18 de setembro, quarta-feira, às 18h
Eterna Esperança: sem pressa e sem pausa, como as estelas (Brasil, SP, 30’, 1971)
Direção e Roteiro: João Batista de Andrade e Jean-Claude Bernardet
Elenco: Antônio Fagundes, Gianfrancesco Guarnieri, Fernando Pacheco Jordão, Antonio Pedro.
Sinopse: Segundo de três filmes da série Panorama do Cinema Paulista. Abrange o período de 1934 a 1939, quando tentou-se construir em São Paulo um estúdio de cinema denominado Cia Americana de Cinema. Imagens do antigo estúdio, da inauguração do estádio do Pacaembú pelo presidente Getúlio Vargas e de alguns documentários jornalísticos realizados pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP).
18 de setembro, quarta-feira, às 18h
MÉDIAS
Crítica em Movimento (Brasil, SP, 52’, 2014)
Direção e Roteiro: Kiko Mollica
Sinopse: A personalidade inquieta e múltipla do crítico de cinema, escritor, professor da USP, roteirista e realizador Jean-Claude Bernardet, e sua atuação decisiva na sociedade brasileira, são tema desse documentário.
23 de setembro, domingo, às 18h
LONGAS
A Destruição de Bernardet (Brasil, SP, 72’, 2016)
Direção: Claudia Priscilla e Pedro Marques
Roteiro: Claudia Priscilla e Kiko Goiffman
Elenco: Jean-Claude Bernardet, Vânia Debs, Tata Amaral e Kiko Goiffman
Sinopse: Jean-Claude Bernardet está velho e doente. O maior crítico de cinema vivo do Brasil se reinventa através da sua própria destruição. O filme, que transita entre a ficção e o documentário, utiliza dispositivos inusitados para acionar a memória da personagem e narrar a trajetória de um intelectual que se transforma em ator aos 70 anos.
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21 de setembro, sábado, às 18h10
Antes do Fim (Brasil, SP, 86’, 2017)
Direção: Cristiano Burlan
Roteiro: Ana Carolina Marinho, Cristiano Burlan
Elenco: Helena Ignêz, Jean-Claude Bernardet, Ana Carolina Marinho
Sinopse: Jean sente-se preso na lógica de longevidade e decide planejar sua morte conscientemente. Para isso, ele convida Helena para um suicídio a dois, e mesmo hesitante, ela o ajuda em seus planos. Juntos eles preparam todos os detalhes para o funeral, mas enquanto seguem em direção à morte se dão conta de que antes do fim ainda há uma vida inteira.
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21 de setembro, sábado, às 16h
FilmeFobia (Brasil, SP, 84’, 2008)
Direção: Kiko Goifman
Roteiro: Kiko Goifman e Hilton Lacerda
Elenco: Thiago Amaral Marcela Bannitz Jean Claude Bernardet Cris Bierrenbach Ariel Bogochvol
Sinopse: Jean-Claude é o diretor de um documentário que explora os limites psicológicos das pessoas, colocando-as diante de suas fobias.
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19 de setembro, quinta-feira, às 18h, com legenda descritiva e audiodescrição
Um Céu de Estrelas (Brasil, SP, 70’, 1995)
Direção: Tata Amaral
Roteiro: Tata Amaral, Jean-Claude Bernardet, Márcio Ferrari e Roberto Moreira
Elenco: Leona Cavalli e Paulo Vespúcio
Sinopse: Dalva, cabeleireira no bairro da Mooca, em São Paulo, vence um concurso e ganha uma passagem para Miami, e vê sua chance de mudar de vida e sair da vida opressiva que leva ao lado do metalúrgico Vítor. Enquanto arruma as malas para viajar no dia seguinte, pensa em como contar a separação ao violento marido — então ele chega.
20 de setembro, sexta-feira, às 18h
JEAN-CLAUDE BERNARDET
Jean-Claude Bernardet é nome fundamental do cinema brasileiro. Nascido na Bélgica, de família francesa, viveu em Paris até 1948. Aos 13 anos, em 1949, chega ao Brasil e fixa-se em São Paulo, onde passa a frequentar a Cinemateca Brasileira e onde conhece o crítico e professor Paulo Emílio Salles Gomes. Na década de 1950, começa a escrever para o “Suplemento Literário” do jornal O Estado de Paulo. Colabora também em outros jornais e revistas.
Em 1965, já naturalizado brasileiro, começa a lecionar no curso de Cinema da Universidade de Brasília, a convite de Paulo Emílio Salles Gomes, onde permanece até 1968, ano em que 80% dos professores da universidade deixam o quadro docente em resposta à repressão da ditadura militar. Transfere-se para a Universidade de São Paulo (USP) e é cassado pelo AI-5 (Ato Institucional nº 5), de dezembro de 1968, sendo proibido de lecionar em universidades públicas. Até 1979, dá cursos de cinema no Instituto Goethe. Jean-Claude retorna ao quadro da Escola de Comunicações e Artes da USP em 1980, onde permanece até se aposentar, em 2004, como professor emérito.
É autor de uma vasta obra, com 25 livros publicados, muitos deles referenciais para o estudo, a pesquisa e a reflexão sobre cinema, além de ficções. São dele títulos como Brasil em tempo de cinema (1967), Trajetória crítica (1978), O que é cinema (1980), Piranha no mar de rosas (1982), Cineastas e imagens do povo (1985 e 2004), Aquele rapaz (ficção e memória, 1990), Voo dos anjos: estudo sobre o processo de criação na obra de Bressane e Sganzerla (1990), O autor no cinema (1994), Historiografia clássica do cinema brasileiro (1995), A doença, uma experiência (ficção, 1996) e Caminhos de Kiarostami (2004). Divide a autoria de obras com nomes como José Carlos Avellar, Miguel Borges, Maria Rita Galvão e Ismail Xavier, entre outros. Lançou ainda Guerra camponesa do Contestado (1979), uma obra de análise política e histórica.
Em cinema, atuou como roteirista e corroteirista de aproximadamente uma dezena de filmes, com destaque para títulos como “O caso dos irmãos Naves” (1967), de Luiz Sergio Person;“Um céu de estrelas” (1996) e “Através da janela” (2000), de Tata Amaral; além de dirigir vários documentários. Bernardet também dedica-se à carreira de ator, tendo participado de mais de dez filmes, entre eles “Disseram que voltei americanizada” (1995), de Vitor Angelo, e “Disaster Movie” (1979), de Wilson de Barros.
SOBRE O CCBB RJ
Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro marca o início do investimento do Banco do Brasil em cultura. Instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, é um marco da revitalização do centro histórico da cidade do Rio de Janeiro. Em 2024 serão 35 anos ampliando a conexão dos brasileiros com a cultura com uma programação relevante, diversa e regular nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e ideias. Quando a cultura gera conexão ela inspira, sensibiliza, gera repertório, promove o pensamento crítico e tem o poder de impactar vidas. A cultura transforma o Brasil e os brasileiros e o CCBB promove o acesso às produções culturais nacionais e internacionais de maneira simples, inclusiva, com identificação e representatividade que celebram a pluralidade das manifestações culturais e a inovação que a sociedade manifesta. Acessível, contemporâneo, acolhedor, surpreendente: pra tudo o que você imaginar.
Serviço:
Mostra “Bernardet e o Cinema”
Data: Até 22 de setembro de 2024 – de quarta a domingo
Entrada gratuita.
Retire seu ingresso em bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB, a partir das 9h do dia da exibição do filme
Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ)
Rua Primeiro de Março, 66 – 2º andar – Centro – Rio de Janeiro / RJ
Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Mais informações em bb.com.br/cultura
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