Quem estiver interessado em concorrer a 20 vagas no Prêmio Rio de Contos – 3ª edição deve correr porque o prazo está acabando. As inscrições estão abertas até o dia 30 de junho e o conto enviado deve ser inédito, com no máximo 10 laudas, tema livre e não pode ter participado de outros concursos ou recebido prêmios nacionais ou internacionais. Lembrando que os selecionados são pessoas a partir de 16 anos, de todas as zonas da capital carioca, da Costa Verde, Região Serrana, Baixada Fluminense, do interior do estado e do Leste Fluminense.
Realizado anualmente desde 2020, o Prêmio Rio de Contos tem o objetivo de buscar novos talentos, fomentar a produção literária e a leitura, estabelecendo laços do leitor fluminense com a literatura contemporânea. Esta iniciativa visa o firme semear da criação de um mercado sólido, potente e de qualidade, no qual ganham escritores, leitores, a cultura e o estado.
O concurso é realizado numa parceria entre a FUNARJ, a LER – Salão Carioca do Livro e a Mater Produções e mantém um compromisso com a diversidade. O fomento à literatura fluminense a qual o prêmio se propõe está dentro de diretrizes de inclusão que pedem equilíbrio entre homens e mulheres, como também de negros e brancos, pessoas das mais diversas idades e narrativas LGBTQIA+.
Nas primeiras duas edições, o prêmio recebeu mais de mil inscrições vindas de 50 municípios, ou seja, de mais da metade do RJ, e de todas as regionais do estado, desde a Costa Verde até o Norte Fluminense, tendo já selecionado escritores e escritoras de 15 municípios do RJ.
Como participar:
As inscrições estarão disponíveis exclusivamente por meio digital para os candidatos de todo o Estado do RJ, a partir de 16 anos de idade. Serão consideradas inscritas as obras recebidas até às 23h59, do dia 30 de junho de 2022. O edital e o link do formulário de inscrição estão disponíveis no site https://www.lersalaocarioca.com.br/premioriodecontos/.
Jurados
O corpo de jurados desta edição é composto por Alê Motta, cuja especialidade são os microcontos, onde desempenha a técnica necessária para esse formato de texto com maestria e talento; Anna Paula Lemos é jornalista e lidera um grupo de pesquisa IMAGEMNO – Núcleo de Estudos em Imagens, Memórias, Narrativas e Oralidades; Claudia Chigres – Escritora e professora. Pelas suas mãos já passaram e passam um grande número de aspirantes a escritores e escritoras no Rio de Janeiro; Eliana Alves Cruz é escritora, roteirista e jornalista pós-graduada em comunicação empresarial. Trabalha como colunista do site UOL e integra a equipe de roteiristas da VIS -Paramount International Studios; Marcelo Moutinho é escritor e jornalista. Já escreveu críticas para O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, entre outros veículos de imprensa; Mariana Filgueiras é roteirista, jornalista cultural com passagens pelos suplementos culturais do jornal O Globo, Jornal do Brasil e colaborações para a revista Piauí, Continente e Folha de São Paulo, tendo ganho quatro prêmios nacionais de jornalismo.
Premiação:
Serão identificados e selecionados, pelos seis jurados atuantes no universo literário brasileiro, 20 textos que apontem para potenciais talentos para a literatura entre a população residente no estado do RJ. Os premiados serão contemplados com minicursos, palestras e consultorias de formação e qualificação a serem realizados online via plataforma do concurso, entre julho e novembro de 2022. Ao final, os contos serão lançados num livro pelo selo da Mater.
O livro dos 25 selecionados da 1ª edição do prêmio acabou de ser lançado no LER – Salão Carioca do Livro, realizado no Pier Mauá entre 09 e 15 de maio.