Espetáculos de circo, dança e teatro juvenil; uma instalação sensorial que remete às florestas do Brasil e do Reino Unido; e exposição com mais 60 trabalhos de alunos da Firjan SESI sobre tecnologia, sociedade e comportamento. São vários os motivos para ir ao centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia neste fim de semana e aproveitar a programação gratuita externa para toda família.
A Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas encerra sua temporada com quatro apresentações gratuitas, de quinta a domingo : os espetáculos de dança “Giramundo” e “Mael – Meu nome é Ismael Ivo”, o de circo “O Baú Encantado” e a peça infantojuvenil “ Tirico e as histórias de morros e fossos”. Todos os trabalhos foram selecionados no Edital de Cultura da Firjan SESI, lançado com apoio do instituto Oi Futuro. Para retirar os ingressos gratuitos e conferir as sinopses e programação completa, clique AQUI .
Também apenas até domingo , os visitantes do Futuros podem conferir na galeria 1 a instalação imersiva Capturing the Forest , uma colaboração da artista britânica Kristina Veasey e do brasileiro Alejandro Ahmed. O trabalho reflete suas relações únicas com a natureza, em uma mistura de paisagens míticas, materiais-primas, elementos esculturais e coreográficos para recriar a essência da floresta, oferecendo uma rica jornada sensorial pelas matas do Reino Unido e do Brasil. A atração gratuita é oferecida por In Between Time e aprimorada pelo Attenborough Centre for Creative Arts (Reino Unido) e pelo Festival Panorama Festival.
Já a exposição ‘Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital’ , segue em cartaz até 22 de junho , reunindo cerca de 60 trabalhos de mais de 100 alunos das 16 Escolas Firjan SESI, de 11 municípios do estado do Rio de Janeiro. A mostra apresenta videoartes, instalações, esculturas, pinturas, entre outras linguagens contemporâneas sobre temas como privacidade, acesso à informação, liberdade, diversidade de expressão e saúde mental.
Também podem ser visitadas as atrações permanentes do Museu – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos aprendem e refletem sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. Entre os destaques, o voo panorâmico de balão , com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e a instalação “A Roda” , uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.
Serviço:
Instalação sensorial ‘Capturando a Floresta’
Futuros – Arte e Tecnologia – Galeria 1
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
Horário: quarta a domingo, 11h às 20h
Data: Até 6 de abril
Entrada franca
Classificação: Livre
Mostra Firjan SESI de Artes Cênicas
- Data: Até 6 de abril
- Horários: 16h, 18h e 19h no teatro e no pátio.
- Local: Futuros – Arte e Tecnologia
- Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
- Retirada de ingressos gratuitos: Sympla
- Entrada franca
03.04, às 19h – GiraMundo – Espetáculo de dança
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: GiraMundo é um trabalho que visa os atravessamentos da Ancestralidade Preta baseado e fundamentados na Religiosidade, Fé, Espiritualidade e potências corpóreas que visam enaltecer a pesquisa, figura e narrativa de Exú GiraMundo (guardião espiritual na Umbanda). Não, não é imposição religiosa! Sim, a possibilidade de patrimônio na Sociedade, em apresentar uma narrativa poética e política no campo da Arte Contemporânea Brasileira! São olhares sobre o íntimo.
04.04, às 19h – Mael – Meu nome é Ismael Ivo – Espetáculo de dança
Classificação etária: Livre
Sinopse: O espetáculo é uma homenagem poderosa e comovente ao mestre da dança Ismael Ivo, que destaca a trajetória e a singularidade de sua vida e obra. Através da interpretação de dois dançarinos-atores negros, a produção oferece uma profunda reflexão sobre o legado de um dos mais influentes bailarinos e coreógrafos da dança mundial. Uma narrativa percorre desde suas origens humildes na periferia de São Paulo até o reconhecimento internacional.
05.04, às 19h – O Baú Encantado – Espetáculo de circo
Classificação etária: Livre
Sinopse: O espetáculo “O Baú Encantado” oferece uma jornada mágica no tempo e na imaginação. No centro do picadeiro, um baú antigo misterioso que guarda segredos. Conduzido por uma trupe extraordinária, o público é convidado a embarcar em uma viagem única com equilibristas, malabaristas e palhaços que desvendam os segredos do baú. A cada número circense, histórias, memórias ancestrais, lendas perdidas e tradições esquecidas são reveladas.
06.04, às 16h – Tirico e as histórias de morros e fossos – Espetáculo de teatro infantojuvenil
Classificação etária: Livre
Sinopse: Essa é a história de Tirico, uma criança sonhadora que adora brincar e inventar histórias com o amigo imaginário Alecrim. Após o sumiço de seu padrinho, a mãe de Tirico é enganada por um Coronel e o menino é obrigado a trabalhar em um trabalho distante em busca do sonho de uma vida melhor. Lá, Tirico precisará de muita astúcia para driblar o malfeitor, reencontrar sua esperança e o caminho de casa. Através de músicas e truques circenses, a peça dá voz às emoções de Tirico criando uma atmosfera divertida e ágil.
Exposição Arte Maker – Sociedade e Cultura Digital
Futuros – Arte e Tecnologia
Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
- Funcionamento das galerias: quarta a domingo, das 11h às 20h
- Entrada franca
- Data: Até 22 de junho
- Classificação: Livre
Museu – Museu das Comunicações e Humanidades
- Exposição permanente
- Horário: quarta a domingo, 11h às 18h
- Local: Futuros – Arte e Tecnologia
- Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
- Entrada franca
Arte e Tecnologia
Inaugurado há 19 anos com a proposta de democratizar o acesso a experiências de arte, ciência e tecnologia, o centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia convida o público a refletir sobre grandes temas deste século que norteiam a sua linha curatorial: meio ambiente, ancestralidade, infância, diversidade, educação e as inúmeras questões que envolvem a tecnologia e o seu impacto no desenvolvimento da humanidade. O espaço investe de forma recorrente na produção e inovação artística, com experimentação de novas linguagens, busca revelar novos talentos e valorizar e desenvolver o setor cultural do país, além de expandir a colaboração com a cena artística internacional, consolidando o Brasil na rota mundial da economia criativa.
Nomes como Andy Warhol, Nam June Paik, Jean-Luc Godard, Luiz Zerbini e Lenora de Barros são alguns dos expoentes que já ocuparam suas galerias ao longo dos últimos anos. Seu espaço já foi palco de cena cultural carioca e nacional com eventos como Festival do Rio, Panorama de Dança, Multiplicidade, Novas Frequências e Tempo_Festival, sendo os três últimos especialmente concebidos para a instituição.
Com programação diversa e voltada para toda a família, o centro cultural abriga galerias de arte, um teatro multiuso e o Museu das Comunicações e Humanidades. Com um acervo de mais de 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil, promove ainda experiências imersivas e interativas que divertem e estimulam a reflexão sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
O centro cultural foi fundado pela Oi, sua principal mantenedora, e conta com a gestão do instituto Oi Futuro. Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 é realizado pela Zucca Produções, em parceria com o Oi Futuro, no centro cultural, com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.